Hallstatt é um pequeno vilarejo nos alpes da Áustria, localizado na região de Salzkammergut onde vivem menos de 800 habitantes. Destino turístico de massas, tem recebido até 10.000 visitantes por dia.
Entenda o fascinação asiática por Hallstatt e conheça os reais motivos pelos quais você deve considerar incluir o vilarejo em uma viagem pela região.
Hallstatt: um breve resumo sobre o destino
Há registros de que a pequena área seja ocupada há mais de 7 mil anos! Ali já se produzia sal desde os tempos pré-históricos e o local foi ocupada por celtas, romanos…
Até o final dos anos 1990 a simpática Hallstatt recebia apenas cerca de 100 visitantes ao dia: agora este número tem chegado a picos de 30.000.
O que mudou nestes últimos 30 anos?
Em Hallstatt? Muito pouco. A cidade segue a mesma de quando foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Unesco.
O ponto de mudança é que foi descoberta pelos turistas asiáticos.
A força da cultura K-Pop
Em 1996 uma série sul-coreana foi ao ar e fez imenso sucesso: Spring Waltz, a quarta e última parte de Endless Love. Um dos personagens principais era um talentoso pianista e parte da estória se passava na Áustria.
O casal principal da série circulava por Salzburg e, claro, pela romântica Hallstatt. Spring Waltz foi um êxito tão grande que o destino chamou a atenção não só dos sul-coreanos como também dos japoneses e chineses. Uma vitória da cultura pop coreana — mais conhecida como K-Pop — que transformou o pequeno vilarejo alpino.
Em seguida os chineses construíram uma réplica de Hallstatt na periferia de Huizhou, na província de Guangdong. A “Hallstatt chinesa” ficou pronta em 2011 e o número de turistas ao vilarejo original começou a subir vertiginosamente.
Frozen e a fictícia Arendelle
Apenas um par de anos depois, em 2013, a animação Frozen foi lançada ela Pixar, uma das empresas de propriedade da Disney. Tornou-se rapidamente imenso sucesso de bilheteria e de público, que logo ganhou uma continuação.
Logo após a estreia de Frozen começaram a circular rumores de que Hallstatt teria sido a inspiração para a criação do reino fictício de Arendelle.
O crescimento de usuários no Instagram, uma Rede Social criada em 2010) contribuiu para que Hallstatt ganhasse visibilidade internacional e o vilarejo passou a ocupar posição de destaque entre “as cidades mais instagramáveis do mundo“.
Foi assim que a tranquila Hallstatt tornou-se um polo de turismo de massa.
(Para entender sobre os destinos que inspiraram Frozen leia o post completo sobre o assunto: e já saiba que os destinos são todos noruegueses!).
Um destino que vive do turismo com um problema real: turistas demais!
Hoje Hallstatt tem menos de 800 habitantes e ocupa uma área de quase 60 km². Fica entre um tranquilo lago e as montanhas.
Para se ter uma ideia da absurda quantidade de visitantes que Hallstatt recebe o jornal The Guardian fez uma análise interessante: se guardarmos as proporções entre população, número de turistas e área, seria como se a pequena vila austríaca recebesse seis vezes o número de turistas de Veneza.
Parece loucura, não é mesmo?
O grande problema local é que a maioria destes turistas chegam ali em ônibus, desembarcam e ficam apenas o tempo suficiente para fazer algumas selfies. Em seguida embarcam novamente e partem para outros destinos.
Tanto é que arte considerável da arrecadação vem da cobrança pelo uso de banheiros públicos: 1 euro por usuário.
A administração da pequena cidade alpina vem estudando uma maneira de diminuir o número de ônibus que acessam Hallstatt diariamente, com o intuito de ter mais turistas de qualidade: aqueles que pernoitam e frequentam lojas, restaurantes e demais estabelecimentos da região.
A nossa experiência em Hallstatt
Estávamos hospedados em Hof bei Salzburg, um pequeno município junto o lago Fuschl e que fica a pouco mais de 20 km de Salzburg e 55 km de Hallstatt.
Fomos em um bate volta de carro — a estrada é tranquila e as paisagens do entorno muito bonitas. Chegamos cedo e deixamos o carro bem próximo à cidade, em um estacionamento só para veículos de passeio.
Começamos a circular, encantados com a vista em uma manhã ensolarada e fresca de primavera, e logo chegaram os primeiros ônibus. Deles desciam dúzias de turistas carregando suas malas de mão que andavam freneticamente com seus celulares fotografando o local.
Mais de uma vez passaram com as rodinhas das bagagens quase sobre os nossos pés, e dos outros viajantes que, como nós, queriam apenas conhecer o vilarejo com calma.
Logo depois voltavam rapidamente para seus ônibus, para serem substituídos por nova leva de turistas ruidosos.
Só tivemos paz quando entrávamos nas lojas e estabelecimentos, ou quando paramos para almoçar no local em que havíamos feito reserva.
Isso quer dizer que não recomendamos conhecer Hallstatt?
Claro que não!
Mas sugerimos que pernoite, ao menos, uma noite por lá. Assim terá o começo da manhã, fim da tarde e a noitinha para circular com muito mas conforto — é o que pretendemos fazer em uma próxima oportunidade.
Dicas essenciais sobre Hallstatt
Como chegar
A melhor maneira de chegar lá é de carro. Ônibus é uma opção mais econômica, mas bem menos interessante — pelos motivos já explicados acima.
Trem não é uma boa opção, não há estação em Hallstatt. Então você precisará complementar o trajeto com táxi, ônibus ou uma travessia de barco.
Bate volta ou hospedar-se em Hallstatt?
Depende!
É fácil chegar até lá de carro partindo de Salzburgo (distante cerca de 75 km) ou de Bad Ischl (a apenas 21 km). Nos meses mais quentes pode ser uma boa opção, no inverno sugerimos, ao menos, hospedar-se por uma noite.
Quando ir
O lugar parece mesmo cenário de contos de fadas, e muda bastante ao longo das estações. Na primavera está tudo florido, é agradável fazer caminhadas e você aproveitará melhor o belo lago.
No verão é altíssima temporada e é quando Hallstatt está mais lotada — se puder escolher, evite ir nesta época do ano.
O outono tem seu charme, com dias mais frios e a vegetação em tons de marrom e dourado.
No inverno é quando a cidade fica mais bonita, coberta de neve. Mas atente para o caso de que podem ocorrer nevascas e fechar as estradas do entorno. Em uma das oportunidades que estivemos pela região não conseguimos chegar.
O que ver no destino
- A primeira opção é ver o vilarejo em si: bem pequeno e muito uniforme. É um deleite para os olhos.
- Aproveitar as vistas do lago, o Hallstättersee, e, nos meses mais quentes, aproveitar um passeio de barco.
- Conhecer a mina de Sal que tem quase 5000 anos! A Salzwelten é tida como a mais antiga mina de sal do mundo e é possível fazer visitas guiadas pelo seu interior.
- Saber mais sobre a origem de Hallstatt e as descobertas dos tempos pré-históricos visitando o Museu da Cidade.
- Subir o funicular até o Sakywalk e aproveitar as vistas do alto da montanha. Você também pode subir, ou descer, pelas trilhas.
Agora que tem mais informações sobre este destino nos conte: pretende incluí-lo em seus próximos roteiros pela Áustria?
Tomara que sim. Em breve contaremos aqui mais sobre a Áustria, um dos mais bonitos países da Europa.
Por enquanto fique com os seguintes posts:
- Áustria: música, arte, gastronomia e lindas paisagens.
- Viena é uma cidade cultural e para conhecê-la é preciso prestar atenção na Arte e Música.
- Réveillon em Viena: uma noite inesquecível a ser vivida.
- Viena no inverno: vale a pena!
Precisa de ajuda?
Se você está pensando em explorar Hallstatt, uma das vilas mais encantadoras da Áustria, prepare-se para admirar paisagens de tirar o fôlego e mergulhar na rica cultura de um dos países mais elegantes da Europa.
Na Boutique de Viagem GD, estamos prontos para ajudá-lo a planejar a viagem dos seus sonhos, oferecendo roteiros personalizados que destacam as melhores atrações e experiências de Hallstatt e regiões próximas. Cuidaremos de todos os detalhes, desde a escolha das melhores acomodações até a programação de atividades inesquecíveis.
Além disso, oferecemos a opção de emitir seu seguro viagem conosco, garantindo que sua jornada seja segura e tranquila.
Entre em contato, ajudaremos você a criar memórias que durarão a vida inteira!
E caso esteja planejando uma de suas primeiras viagens a Europa sugerimos também a leitura dos seguintes posts:
Esperamos receber uma visita sua em breve, aqui em nosso site e blog ou pelo Instagram @gallasdisperati .
Até uma próxima!