Contrate a Boutique de Viagem

Lübeck, Berço de Thomas Mann: Uma Viagem pela História e Cultura

conheça lubeck

Em uma viagem ao norte da Alemanha, recomendamos que você conheça Lübeck: uma cidade medieval que foi o centro da importante Liga Hanseática. Como cidade líder, ela conserva em seu nome oficial o título de Cidade Hanseática de Lübeck, em alemão, Hansestadt Lübeck.

Além de ser famosa pelo marzipan e por sua longa e fascinante história, Lübeck — também escrito em português como Lubeque ou Lubeca — é a terra natal de Thomas Mann, um dos maiores nomes da literatura alemã.

É na cidade onde Mann nasceu e cresceu que se passa “Os Buddenbrook“, seu primeiro romance.

Onde fica Lübeck?

Lübeck fica em Schleswig-Holstein, o mais ao norte dos 16 estados que compõe a Alemanha.

Conheça a Lübeck dos Buddenbrook

Mesmo que você não tenha lido o excelente “Os Buddenbrook” ou ainda não conheça os livros de Thomas Mann, saiba que um dos lugares mais visitados em Lübeck é a Buddenbrookshaus, um museu situado na que teria sido a residência dos Buddenbrook, uma construção datada de 1758.

Na verdade, essa era a casa da família Mann, onde viveram Thomas, seus irmãos e seus pais: um senador de Lübeck e sua esposa, Júlia da Silva Bruhns.

Sabia que a mãe de Mann era brasileira?

Essa é uma curiosidade interessante: Júlia da Silva Bruhns nasceu em Angra dos Reis — seu pai era um alemão casado com uma brasileira, que produziam cana-de-açúcar e circulavam entre o Rio e Santos.

Ainda menina, após a morte da mãe, Júlia foi estudar na Europa, mas jamais esqueceu sua infância e escreveu bastante sobre suas lembranças e família. Seus cinco filhos cresceram ouvindo essas narrativas.

Thomas Mann nasceu em Lübeck em 6 de junho de 1875. Ele se mudou para Munique apenas após a morte do pai, em 1894, quando já tinha quase 20 anos.

Não concluiu o ginásio e viveu da herança do pai. Aos 21 anos, começou a escrever e viajou para a Itália com seu irmão Heinrich, que também era escritor. Trabalhou inicialmente na redação do jornal Simplicissimus e lançou seu primeiro romance em 1901: Os Buddenbrook.

Com apenas 25 anos, alcançou sucesso imediato, tornando-se famoso em toda a Europa.

Buddenbrookhaus
A casa da Família Mann, no centro histórico de Lübeck, mais conhecida como Buddenbrookhaus

Para saber o que não deve perder em Lübeck

Como é um destino fantástico, já publicamos os seguintes posts que recomendamos ler:

Um dos grandes nomes da literatura mundial

O livro Os Buddenbrook relata a saga de uma rica família de comerciantes. Embora o nome da cidade não seja mencionado na obra, é evidente que se trata de Lübeck, pelos detalhes descritos.

O romance é ambientado em meio a eventos históricos que moldaram a Alemanha, como a Revolução de 1848, a Guerra Austro-Prussiana e a fundação do Império Alemão em 1871.

Iniciando em 1835, o livro apresenta a família Buddenbrook, composta pelo patriarca Johann Jr. e sua esposa Antoinette, seu filho Johann III e sua esposa Elizabeth, e seus filhos Thomas, Christian e a filha Antonie, apelidada de Tony.

Thomas e Tony são os principais personagens do enredo, que se concentra no sucesso empresarial de Thomas e nas escolhas sentimentais de Tony. Os demais personagens enriquecem a narrativa e contribuem para sua sofisticação.

Tony, assim como outras personagens que surgiriam depois, teve forte inspiração em Júlia, a mãe brasileira do autor.

Apesar do grande sucesso, o livro provocou diversos conflitos na família Mann e na sociedade da cidade. Circularam especulações em listas tentando descobrir a quem cada personagem realmente se referia e quais fatos eram verdadeiros. Hanno, o caçula dos Buddenbrook, foi uma versão do próprio Thomas Mann, e um de seus tios chegou a protestar em um jornal contra a publicação, após se reconhecer no personagem Christian.

O livro termina com inúmeras tramas bem construídas, poucas alegrias e grandes decepções. E aí vai um spoiler: termina com a ruína total da família.

Aliás, há um filme excelente sobre o livro: Buddenbrooks, dirigido por Heinrich Breloer, de 2008. O papel do patriarca Johann é um desempenho fantástico de Armin Mueller-Stahl, enquanto August Diehl interpreta Christian.

Muito Além de Lübeck e dos Buddenbrook

Embora apresentasse tendências homossexuais, em 1905, Mann casou-se com Katia Pringsheim, uma judia de família rica com quem teve seis filhos.

Em 1929, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, atribuído notadamente por seu primeiro romance, a saga da família Buddenbrook. Mann também é autor de outras obras aclamadas, como Dr. Fausto e Morte em Veneza.

Opositor do governo nacional-socialista, que questionava em seus artigos e discursos, suas publicações foram proibidas. Em 1938, com a ascensão de Hitler ao poder, a família Mann mudou-se para a Suíça e, em 1944, naturalizou-se norte-americana.

Após a guerra, Thomas Mann voltou à Europa, visitou a Alemanha diversas vezes e estabeleceu-se na Suíça, onde morreu em Zürich em 1955, aos 80 anos.

Outros Lugares Citados no Romance Buddenbrook

As felizes férias de Tony em Travemünde nos inspiraram a nos hospedar por lá. É um dos mais importantes portos do país, ideal para quem quer incluir em sua viagem cidades mais ao norte, como Copenhague e Estocolmo.

Outro lugar que merece destaque para conhecer a Lübeck de Mann é o Shiffergesellschaft, um dos restaurantes mais antigos do mundo!

Alfredo recomenda experimentar o arenque com creme de leite, um de seus pratos preferidos, que é também um dos locais frequentados pelos personagens do livro Buddenbrook.

Para quem torcia, como eu, por um final feliz de Tony com seu amor de juventude, Morten, é impossível não visitar o balneário Travemünde. A antiga Kurhaus é atualmente o Maritim Strandhotel Travemünde. Quando estivemos lá, havia uma réplica de barco naufragado na praia que mostramos abaixo — mais uma alusão aos dois personagens de Mann.

conheça-travemunde-buddenbrooks

Para saber mais sobre onde estivemos e ter mais informações que misturam Arte, História e Viagens é só nos acompanhar aqui no blog ou em nosso Instagram @gallasdisperati.

Curtiu o post? Volte mais vezes!

Vai viajar para a Alemanha? Caso precise de ajuda profissional e experiente, a Boutique de Viagem está pronta para transformar sua próxima viagem em uma experiência única e inesquecível. Entre em contato conosco!