Hannover é uma cidade no norte da Alemanha que se destaca pela sua rica e densa História, pelos seus jardins, pelos acervos de seus museus e mais ainda, pela recuperação de seu trágico passado após a 2ª Guerra Mundial.
Na imagem acima um detalhe da fachada do Landesmuseum Hannover.
Capital do estado alemão da Baixa Saxônia — Niedersachsen, Hannover tem grande presença mundial pelas suas feiras comerciais, com destaque para a exposição tecnológica anual, a CeBIT.
No centro histórico reconstruído, a Marktkirche — Igreja do Mercado, no estilo gótico com tijolos vermelhos e a antiga Câmara Municipal de 1239, são os maiores destaques nas ruas em estilo enxaimel. Parte dos detalhes arquitetônicos foram reaproveitados e reconstruídos após o final da 2ª Guerra, em 1945.
Para iniciar uma proveitosa visita a este destino, vale complementar a leitura com o post que preparei com um resumo da longuíssima, rica, trágica e admirável trajetória pela História de Hannover. Dividi em duas partes:
- 1ª parte: das origens pré-históricas até até a virada do século XX;
- 2ª parte: da 1ª Guerra Mundial até a Reconstrução, em 1965.
O que ver e fazer em Hannover, Alemanha
Conhecer os principais pontos de interesse cultural da cidade é muito fácil e agradável, por tudo estar próximo e concentrado em uma área alcançável a pé.
Relaciono abaixo as visitas imperdíveis que, quando muito, distam duas ou três estações pelo transporte público.
ALTE RATHAUS
A Antiga Prefeitura — Alte Rathaus — começou a ser construída em 1410 e foi terminada em 1455. Em gótico de alvenaria vermelha e torres em escada, no decorrer do tempo sofreu muitas reformas, acréscimos e reconstruções.
É interessante começar a sua visita à cidade por este edifício central que mantém externamente as suas características originais e abriga lojas e atividades culturais e sociais.
MARKTKIRCHE
Construída no século XIV junto com a Antiga Prefeitura é a principal igreja luterana de Hannover e a mais velha da cidade.
A torre de 97 metros de altura foi construída entre 1347 e 1388. O local foi severamente bombardeado em 1943 restando apenas a torre e as paredes externas do templo. Tudo foi minuciosamente reconstruído entre 1946 e 1952.
RATHAUS HANNOVER
A atual Prefeitura de Hannover é uma das mais concorridas atrações do local, assim como a vista abrangente da cidade, à partir do topo da torre do edifício.
Não deixe de prestar atenção às maquetes de Hannover em várias épocas no interior da prefeitura para melhor se orientar, entender e sentir a sua presença nesta urbe milenar.
AEGIDIENKIRCHE
Ruínas de uma igreja de 1347 com torre em estilo Barroco de 1711, destruída por bombardeio aéreo em 1943. Hoje é um marco histórico contra a violência e os sacrifícios da guerra.
Em 1985, a cidade parceira de Hiroshima, ofereceu como apoio a esta iniciativa um sino em memória dos mortos pela bomba atômica em 1945.
HERRENHAUSEN
Literalmente Jardim da Casa dos nobres, um dos mais belos jardins barrocos do mundo, facilmente alcançável por metrô.
É só embarcar na estação Kröpcke, próxima do Hauptbahnhof — Estação Central — no centro da cidade e descer na parada Grosser Garten.
LANDESMUSEUM HANNOVER, Alemanha
Acervo de pintura e arte do século 11 ao século 20, apresentando obras de pintores alemães e italianos do século 17 e um destaque para os Impressionistas alemães e franceses.
O Museu também possui áreas dedicadas à História Natural, Arqueologia e à Etnologia.
SPRENGEL MUSEUM
Instalado junto ao belo Lago Maschsee, teve seu início com a doação do magnífico acervo de Margrite e Bernhard Sprengel (1899-1985). Bernhard era fabricante de chocolates e o casal colecionava Arte Moderna.
Com foco no Expressionismo alemão e no Modernismo francês, com destaques marcantes no Cubismo e Surrealismo. É um dos mais belos e importantes museus de arte dos séculos 20 e 21 na Alemanha e no mundo.
Instalado em 1979 e ampliado em 1992, apresenta, entre centenas de outras obras, trabalhos de Picasso, Paul Klee, Modigliani, Kirchner, Munch, Schad, Feininger, Max Ernst, Beckmann e Andy Warhol.
STAATSOPER HANNOVER
O Teatro da Ópera de Hannover foi construído entre 1845 e 1852 em estilo Neoclássico.
Foi bombardeado na 2ª Guerra tendo sido restaurado em 1948. Algumas décadas mais tarde, em 1985, a sua acústica foi aprimorada e, em 1998 o palco foi renovado.
É considerada uma das melhores óperas do mundo, com plateia grande e informal, apresentando óperas, danças, concertos e espetáculos formatados para público jovem.
Fernanda e eu estivemos lá e recomendamos!
Mais sobre Hannover, Alemanha e outros destinos no país
Não deixe de conferir também o post sobre a História de Hannover (link estará no ar amanhã). Conhecendo um pouco do seu passado você irá aproveitar ainda mais quando chegar lá.
E antes de encerrar este que é o centésimo post em nosso blog recomendo os seguintes, por serem genéricos:
- Cidades na Alemanha: destinos sensacionais para a sua viagem;
- Norte da Alemanha: roteiro por 7 cidades adoráveis.
- Conheça os 16 estados da Alemanha;
- Maiores cidades na Alemanha: confira e escolha quais farão parte de seu roteiro.
Ali você vai encontrar links para diversos outros posts com informações e roteiros pelas cidades alemãs.
Que tal conhecer Hannover e outras cidades na Alemanha?
Conheça o melhor de Hannover e explore outras encantadoras cidades na Alemanha. Hannover é o ponto de partida ideal para descobrir os tesouros da região e os encantos da cidade.
Se você está pensando em viajar para Hannover e outras cidades na Alemanha, a Boutique de Viagem Gallas & Disperati está aqui para ajudar! Com nossa expertise em roteiros culturais, podemos ajudá-lo a criar um itinerário personalizado que inclua não apenas Hannover, mas também destinos históricos como Nuremberg, Dresden e Köln, garantindo que você aproveite ao máximo cada momento da sua jornada.
Estamos ansiosos para ajudá-lo a planejar uma viagem inesquecível, repleta de experiências autênticas e descobertas culturais!
E para mais imagens, é só nos acompanhar em nosso perfil no Instagram.