Grande parte do mundo comemora o Dia dos Namorados em 14 de fevereiro, o dia de São Valentim. Descubra o motivo de celebramos a data só em junho e decida qual delas é mais importante para você e o seu amor.
E recomendamos ler nosso post com destinos românticos.
Origem do Dia de São Valentim
Reza a lenda que no tempo dos Romanos o imperador Claudio proibiu o casamento de seus soldados — imaginando que, desta forma, seriam mais destemidos nas batalhas e teriam menos motivos para voltar para casa.
Claro que não deu certo, e os casamentos continuaram acontecendo, de forma clandestina.
Buscou-se então prender o pároco que não obedeceu à proibição. Na prisão ele começou a trocar cartas para a filha de um de seus carcereiros e os dois acabaram se apaixonando.
O caso não o impediu de ser morto, mas a jovem que era cega, voltou a enxergar. A ele foi atribuído o milagre e, assim, 14 de fevereiro passou a ser o dia de São Valentim e ele acabou como o protetor dos namorados e amantes.
No entanto, eu acredito mais em uma outra versão — que me parece mais plausível. Vamos à ela!
Uma data assumida do calendário pagão
Os romanos sempre festejaram a Lupercália entre os dias 13 e 15 de fevereiro. O auge da festa pagã dedicada à fertilidade sempre ocorreu no dia 14 — justamente o Dia de São Valentim.
A origem da Lupercália tem a ver com Rômulo e Remo, os gêmeos que foram alimentados por uma loba e que são tidos como os fundadores de Roma — outra lenda que acho difícil de acreditar. Eram ritos para espantar maus espíritos em que pessoas eram açoitadas.
Assim como outras festividades muito difundidas na Antiguidade acabou sendo assumida pelo calendário da Igreja Católica.
E por que o “nosso” Dia dos Namorados não é em fevereiro?
Bom, o Brasil é, desde sempre, o país do Carnaval. E esses dias não são justamente conhecidos pela celebração do amor e da fidelidade, não é mesmo?
É por isso que enquanto diversos países da Europa e os Estados Unidos celebram o Dia de São Valentim a grande maioria dos brasileiros está pensando em quais bloquinhos vai brincar, ou, para onde vai viajar para aproveitar os dias de folga. Muitos juntam as duas coisas!
Mas é bom salientar que a origem do Carnaval tampouco é religiosa. Antes de ser o que antecede o período da Quaresma, já era uma data celebrada na Antiguidade: as festas de Dionísio dos gregos ou os famosos bacanais dos romanos.
Em tempo, Baco é o nome romano para o deus grego Dionísio: deus da libído e da fertilidade. E aí voltamos às lupercálias.
Festas Juninas e o Dia dos Namorados no Brasil
Por aqui comemoramos o 12 de junho, véspera de Santo Antonio — conhecido como o santo casamenteiro no Brasil. E, de novo, a origem não é religiosa.
Não só nas festas greco-romanas, mas para os vikings e mesmo os egípcios, a chegada da primavera era aguardada por todos: ocasião em que festejavam e as pessoas conviviam em festas comunitárias, evocando boas colheitas.
Era ocasião em que construíam alianças, marcavam casamentos e celebravam o nascimento.
Esta é a origem das Festas Juninas, uma herança trazida pelos portugueses ao Brasil, assim como a devoção por Santo Antonio, nascido e Lisboa.
E você deve estar pensando: e o Dia dos Namorados com isso?
Aí temos mais uma curiosidade: a data foi inventada apenas em 1949. O responsável é um publicitário, contratado por uma loja em dificuldades para aumentar as vendas no meio do ano.
Ele era João Agripino da Costa Doria Neto, pai do ex-governador de São Paulo, João Dória.
João Agripino já havia estado nos Estados Unidos e visto como o Valentine’s day movimentava o comércio por lá. E daí ajustou o calendário para resolver o problema de seus clientes: a loja A Exposição Cliper.
A campanha repetia “não é só com beijos que se prova o amor” e os apaixonados entenderam a mensagem: passando a trocar cartões, flores, chocolates e presentes de todos os tipos.
A CNC — Confederação Nacional do Comércio — estima que neste ano a data irá movimentar R$ 1,65 bilhão — uma cifra importante, e movimenta não só as lojas, como outras áreas: restaurantes, hotéis, passagens e outros serviços.
Prenunciando o sucesso longevo da campanha João Agripino Dória ganhou na ocasião o prêmio de agência da ano.
Buscando inspiração para a data?
Que tal uma viagem romântica a dois?
Pode ser no Dia de São valentin, 12 de junho, a data que começaram a namorar ou se casaram: qualquer que seja a ocasião escolhida nós podemos ajudar com algumas listas de destinos. Confira os seguintes posts:
- Destinos românticos: 12 lugares para viajar com seu amor;
- Rota Romântica: conheça o melhor de uma das regiões mais charmosas da Alemanha;
- Puerto Varas: lago, vulcões e um roteiro a dois;
- Hallstatt: um dos mais lindos vilarejos europeus;
- Hungria: música, gastronomia e arte em clima de romance;
- que tal um destino nacional? O Rio Grande do Sul é um estado com muitas cidades encantadoras.
E temos muito mais informações e dicas compartilhadas aqui no blog.
Caso queira contar com a nossa Boutique de Viagem para organizar para você um roteiro sob medida, seja para uma data comemorativa, ou para qualquer destino, saiba que somos especializados em identificar as melhores soluções para que os nossos clientes aproveitem mais e melhor cada lugar visitado.
É só entrar em contato conosco.
Volte mais vezes e nos acompanhe em nosso Instagram @gallasdisperati.