Carcassonne é uma cidade francesa de mais de 2600 anos, a maior cidade medieval fortificada da Europa.
É dividida em duas áreas: a Cité e a parte baixa.
É também a terra do Cassoulet — um dos pratos mais tradicionais, e deliciosos, da culinária francesa. Mas há muito mais para contar deste destino de contos de fadas!
Extremamente bem preservada a pequena cidadela murada é Patrimônio Mundial da Humanidade desde 1997, e um dos lugares mais bonitos que já conhecemos.
Carcassonne antes dos tempos medievais
Existe registro de ocupação da região desde 3000 anos a.C., sofreu invasões ao longo dos séculos e em 1247 foi anexada pelo Reino da França.
Foi neste período em que teve suas muralhas reforçadas, afinal, Carcassonne fica bem perto da fronteira onde atualmente é a Espanha e que no passado era o já poderoso Reino de Aragão.
A origem do nome: a lenda de Carcas sonne!
Talvez o nome da cidade seja uma transformação do romano Cárcaso, mas os locais defendem que vem dos tempos medievais, e repetem a lenda da Dame Carcas.
Esta rica senhora criou diversas artimanhas para defender a sua cidade que resistiu por longos 5 anos!!
Resiliência, Astúcia e um golpe de sorte
Quando já quase não havia mais recuros Carcas ordenou que um porco fosse super alimentado e o lançou para as tropas de Carlos Magno.
Os invasores, imaginando que os cercados ainda dispunham de muitos mantimentos e seguiriam resistindo por mais tempo, desistiram do cerco.
Enquanto as tropas desmontavam os acampamentos ouviram o badalar animado dos sinos da catedral e disseram: Carcas sonne — era o som da vitória de Carcas.
Interessante, não é?!
Como chegar a Carcassonne
A cidade fica a cerca de 90 km de Toulouse, servida por um Aeroporto Internacional. De lá você pode chegar à Carcassonne de ônibus, trem ou carro.
Hospedagem: dentro ou fora das Muralhas?
Em primeiro lugar devemos explicar que Carcassonne é uma cidade dividida em duas: a Cité, que é a parte mais antiga e intramuros em um platô mais alto, e a chamada Cidade Baixa —originalmente Bastide de Saint-Louis.
A maioria das opções de hospedagem ficam, portanto, fora da cidade. Nós escolhemos ficar dentro: e asim tivemos pela noite e cedinho o local quase que só para nós!
Foi como viver uma volta ao passado.
Hôtel de la Cité: uma estada para não esquecer jamais!
O que ver em Carcassonne
Para começar: a cidade em si!
São ruelas medievais, estreitas e tranquilas, pracinhas e a onipresente muralha protegendo todo o conjunto: as vezes em mais de uma camada!
Vá sem pressa, curtindo, vendo as lojinhas, as pessoas, as antigas construções. E há apenas duas grandes atrações intramuros:
- Basílica de Saint Nazaire: uma linda construção em estilo Gótico;
- Château Comtal e passear sobre as muralhas.
Vale ressaltar que atualmente, frente à uma reorganização na divisão na França, atualmente Carcassone pertence ao Departamento de Aude — de mesmo nome do rio que corta a lateral da cidade e escoa até o mar.
Estando em Carcassonne, o que mais irei encontrar?
A pequena cidade é visitada por mais de 2 milhões de turistas anualmente — o que, em média, dá quase 5.500 visitantes a cada dia. É demais, considerando o tamanho de Carcassonne.
Mas este número deixa claro que o destino é especial — e por isso deve ser considerado em sua viagem pela França.
A origem do Cassoulet
Cassoulet é um dos pratos mais fáceis de serem apreciados na gastronomia francesa, original das cidades de Castelnandary, Carcassonne e Toulouse.
A receita original é da Guerras dos Cem Anos, que terminou em 1453 e diversos restaurantes locais se orgulham de suas melhores opções.
Em Carcassonne a diferença é que a receita leva um tipo especial de perdiz. É um tipo de feijoada branca, prato ideal para ser saboreado no inverno: acompanhado de uma taça de vinho aquece até a alma!
Planejamento de Viagem
Ao planejar sua aventura em Carcassonne, lembre-se destes pontos importantes:
- Antecedência: Reserve suas passagens e hospedagem com bastante antecedência, especialmente durante a alta temporada.
- Documentação: Verifique sua documentação e se há necessidade de vacinas antes de viajar.
- Seguro Viagem: É fundamental garantir que você possui um seguro viagem adequado, proporcionando tranquilidade durante a viagem.
Por Que Contar com a Boutique de Viagem Gallas & Disperati
Na Boutique de Viagem Gallas & Disperati, somos especializados em roteiros culturais e experiências personalizadas. Estamos prontos para ajudar você a planejar cada detalhe da sua visita a Carcassonne e outros destinos imperdíveis.
Desde a escolha da melhor hospedagem até a criação de um itinerário que combine cultura, gastronomia e conforto, nossa equipe está aqui para garantir que sua experiência seja verdadeiramente inesquecível.
Entre em contato conosco e comece a planejar sua viagem dos sonhos! Acompanhe nossas novidades no Instagram e fique por dentro de dicas e inspirações para sua próxima aventura.
Até a próxima viagem!