Existem dezenas de acessórios para viajar mas, seria uma loucura completa acreditar que você precisa de todos eles. Primeiro porque você iria gastar uma fortuna desnecessária, depois porque iria carregar uma tralha considerável: e em qualquer viagem, todo excesso deve ser eliminado.
Então, como saber quais são os acessórios para viajar que irão, de fato, facilitar a sua vida?
Não se preocupe: como sempre estamos aqui para ajudar.
Ao terminar de ler este post você vai ter uma lista bem enxuta com todos os itens e vai ser muito mais fácil programar as suas próximas viagens.
O começo: identifique qual o seu perfil de viajante
Antes de ceder ao impulso e comprar aquele gadget incrível que viu em suas redes sociais é bom parar e contar até três: pense se você realmente vai usá-lo.
De nada adianta investir em uma bolsa capaz de lavar a sua roupa (ideal para que curte trilhas e acampamentos) se você vai viajar para qualquer cidade — onde facilmente encontrará uma lavanderia ou, em uma emergência, pode usar a pia de sua hospedagem.
Tampouco vale investir em equipamento fotográfico caro se não sabe como usar e, no fundo, vai acabar usando apenas o seu celular.
Antes de considerar se precisa ou não de qualquer um dos muitos acessórios para viajar parta do perfil de viajante e, claro, do destino em questão.
Indispensáveis: acessórios para viajar do tipo “todos tem que ter”
Abaixo listamos itens que acabaram se tornando básicos em qualquer viagem, para qualquer pessoa. São eles:
- 1. Celular: os com boas câmeras já facilitam imensamente a vida. Atualmente, difícil sair de casa sem eles, certo?
- 2. Malas com fechadura ou cadeado TSA: aquele tipo que funcionários da inspeção dos aeroportos abrem sem danificar, e fecham novamente. São os mais seguros e recomendados.
- 3. Balança de viagem: pequenas e batante portáteis. Só assim vai saber exatamente quanto pesam as suas malas e evitar o pagamento de taxas por excesso de bagagem.
Os muito necessários: dá para viver sem, mas eles quebram um galho imenso
Bom, aqui está uma categoria de acessórios para viajar que não é essencial, mas merecem a sua atenção. Entenda com os seguintes artigos vão de encontro as suas necessidades:
4. malas de mão
Sempre que possível escolhas as com rodinhas e dos modelos mais leves.
Sim, dá para viajar com mochila nas costas, ou uma bolsa de ombro, mas nada é tão confortável quanto circular com malinhas de mão que nos acompanham com esforço mínimo. Faz imensa diferença em vôos mais longos, ou em conexões.
Escolha as do tipo “cabin size“, com formato de acordo com as normas das companhias de aviação e que cabem nos compartimentos superiores.
Para saber tudo sobre o assunto confira a matéria que preparamos explicando tudo que deve levar em sua bagagem de mão (ela é um dos posts mais lidos aqui do Blog).
5. Adaptador de tomada universal
Os padrões das tomadas pelo mundo variam muito mais do que se pode imaginar.
Alguns tem dois pinos, outros três, com terra e sem, mudam as espessuras dos pinos, a distância entre eles, a inclinação. Pode ser uma verdadeira chateação descobrir ao chegar no seu destino que o carregador do seu gadget não encaixa na tomada. E aí você vai depender da camaradagem na sua hospedagem, ou vai precisar sair para comprar um adaptador.
O problema não nem é o valor do adaptador em si: mas pode virar um perrengue caso chegue no final de semana e encontre todo o comércio fechado.
São pequenos, baratinhos: coloque um na mala e evite esta perturbação.
6. Kit Primeiros Socorros
Se faz uso de algum medicamento é claro que ele é imprescindivel em sua viagem.
Aqui não estamos falando deles. Como o seguro morreu de vellho acho que vale a pena levar um Kit de Primeiros Socorros em sua mala. Pequeno, compacto e não são itens caros.
Tomara que você nem use, porém, se precisar, irá nos agradecer.
Esses itens são básicos:
- curativos e antisséptico;
- anti-hermético;
- analgésico;
- antialérgico.
Principalmente em viagens internacionais é mais complicado encontrar os remédios que você já está acostumado a usar, e muitas vezes há problemas de comunicação.
Nosso Kit de Primeiros Socorros já entrou em ação algumas vezes e, como também já erramos bastante em nossas viagens, compartilho a seguir um perrengue real que vivemos no Peru.
Sem curativos e antisséptico
Viajamos para a linda cidade de Arequipa e eu tinha apenas alguns band-aids na minha carteira. Esqueci completamente de colocar em nossa mala o kit de Primeiros Socorros.
Estávamos fotografando uma das muitas construções barrocas e nestas horas Alfredo presta atenção, apenas, no que está fotografando.
O piso do local era de pedra, irregular, e ele acabou tropeçando. Fotógrafo que é fotógrafo só pensa em proteger a câmera nestas horas, e a solução foi cair de joelhos — um deles ficou ralado, nada sério.
Coloquei um band-aid e fomos em busca de uma farmácia. Só que não encontramos o que precisávamos, e eles sugeriram colar um tipo de emplastro local.
Acabou inflamando, e Alfredo não é do tipo que se importa com essas coisas. O ferimento que era mínimo, somado a continuação de nossa viagem para regiões ainda mais altas no Peru — seguimos pelo Vale do Colca e depois para a região do Lago Titicaca, fizeram com que acabasse virando uma pequena infecção e quando nos demos conta havia causado erisipela.
Resultado: nunca mais viajamos sem antisséptico e curativos!
7. Ferrinho de passar roupa com steamer
Se é como nós, curte um visual mais arrumadinho. É claro que procuramos levar roupas que amassem menos, mas nem sempre é possível.
Para evitar aquele look amarrotado de quem acabou de desmontar a mala (com os vincos e dobras) é ótimo ter a mão um mini-ferro de passar, preferencialemente com steamer.
Ele só não é necessário se tiver certeza de que vai encontrar em sua hospedagem o ferro de passar (muitos quartos garantem também aquela tábua de desamassar calças) ou se não se importar de pagar para alguém resolver esse problema para você.
Nós temos um modelo bem compacto, dobrável e com vapor: um caso de amor ao primeiro uso. Não viajo sem levá-lo conosco.
Acessórios para mala de viagem
8. Os famosos organizadores de mala
Um dos segredos dos viajantes mais experientes é justamente saber o que levar na mala de viagem. Nem roupas de mais, que não serão usadas e deveriam ter ficado em casa, nem de menos: não é preciso andar todos os dias com o mesmo visual.
E aí cada um tem os seus truques de como fazer tudo caber dentro das malas, sobretudo quando é preciso viajar só com uma mala de mão.
Os organizadores de mala apareceram para ajudar na arrumação, compartimentando as divisões e dando aquele sentido de ordem que muitos não conseguem manter.
Em mala bagunçada cabem menos itens e tudo fica amassado, perdido. Não acho que seja um item imprescindível para os mais práticos, e acabam valendo mesmo para viagens para destinos de praia e piscina — onde a maioria da bagagem é pequena e não amassa. Ajudam a manter meias, roupas íntimas e peças infantis facilmente encontráveis.
Só tome cuidado para que não acabem pesando mais do que os itens que você vai levar.
9. Tag de localização
Ter a bagagem extraviada é um inferno e já existem diversos tipos de tags de localização que você pode colocar no interior de suas malas — controlando por onde estão.
Ainda não testamos a tecnologia, mas talvez seja uma boa, dependendo do seu perfil de viajante.
10. Almofada de descanso e afins
Muita gente viaja com almofadas de descanso para o pescoço, já vi até alguns que são uma espécie de apoio, para a cabeça não cair para a frente.
Só deve ser considerada por quem viaja em econômica, em vôos longos. Nós nunca usamos: acho um trambolho desnecessário e um tanto esquisito ficar andando pelo saguão do aeroporto com a peça inflada.
Na hora de embarcar em um avião, menos é mais. Leve o mínimo.
Outras traquitanas para o seu vôo
Existem também uns descandos de pés: nem pense em levar os infláveis!
Se achar que vale a pena, escolha aquele modelo que parece uma espécie de rede, preso à bandeja do banco da frente.
Gadgets de viagem
Segundo o dicionário Oxford gadget é um dispositivo ou ferramenta mecânica ou eletrônica, especialmente engenhosa ou nova. Existem dezenas deles, vamos aqui nos concentrar nos mais úteis:
11. Power Bank
Se você usa muito seu celular, ou se não pode ficar desconectado de seu laptop ou tablet, é um item imprescindível. Os melhores modelos são os com maior potências e diversas portas — assim poderá carregar dois ou três equipamentos ao mesmo tempo.
12. Extensão portátil
Se for viajar a trabalho, sobretudo ao exterior, considere colocar uma pequena extensão para três tomadas em sua mala de viagem. Em algumas hospedagens pode ser uma dificuldade encontrar uma tomada. As vezes estão atrás de móveis, e longe de onde você quer “estacionar”.
Pesam pouquíssimo e economizam perrengues.
13. Para quem ama fotografar e filmar
Aqui vamos deixar alguns itens que não são essenciais, mas podem ajudar:
- câmeras de ação: a nossa é a GoPro. Ela é simplesmente sensacional;
- estabilizadores de imagem: o mais famoso é o Gimbal, mas existem diversos;
- drones: cheque se há problema em us-alo nos seus destinos;
- capas para câmeras ou celulares à prova d’agua;
- o bom e velho tripé (os melhores são os mais leves, também o tipo mais caro);
- selfie-stick: invista em um modelo que possa acionar o clique a distância para garantir um melhor resultado.
Se curte as nossas fotos de viagem confira o post que preparamos com diversas dicas e informações essenciais.
14. Para quem gosta de ler
Quem tem o hábito da leitura dificilmente viaja sem levar algo preencher o tempo em parte dos vôos ou viagens de trem. Ou, mesmo, para aqueles momentos do sossego.
Atuamente não é mais preciso levar livros — embora algumas vezes, nós ainda façamos isto.
A maneira mais prática é levar os práticos Kindle, ou ler nos dispositivos que já leva consigo: celular, tablet, etc.
Se como nós gosta de ler sugerimos conferir o post que fizemos juntando clássicos da literatura e incríveis destinos de viagem.
Para quem não curte ler e prefere ver um filme aqui no blog já publicamos diversas listas de filmes e séries para viajar.
Mais alguns acessórios para viajar
Antes de terminar este nossa longa lista não poderíamos deixar de complementá-la com alguns itens bem bacanas:
15. garrafa d’agua dobrável
São os modelos mais leves, fáceis de carregar e que ocupam menos espaço. Super úteis para quem faz mochilões, ajudam qualquer turista a economizar sem deixar de se hidratar.
Dependendo do uso, ou do lugar visitado, escolha um modelo de garrafa d’água menos compacto, mas com a função de purificação.
16. o bom e velho guarda-chuva
Sempre pode chover: quando optamos por não levar nossos guarda-chuvas na mala sempre chove quando chegamos.
Os melhores modelos são os mais compactos e levinhos — ou, para quem fica em hotéis mais bacanas, você pode optar por usar aqueles maiores que eles disponibilizam para os hóspedes. O problema é não deixá-lo para trás, quando o tempo melhora…
Não quer carregar peso ou perder espaço: coloque, ao menos, uma capa de chuva plástica em sua bolsa ou mochila. Daquelas plásticas, descartáveis.
Pode ser também que valha a pena levar aqueles protetores de sapatos, os de silicone são os mais práticos.
Por hoje paramos por aqui, deixando a lista com acessórios para viajar para aventureiros para uma outra ocasião.
Esperamos ter você novamente por aqui ou em nosso Instagram @gallasdisperati.
Até!