Contrate a Boutique de Viagem

Azulejo português: tradição e cultura a ser conhecida

azulejo portugues

O azulejo português ganhou expressão própria e seu uso foi sendo ampliado ao longo dos últimos cinco séculos. Usado para revestir e decorar os interiores e exteriores das construções, se tornou uma expressão própria de arte, extremamente ligada à cultura de Portugal.

Nós amamos esta tradição portuguesa e por isso temos uma imensa coleção de imagens de diversos tipos e modelos de azulejos, fotografados de norte a sul do país — na mais de uma dezena de viagens que fizemos juntos por lá.

(A imagem que ilustra a parte superior deste post é um detalhe da decoração do Palácio dos Marqueses de Fronteira, em Lisboa).

azulejo em marrakech
Azulejo da decoração interna do Palais de la Bahia, de arquitetura mourisca, em Marrakech

Um resumo sobre a Origem

A origem do azulejo é egípcia, mas foram os árabes que levaram a técnica à Península Ibérica, lá pelo ano 1500. Aliás, a palavra azulejo vem de “al-zulaich — que quer dizer algo como pedrinha polida.

As obras muçulmanas do sul da Espanha foram a porta de entrada para este tipo de revestimento na Europa. Uma arte que foi trazida pelos Mouros e incorporadas à arquitetura mudéjar*.

* Como são conhecidas as obras como o Alhambra em Granada e a Alcázar, em Sevilha.

azulejo portugues em guimaraes
Um pátio do antigo Mosteiro de Santa Marinha, atual Pousada Mosteiro de Guimarães, com um painel de azulejos completando a decoração

Trazido para Portugal pelo rei

O azulejo português tem origem na viagem que o então jovem rei D. Manuel fez à Granada, em ocasião que acertou o seu casamento com a filha mais velha dos poderosos Reis Católicos Isabel e Fernando.

D. Manuel entrou para a história como “o Venturoso”. Era o governante na Era das Descobertas e em sua homenagem foi nomeado a arquitetura Gótica Tardia das obras que mandou construir: o estilo Manuelino.

Ele tinha, de fato, um ótimo gosto para decoração!

Inspirações: Itália, China e Países Baixos

Foi da cerâmica italiana que os portugueses partiram para fazer as pinturas em cada uma de suas peças e a arte da azulejaria se desenvolveu em Portugal, mais do que em qualquer outro lugar.

O azul intenso, que até hoje revestem igrejas e construções em Portugal e também em suas ex-Colônias, é herança chinesa. Mas foi aprendida com os holandeses.

O Azulejo português e o Barroco

Já tratamos aqui sobre o que é o Barroco e quem já esteve em Portugal deve se lembrar dos grandes painéis de azulejos que mostram a temática e contam histórias religiosas.

No reinado de D. João V os azulejos tomaram as paredes como forma de demonstrar distinção social. E, é claro, reforçaram o sentido cenográfico das construções religiosas.

(Em nosso livro O Barroco no reinado de D. João V contamos tudo sobre esta arte e mostramos as mais belas obras em Portugal e no Brasil. Clique no link se quiser saber mais).

E agora, vamos a alguns exemplos:

A despeito de ser encontrado em todo Portugal é bom atentar que no norte predominam as imagens na decoração dos azulejos, ao tempo que no sul do país há maior prevalência de azulejos com padrões geométricos ou com formas orgânicas.

Os dois tipos de decoração coexistem.

azulejo português em salvador
Painel de azulejo do claustro da Ordem Terceira de São Francisco em Salvador. Faz parte do maior conjunto de azulejos portugueses fora de Portugal.

E se quiser entender tudo sobre os azulejos portugueses

Temos uma dica imperdível: visite o Museu Nacional do Azulejo. Instalado em um mosteiro fundado em 1509 é uma das atrações para não perder em sua próxima visita à Lisboa.

E se quiser ver mais sobre o assunto, recomendamos os seguintes posts:

Que tal contar com a nossa experiência em sua próxima viagem?

Se você está interessado em explorar a rica história e a beleza dos azulejos portugueses, ou deseja conhecer outros aspectos fascinantes da cultura de Portugal ou qualquer outro país, a Boutique de Viagem Gallas & Disperati está aqui para ajudar!

Podemos criar roteiros personalizados que incluam visitas a locais icônicos, como o Mosteiro dos Jerónimos e a cidade de Lisboa, onde os azulejos contam histórias em cada esquina. Aproveite a oportunidade de se maravilhar com essa arte única que embeleza o patrimônio arquitetônico do país.

Entre em contato conosco e comece a planejar sua próxima viagem a Portugal, repleta de experiências culturais e visuais inesquecíveis!

Esperamos rever você novamente aqui no blog e em nossas Redes Sociais.