Contrate a Boutique de Viagem

Oslo, conheça o melhor da capital da Noruega

oslo

Oslo é a capital da Noruega, principal e maior cidade do país. Cercada de um lado elo Oslofjord, o fiorde de Oslo, e do outro pela floresta Marka.

Foi fundada em 1040, ainda na Era Viking, foi descrita pelo The New York Street Journal como a “a capital do cool nórdico”. E como a cidade é interessante e bonita!

(A imagem acima é do bairro Bjorvika, a foto foi tirada de um dos andares mais altos do Museu Munch).

Oslo: um rápido resumo

Oslo é o centro político e sede do governo da Noruega e tem uma população de pouco mais de 700 mil habitantes. Ali vivem também a família real do país, o rei Harald e sua mulher, a rainha Sonja.

Aliás, vale conhecer melhor os simpáticos membros da nobreza norueguesa.

A família real

Sonja era uma aspirante a estilista quando conheceu o então príncipe e namoraram vários anos em segredo — até que Harald foi categórico e exigiu: ou se casava com uma plebeia, ou ficaria solteiro paras sempre.

Casaram-se em 1968 e tiveram dois filhos.

O príncipe herdeiro da Noruega é Haakon, o segundo filho do casal. Ele não só também se casou com uma plebeia, como assumiu o filho que ela havia tido antes do casamento. Juntos tiveram um casal e a herdeira é a filha primogênita: a jovem princesa Ingrid.

São uma família praticamente normal: Haakon é constantemente fotografado circulando pelo transporte público de Oslo e seus filhos não foram colocados em escolas especiais, nem elitistas.

Como a maioria dos noruegueses amam os esportes náuticos: enquanto príncipe, o rei Harald participou de três Olimpíadas — em uma delas foi o porta-bandeiras da Noruega.

Estão seguindo a tradição do antigo rei, Olav — pai de Harald — que foi campeão Olímpico na vela no ano de 1928.

o que comer em oslo
Prepare-se para sabores diferentes!

Um destino de viagem que vem ganhando destaque

Já contamos que um dos maiores jornais novaiorquinos já afirmou ser Oslo cool, e tendo uma família real tão carismática, é hora de completar as informações sobre a cidade compartilhando o que mais gostamos em nossa visita a cidade.

Além de construções dos tempos medievais, como a fortaleza Akershuis, Oslo é hoje uma cidade muito bem planejada, com bairros inteiros em ótimo arquitetura contemporânea. Seus museus ocupam prédios elegantes e contam com um acervo importante, tanto dos artistas locais e escandinavos, como do restante da Europa.

E, além de ter o mar uma floresta em seu entorno, a cidade respira com grandes áreas arborizadas e um imenso parque — o Frogner, que está colado na cidade.

Não é a toa que, nos últimos anos, vem recebendo cada vez mais turistas: sobretudo dos outros dois países escandinavos, mas também da Alemanha, EUA e da França. Vimos pouquíssimos brasileiros em nossos dias por Oslo.

3 atrações imperdíveis em Oslo

Promenade e Fortaleza Akershuis

Chegando a Oslo vá direto à prefeitura, ela é o principal cartão-postal da capital da Noruega. Construída entre 1931 e 1950, ano em que foi inaugurada, é um imenso prédio de tijolos avermelhados com duas torres de 63 e 63 metros de altura.

Projetada pelos arquitetos Arnstein Arneberg e Magnus Poulsson fica na Radhushusplassen (praça da Prefeitura), bem de frente para a promenade junto ao porto, local de saída para conhecer o Oslofjord. Aberta ao público, é possível visitar o seu interior e admirar as obras do pintos norueguês Hendrik Sorensen (1882-1943).

Dali circule pela Aker Brygge: a área mais movimentada de Oslo, com diversos bares, lojas e quiosques, e de onde saem dezenas de barcas para destinos no entorno.

A prefeitura de Oslo e suas duas torres de mais de 60 m de altura, vista do barco em direção ao Oslofjord

Fortaleza Akershuis

Siga caminhando em direção a fortaleza medieval que começou a ser construída no final do século XIII, portanto, depois da Era Viking. Fica no alto da única colina do centro histórico de Oslo.

Vá com calma para aproveitar as vistas do mar e da cidade enquanto caminha pela Akershuis, uma das principais atrações da capital da Noruega.

Museu Nacional, o Najonalmuseet

Outro prédio que acabou de abrir as suas portas ao público, em junho de 2022. Quando estivemos lá estava em operação há pouco mais de um mês — e confesso que a obra nos impressionou pelo tamanho, elegância do projeto e pelas exposições.

O Najonalmuseet é o maior museu dos Países Nórdicos: são mais 6500 itens a mostra em mais de 10.000 m² de área expositiva. Fica de frente à Radhusplassen, colado na Akker Brygge e de sua cobertura é possível avistar a saída para o fiorde.

Só não tente ver tudo em único dia: é impossível!

O Grito de Munch em Oslo
A icônica pintura O Grito, de Munch, em exibição permanente no Munchmuseet

Museu Munch, o Munchmuseet

O prédio é belíssimo e foi inaugurado há pouco, em outubro de 2021. A imensa torre de 60 m de altura é projeto do arquiteto espanhol Juan Herrero: são 13 andares que guardam mais de 26.000 trabalhos de Eduard Munch (1863-1944), sendo que 1183 são pinturas.

O grande destaque, é caro, fica com O Grito — também conhecido como “a Monalisa do norte”. Mas sabia que não é uma só pintura, e sim quatro? Três delas estão expostas em Oslo.

Aproveite para apreciar as fantásticas vistas da cidade dos diferentes andares do prédio. No entorno estão construções bem interessantes que fazem do bairro Bjorvika um dos mais valorizados da cidade.

Gostamos tanto de lá que em breve vamos publicar um post para apreciar o que há de mais interessante pelo Munchmuseet.

E um Bônus!

Reserve um dia para conhecer o entorno de Oslo e navegar pelo Oslofjord — e aqui vai uma dica especial: como a maioria dos barcos que fazem o percurso são abertos leve um corta vento mesmo no verão, ou o passeio pode virar um martírio.

Mas, é claro, há muito mais para ser visto e experenciado no destino.

Como chegar e como se locomover

Não há voo direto do Brasil para a Noruega, ou para qualquer outro País Escandinavo. Mas diversas companhias voam para Oslo dos maiores aeroportos europeus, como Frankfurt, Zurique e Amsterdam.

Nós voamos de Estocolmo, com a companhia nacional Norwegian — encontramos bom preço, o atendimento é cordial e voo não estava lotado, mesmo sendo alta temporada.

Outra opção é um mix de trem e balsa: uma boa para quem também quer conhecer outras capitais nórdicas na mesma vigem. assim você pode vir de Helsinki ou Copenhagen, por exemplo.

Do aeroporto para a cidade a opção mais barata é de trem e a mais confortável contratando transfer — foi o que fizemos e recomendamos para quem tem qualquer dificuldade de locomoção, viajantes sêniores, famílias com crianças e para quem viaja cm muita bagagem.

Para circular pela cidade use o transporte público: se até o príncipe Haakon usa, é porque é a melhor opção!

É preciso comprar com antecedência o bilhete ou ter o aplicativo instalado em seu celular. Em breve vamos publicar um material bem completo sobre o assunto.

Vista de voo de Oslo a Bergen
A Noruega vista de cima, clicada em voo de Oslo a Bergen

Apoio para reservas e Seguro Viagem

Se busca apoio para encontrar a melhor hospedagem para você em Oslo, ou se estiver precisando de ajuda para formatar os seus roteiros de viagem, entre em contato conosco.

A Gallas & Disperati é também uma Boutique de Viagem e cuidamos de todos os detalhes da programação de nossos clientes.

Conheça mais sobre a Escandinávia

Agora que já tem uma boa ideia do melhor de Oslo convidamos você a conferir outras matérias que preparamos sobre destinos nórdicos:

E Oslo é também um codinomes de um dos personagens da série La Casa de Papel.

Esperamos receber uma visita sua em breve, aqui em nosso site e blog ou pelo instagram @gallasdisperati