Embora Países Baixos e Holanda sejam comumente usados como sinônimos, não o são. Não é só porque muita gente repete, que está certo, não é mesmo?
Faz fronteira com a Alemanha e a Bélgica e é banhado pelo Mar do Norte. Está entre os mais visitados da Europa, sendo um destino de viagem interessantíssimo, visitado anualmente por milhares de pessoas. Por isso entendemos que era hora de deixar clara tanto a nomenclatura, e de compartilhar o que conhecemos por lá.
Fique de olho: você vai querer saber muito mais!
Um país e suas 12 províncias
O Reino dos Países Baixos, Nederland, é composto por 12 províncias:
- Groningen, em português Groninga;
- Friesland, mais comumente grafado em português como Frísia;
- Drenthe, também encontrado como Drente;
- Overijssel ou Overissel;
- Frevoland ou Frevolândia;
- Gelderland, por aqui mais fácil de ver como Guéldria;
- Utrecht, em português Utreque;
- Noord-Holland, para nós a Holanda do Norte;
- Zuid-Holland, a Holanda do Sul;
- Zealand, ou Zelândia;
- Noord Brabant, a Brabante do Norte;
- Limburg ou Limburgo.
Já deu para peceber que Holanda é o nome apenas de duas das doze províncias, onde estão as maiores cidades do país: Amsterdam e Roterdam.
Refererir-se ao todo como Holanda seria quase a mesma coisa que estrangeiros chamando o Brasil de Sudeste. Agora que já sabe, não cometa mais esse erro.
Amsterdam, a capital da Holanda
A afirmação acima é outra referência que encontramos aos montes na internet e que, de novo, está errada. A capital da Holanda do Norte é Haarlem, enquanto a do sul é a cidade de Haia — localmente conhecida como Den Haag.
Então, na verdade, Amsterdam é oficialmente a capital do Reino dos Países Baixos, enquanto Haia é a sede do governo, da monarquia e dos tribunais.
Os Países Baixos hoje
Mais de 17 milhões de pessoas vivem em uma área de menos de 42 mil km² — menos da metade do tamanho de Portugal e um pouco menor que o estado brasileiro do Rio de Janeiro.
É a décima sexta economia e o sétimo PIB per capita do mundo. A educação é obrigatória entre 5 e 16 anos e os habitantes contam com um bom programa de saúde.
Um breve resumo da História do país
No passado foram governados pelos Duques da Borgonha da família Habsburg e enfrentaram a Guerra dos 80 Anos (1568-1648) contra a poderosa Espanha, lutando para conquistar a sua independência.
É nesse contexto que ocorreu no século XVII a invasão do nordeste brasileiro, em um período em que os portugueses eram governados pelos reis espanhóis — chamado de União das Coroas Ibéricas.
Nós contamos todos os detalhes em nosso livro O Brasil Holandês.
Curiosidades sobre os Países Baixos
Língua: o nêerlandês
É atualmente falado nos Países Baixos e na Bélgica (ambos tem uma origem comum), embora existam algumas diferenças. O neerlandês é também a língua nas ex-colônias Suriname, Aruba e Curação.
Na Idade Média já foi referida como Baixo Alemão, contendo ainda resquícios da língua francesa.
Diferentes grafias
Amsterdam, Amsterdã e Amsterdão estão todas corretas. São maneiras diferentes de referir à capital dos Países Baixos.
A primeira é a original em neerlandês, a segunda a versão em português do Brasil e a terceira em português de Portugal.
Um país abaixo do nível do mar
O nome Países Baixos não é a toa!
A metade da área total fica a cerca de 1m acima do nível do mar e parte considerável do todo fica abaixo: os neerlandeses usam há séculos um eficiente sistema de drenagem, canais e diques, isolando áreas antes ocupadas pelas águas onde construíram as suas cidades.
A colina de apenas 321 metros
O ponto mais alto dos Países Baixos está a apenas 321 metros de altitude.
É isso mesmo! Nada se comparado ao ponto mais alto da Europa, a Mont Blanc, com seus 4807 metros, ou, mesmo, o ponto mais alto da Alemanha — Zugspitze — e seus 2962 m.
A colina Vaalserberg fica bem próxima à tríplice fronteira dos Países Baixos, Alemanha e Bélgica.
De lá vale dar um pulo na alemã Aachen, cidade linda com uma das mais importantes catedrais europeias e mais de 2000 anos de história.
A Bolsa de Valores mais antiga do mundo
A primeira bolsa de valores do mundo é a de Amsterdam, o centro econômico do país.
Foi fundada em 1602 para negociar as ações da Companhia das Índias Orientais, VOC — Vereenigde Oost-Indische Compagnie. A VOC foi criada para desenvolver e explorar o comércio com o Oriente.
Aliás, foi a companhia irmã da VOC, a GWC, a responsável pela invasão e ocupação do nordeste brasileiro.
A GWC, também referida como WIC — Geoctroyeerde West-Indische Compagnie — foi também quem cunhou as primeiras moedas do Brasil (outra história interessante que contamos em nosso livro).
Uma campanha de governo pelo nome do país
Em 2019 o governo do Reino dos Países Baixos — Nederland — deu início à uma campanha internacional para que fosse reconhecido por seu nome oficial, e não mais como Holanda. Pelos motivos aqui já explicados.
O Século de Ouro
Entre o último quarto do século XVI e primeira década do século XVIII os Países Baixos tornaram-se uma importante potência marítima. Desenvolveram-se e enriqueceram com o comércio com Oriente e Ocidente e surgiram grandes nomes na arte nacional, entre os quais destacamos Rembrandt, Frans Hals e Johannes Vermeer.
A arte do período é o estilo Barroco, mas as características locais são em muito diferentes de países como Espanha e Portugal. Em breve vamos contar mais sobre a Idade do Ouro na pintura neerlandesa.
O Dia do Rei: o feriado mais festivo do país
O mais animado, e esperado, feriado nacional é a comemoração do aniversário do soberano. A data oficial é 27 de abril mas, se cair em um domingo, as celebrações são adiantadas para o sábado.
Vale ler e conhecer melhor a cultura local na matéria super especial que publicamos sobre o Dia do Rei.
Holanda e Países Baixos não são a mesma coisa
Agora que já ficou clara a diferença imagino que tenha batido aquela vontade de saber mais sobre a história da formação do país. Para isso recomendamos conhecer o livro que publicamos sobre o assunto: O Brasil Holandês.
Nele narramos todos os principais personagens do período, apresentamos a imensa família Nassau, contamos sobre os anos em que ocuparam o nordeste do nosso país, a cunhagem das moedas obsidionais e terminamos com a fundação de Nova York.
Se curte filmes europeus, sugerimos conferir esta lista que publicamos:
- Filmes holandeses: conheça os Países Baixos com estes ótimos títulos.
E, se vai viajar?
Conte com a Boutique de Viagem Gallas & Disperati
Na Boutique de Viagem Gallas & Disperati, somos especializados em roteiros culturais e experiências personalizadas. Estamos prontos para ajudar você a planejar cada detalhe da sua visita aos Países Baixos e a outros destinos imperdíveis.
Desde a escolha da melhor hospedagem até a criação de um itinerário que combine cultura, gastronomia e conforto, nossa equipe está aqui para garantir que sua experiência seja verdadeiramente inesquecível.
Entre em contato conosco e comece a planejar sua viagem dos sonhos! Acompanhe nossas novidades no Instagram e fique por dentro de dicas e inspirações para sua próxima aventura.
Até a próxima viagem!