Contrate a Boutique de Viagem

Viagem para Machu Picchu: a cidade perdida dos Incas

Não dá para conhecer o Peru sem uma viagem para Machu Picchu: uma das atrações mais visitadas de toda a América Latina.

Patrimônio Cultural da Humanidade é considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Um lugar especial que merece a sua atenção.

viagem a machu picchu com Alfredp
Ao fundo, a icônica montanha Huayna Picchu

Aspectos históricos

A cidadela está instalada em uma área com uma paisagem fantástica, no vale do rio Urubamba — um local de difícil acesso. Foi construída no século 15.

Trem de Cusco a Machu Picchu
Na estação de Cusco, o trem Hiram Bingham pronto para partir, com destino a Águas Calientes

Como chegar a Machu Picchu

A maneira mais fácil de chegar ao Peru é de avião, desembarcando em Lima. De lá você pega um vôo mais curto até Cusco — que fica a 3.400 metros de altitude.

Convém contar que o mal de altitude é algo a ser levado em conta por lá: o soroche atrapalha muitos dos visitantes e, se não levado à sério, pode trazer sérias complicações. Converse com o seu médico antes de iniciar a viagem.

De Cusco é possível ir até a cidade de Águas Calientes — de onde parte o transporte que leva a Machu Picchu. Duas companhias operam os trens locais: Peru Rail e Inca Rail.

Nós escolhemos a Peru Rail, que conta com categorias diferentes de trens, ideais para cada tipo de viajante. Nossa opção foi viajar no Hiram Bingham, que já pertenceu à Orient Express e atualmente é operada pela refinada cadeia Belmond.

Hospedagem x bate-volta

Você pode escolher se hospedar em Águas Calientes ou perto dali — existem diversas opções no lindo Vale Sagrado — ou pode fazer uma viagem para Machu Picchu em um bate-volta de Cusco.

Machu Picchu terraços
Vista dos terraços escalonados, uma maneira inteligente possibilitando que a encosta fosse cultivada

Você também pode optar por ir pela trilha Inca para chegar até lá: são opções de 4 dias ou 2 dias de caminhada.

O que ver em sua viagem para Machu Picchu

A cidadela, que é realmente encantadora! A clássica foto mostra as construções e ao fundo a Huayna Picchu — a montanha Machu Pichu está nas costas da imagem e quer dizer “montanha velha”.

Arquitetura em Machu Picchu
Somos um casal de arquiteto e engenheira e ficamos admirados com o nível de acabamento e encaixe das pedras de granito.

Impressiona ver a perfeição da talha das pedras usadas nas construções: são grandes blocos de granito acinzentado. E tudo foi feito manualmente, sem grandes recursos técnicos.

chinchilas em machu picchu
A simpática dupla de chinchilas que encontramos tomando sol nas ruínas de Machu Picchu

Para prestar atenção

A visita a Machu Picchu é de uma volta de 3km: com subidas, grandes degraus e zero proteção. Não vá se tiver qualquer problema de locomoção.

lhamas em Machu Picchu
Alguns dos moradores da cidadela, as lhamas — são dóceis e tranquilas

Considerações finais para a sua viagem a Machu Picchu

Prepare-se para andar bastante: convém ir de botas de trekking e vestir-se em camadas. O tempo muda bastante rápido por lá!

E não esqueça que para entrar no Peru não exigem visto de brasileiro, mas é preciso estar vacinado contra febre-amarela (se organize para tomar a vacina com ao menos 10 dias de antecedência antes do embarque da viagem).

Apesar de ser permitido a entrada no país com o RG — devido ao acordo do Mercosul — nós sugerimos que você viaje com o seu passaporte. E que ele esteja há mais de 6 meses da data de validade.

O por que desta recomendação? Porque passaporte na validade é SEMPRE aceito, e não há discussão. Quanto ao RG precisa estar em bom estado: e isso é subjetivo.

Já presenciamos brasileiros com problemas porque estavam diferentes da foto do RG: cabelo de outra cor ou comprimento, com ou sem barba, após ter engordado ou emagrecido.

Em viagem, achamos sempre melhor minimizar chances de perrengues e chateações. Assim fica tudo mais tranquilo!

Para saber mais sobre o nosso jeito de viajar e outros destinos em que estivemos é só nos acompanhar em nosso Instagram.

E para ver outros posts sobre o Peru confira:

O país é fantástico e aqui no blog também publicamos uma lista que merece a sua atenção: são filmes e documentários para uma viagem virtual ao Peru — alguns deles mostram algumas das paisagens de Machu Picchu.

Ao planejar sua viagem para destinos de altitude, é imprescindível viajar com um bom seguro viagem para garantir a sua segurança e tranquilidade durante a aventura.

Na Boutique de Viagem, somos especializados em criar roteiros personalizados que combinam cultura, conforto e gastronomia, transformando sua viagem em uma experiência única e inesquecível. Com nossa paixão por viagens e conhecimento aprofundado, estamos prontos para ajudá-lo a descobrir os melhores destinos.

Entre em contato conosco e comece a planejar a sua próxima viagem!