Já escrevi aqui antes um post sobre a Berlin Neoclássica e já contamos que a mais famosa destas obras na capital da Alemanha é justamente o Portão de Brandeburgo — em original: Brandenburger Tor.
Mas, antes de contar mais sobre este monumento, indico um post que a Fernanda preparou explicando as características e como nasceu o estilo Neoclássico.
Você também pode clicar no link abaixo e conhecer o nosso livro: nele contamos tudo sobre o assunto e mostramos um panorama das obras Neoclássicas mais interessantes pela Europa, Estados Unidos e no Brasil.
O Portão de Brandenburgo é uma das obras que compartilhamos em nosso livro sobre o estilo Neoclássico: Do Reino Unido ao Império.
Saiba mais sobre a atração.
Brandenburger Tor — Portal de Brandeburgo
Uma coisa que poucos sabem é que o monumento em questão foi construído onde já havia um outro Portão de Brandenburgo.
O Brandenburger Tor que conhecemos foi projetado pelo arquiteto Carl Gotthard Langhaus, as obras foram executadas entre 1789-1791, no reinado de Friedrich Wilhelm II, sendo uma das obras pioneiras no estilo em Berlim.
Era parte do plano de reurbanização da cidade e na época dava acesso ao palácio real. Hoje é o único remanescente dos 18 antigos portões de entrada na cidade.
Curiosidades sobre a famosa quadriga
O grande e imponente portal foi coroado pela quadriga de bronze do escultor Johann Gottfried Schadow. A deusa que lidera os cavalos era inicialmente Irene, ligada à Paz.
Em 1806 a quadriga foi levada para a França como troféu da vitória de Napoleão sobre a Alemanha. Só voltou para casa em 1814, ocasião em que recebeu a cruz de ferro e a águia prussiana e passou a ser dedicada à deusa Vitória.
O grande arco está situado entre o início da Avenida Unter den Linden e na borda da Pariser Platz, no centro histórico de Berlim.
Ali perto fica o Reichtag — a sede do Parlamento alemão.
O Portão de Brandenburgo, por ter sido o testemunho dos mais trágicos e relevantes eventos da História da Alemanha, tornou-se o monumento símbolo da cidade. Abaixo apresento um resumo dos principais fatos.
Portão de Brandenburg x História de Berlim
- 1918: derrota da Alemanha na 1º Guerra Mundial;
- 1936-1945: alterações nos monumentos da cidade sob o domínio do Nacional Socialismo/Nazismo, de Adolf Hitler;
- 1945: derrota na 2ª Guerra Mundial e a divisão de Berlim, e do país, em quatro zonas de ocupação militar: americana, inglesa, francesa e da União Soviética;
- 1949: data da re-divisão em República Federal da Alemanha, com capital em Bonn, e República Democrática da Alemanha, com capital na zona soviética de Berlim;
- 1961: construção do Muro de Berlim, com 3,60 m de altura e 155 km de comprimento. Dividia a zona democrática da zona socialista soviética. A quadriga foi remontada após restauro, sem a cruz ou a águia prussiana, e o sentido dos cavalos foi invertido;
- 1989: queda do Muro de Berlim, em 10 novembro;
- 1990: reunificação da República Federal da Alemanha absorvendo a República Democrática e reunindo a capital em Berlim;
- 1991: a cruz de ferro e a águia prussiana voltaram a decorar a quadriga. O sentido dos cavalos não voltou à posição original;
- 2020: restauração da fachada Neoclássica do antigo Palácio Imperial, agora em moderno edifício, com museus e atividades culturais.
Mais algumas informações
O Portão de Brandenburgo é um dos locais mais fotografados da cidade e merece a sua atenção.
Para quem ainda não o viu ao vivo e a cores estas são as suas dimensões:
- altura: 26 metros;
- profundidades: 11 metros;
- largura: 65 metros.
Quer conhecer Berlim?
Está pensando em explorar Berlim e todas as suas maravilhas? Esta vibrante capital da Alemanha é um destino repleto de história, cultura e inovação, oferecendo experiências únicas para todos os tipos de viajantes.
Se você está planejando uma viagem para Berlim, na Boutique de Viagem Gallas & Disperati estamos aqui para ajudar! Com nossa expertise em roteiros culturais, podemos criar um itinerário personalizado que inclua as principais atrações, como o Portão de Brandemburgo, a Ilha dos Museus, além de experiências autênticas que revelam a rica diversidade da cidade.
Entre em contato conosco e comece a planejar sua próxima viagem, seja para a Alemanha ou para qualquer outro destino.
Aguardo você em outras ocasiões aqui em nosso blog e lá no Instagram. Auf Wiedersehen!