para gostar de ler

Para gostar de ler: a História é muito mais interessante do que você imagina

Como fazer para gostar de ler?

Trabalhando com História muitas vezes somos surpreendidos pelo alto interesse de algumas pessoas pelos temas que apresentamos em nossos projetos.

Em outras ocasiões, infelizmente, nos deparamos com alguns que simplesmente acham a História um assunto chato, entediante. E é difícil fazer com que gastem um pouco de seu tempo para ver como podem estar errados

Porque a História pode nos ajudar a gostar de ler

Na juventude tive a sorte de ter um excelente professor de História. E lembro-me da sua preocupação em nos dar uma ideia consistente de como os fatos estudados haviam acontecido cronologicamente, não se limitando a ensinar apenas determinados movimentos ou períodos, descolados de seus fatos correlatos.

Se a maioria dos nossos alunos hoje têm horror a esta disciplina, da mesma forma como acontece com Matemática e Português, talvez seja a hora de fazer alguma coisa para mudar como as matérias são apresentadas. É preciso torná-las mais palatáveis.

Isso porque, no fundo, se nos dermos a chance, todos gostamos e precisamos da História:

  • para os que se preocupam apenas com o hoje, ela é primordial para entendermos a situação atual do país em que vivemos;
  • se você, como nós, ama viajar, saber um pouco da história do país a ser visitado fará toda a diferença;
  • para aqueles que gostam da Arte, ainda que apenas a contemporânea, só é possível compreendê-la se tiver, no mínimo, uma ideia do que foi produzido até então.

A História está presente também na televisão e no cinema. Nem sempre como aconteceram de fato, é verdade, mas você só desenvolverá um olhar crítico se tiver algum conhecimento anterior. Ou se procurar saber mais.

Nos livros, para os que preferem ler apenas romances, defendendo serem mais bem construídos, compartilho uma frase dita por um dos mais respeitados homens que tive a honra de conhecer, Olavo Setúbal:

A história real é muito mais rica do que a ficção”.

E ele tinha razão!

Criamos esse blog para ajudar a gostar de ler!

Por isso, em nossos projetos, tanto de livros como os posts desse blog ou em nossas redes sociais, temos o cuidado de apresentar a história como ela de fato ocorreu.

Mesmo que algumas vezes tenhamos que contrariar a historiografia oficial (porque é assim que apresentamos a História é apresentada em nossos livros: baseada em fatos!).

Se concorda conosco que para gostar de ler a História é fundamental, dê uma olhas em nossos livros, fizemos um resumo de cada um deles em nosso site para explicar um pouco sobre cada um de nossos projetos.

Se quiser ver informações históricas para conhecer algum destino, veja o nosso Instagram! Já estivemos em 30 países e mais de 210 cidades pelo Brasil e exterior!

E nos acompanhe por aqui!

Toda semana entra um novo assunto: destinos, arte, história e muito conteúdo interessante!

Quer receber mais conteúdos como esse?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.