Marrocos é um país belíssimo no norte da África que surpreende seus visitantes com um mix cultural rico entre o árabe, o berbére e com forte influência europeia.
Mas é preciso estar preparado para algumas particularidades importantes. Confira e esteja atento, assim aproveitará melhor o destino.
Isso é necessário porque, embora o Marrocos seja um ótimo destino de viagem, é preciso conhecer um pouco da cultura local para garantir não só a melhor experiência possível, como para evitar frustrações, problemas e arrependimentos.
Aliás, toda vez que escolhemos um destino de viagem, é preciso estudar e se informar sobre os costumes de cada lugar, sobretudo quando o local é muito diferente de onde vivemos — como neste caso.
E recomendamos que qualquer busca deva considerar os aspectos culturais do país, além de pesquisar para entender um pouco da arte e da arquitetura de cada cidade a ser visitada.
Além disso, procuramos saber sobre a história do local, além de analisar índices de violência, costumes religiosos e, quando necessário, sobre as vestimentas.
Dessa forma, podemos escolher o que vamos visitar e nos preparamos para evitar constrangimentos culturais.
Pensando nisso, neste post, vamos contar 5 curiosidades sobre o Marrocos para que você saiba mais sobre esse país antes de visitá-lo.
Boa leitura!
1. Beleza e riqueza da arte e da arquitetura marroquina
O norte da África é ocupado, desde o período neolítico, por civilizações ancestrais importantes. Portanto, é riquíssimo culturalmente.
Seu local mais turístico, Marrakech, é conhecido como a Cidade Vermelha, por causa do tom da maioria de suas construções — algumas delas iniciadas ainda no século XII.
Os árabes sempre foram reconhecidos pela beleza e pelo detalhamento de suas obras, e há muitos exemplos para se visitar pelo país. A profusão de cores e a preocupação com a amplitude e ventilação dos espaços são incríveis — e valem ser conhecidos.
E o azulejo é uma invenção árabe: preste atenção a este tipo de decoração!
2. Baixo índice de violência
Quando viajamos, principalmente para o exterior, uma de nossas principais preocupações é em relação à segurança, certo?
E quanto a este item você pode ficar tranquilo em sua visita ao Marrocos. Porque o governo atual é implacável com a violência, fazendo com que o país seja muito seguro.
Isso não quer dizer que não seja necessário estar ligado aos “espertalhões”, que buscam se aproveitar de turistas desavisados. Mas, vivendo no Brasil a maioria de nós já está acostumado a se defender. E estando lá e é só prestar atenção e ficará tudo bem!
3. Rigor das leis islâmicas
O Marrocos é um país majoritariamente islâmico, ainda que seja considerado um islamismo nada radical, se comparado a outros países do Oriente.
Além disso, o hábito de relacionar-se com visitantes estrangeiros existe há centenas de anos e eles não esperam que os visitantes sigam todas as regras. Mesmo assim, sugerimos conhecer as mais importantes.
Não fotografe mesquitas ou religiosos sem autorização e lembre-se de que é proibido beber em locais públicos.
Em hotéis, riads e restaurantes que recebem estrangeiros, isso não é um impedimento — existem, até mesmo, vinhos feitos no país.
Só não saia pelas ruas bebendo uma latinha de cerveja, ou você poderá ter sérios problemas!
4. Cuidados com as vestimentas no Marrocos
Outro ponto que merece um pouco de atenção é em relação às vestimentas dos viajantes.
Isso é algo que vale mais para quando se está em público, por isso, evite usar roupas curtas e decotadas.
Aproveite a sua estadia por lá para abusar das lindas opções de lenços e pashminas, que vão deixar as sua fotos muito mais coloridas e ainda servem para evitar que você atraia olhares desconcertantes.
Em hotéis e restaurantes frequentados por turistas tudo é liberado e não precisará se preocupar!
5. Atenção às demonstrações de afeto em público
No Marrocos as demonstrações de afeto em público são mal vistas. Portanto, é bom evitar as trocas de carícias constantes enquanto estiver por lá.
Mas, não é uma regra radical: andar de mãos dadas está liberado.
Novamente, isso vale para as ruas, monumentos e aeroportos, entre outros locais públicos.
Vale registrar que, infelizmente, a homossexualidade é crime no país! Isso não quer dizer que não existam bares e baladas nos quais tudo é liberado, e mesmo hammans para casais de homens ou mulheres.
Só é preciso se informar e ter certeza de que está no lugar correto! Para que correr riscos desnecessários, não é mesmo?
E antes de finalizar!
Apesar das grandes diferenças culturais, o país é muito interessante e acredito que seja um excelente destino de viagem.
Se ficar com medo de radicalismos, visite apenas Marrakech e deixe as outras cidades para uma próxima viagem. Basta conhecer um pouco mais sobre o país e saber dos cuidados necessários para visitá-lo pela primeira vez.
E se quiser um roteiro completo, é só entrar em contato conosco e deixar que a nossa Boutique de Viagem cuide de todos os detalhes da sua próxima viagem. Somos especialistas em formatar roteiros personalizados, sob medida para cada cliente.
Pensando em incluir outras cidades do Marrocos, confira o seguinte post:
Aguardamos uma próxima visita ao nosso blog ou em nosso Instagram @GallasDisperati.