As fotos de viagem mais interessantes quase nunca são feitas nos principais cartões postais de cada cidade, não é mesmo?!
⠀
E como temos recebido muitas mensagens pedindo dicas de fotografia, hoje trazemos algumas informações que irão garantir que você consiga fazer imagens mais bacanas tanto para guardar, como para compartilhar.
(E para quem está precisando de ajuda com algum roteiro, aqui irá encontrar tudo para programar a sua viagem).
Captação de imagens: algumas considerações gerais
Embora tenhamos uma longa experiência, o nosso campo de atuação é a fotografia de arquitetura — o que não nos impede de fazer registros interessantes em nossas viagens.
Mas é bom já deixar claro que para fazer ótimas fotos de viagem não é preciso equipamento profissional: com atenção e criatividade um bom celular dá conta do recado!
O que acontece é que muitas pessoas afirmam que não gostam de tirar fotos, porque acham que não saem bem… E aí, se dedicam cada vez menos a elas — e os registros são um resultado direto do quanto nos dedicamos.
Confira aqui as nossas dicas básicas para melhorar as SUAS fotos de viagem
- A imagem precisa estar no foco! Não tem mais ou menos neste caso: preste atenção ao foco antes de qualquer outra coisa.
- Para não esquecer: fotografia é luz! Em primeiro lugar: veja se a pessoa fotografada está bem iluminada, e sem sombras (principalmente no rosto). Senão, vai ficar difícil salvar depois.
- Preste atenção em tudo que aparece enquadrado na fotografia: olhe o fundo! Se for caótico, ou mostrar desleixo, não vai ter boa captação que faça a imagem parecer bem feita.
- O enquadramento é um item fundamental: se a foto for de uma única pessoa, não a centralize — fica muito careta. Se for de corpo inteiro: jamais corte os pés, ou a cabeça — isto é básico, mas muuuita gente esquece.
- Se você for a pessoa fotografada tente sorrir: sempre fica mais bonito. Não gosta do seu sorriso? Faça, ao menos, um ar simpático — nada de carranca.
- Não se importe se os outros vão olhar: pense que vai valer a pena e terá uma foto mais legal. Ou, você pode se preocupar com os desconhecidos que jamais verá uma segunda vez, e voltar sem aquela foto tão bacana.
- Pode parecer coisa de mãe, mas vale obedecer: se arrume um tantinho. Roupa relaxada ou amarrotada, cabelo despenteado e cara de “ai, que saco!” jamais vão render bons cliques.
- ⠀A não ser que seja fotógrafo experiente : jamais use flash! Dificilmente vai dar certo. Ah… e lembre-se: o flash não adianta nada para paisagens, principalmente em grande angular.
- E nunca use flash em museus! Então, desligue o seu e deixe de incomodar os outros!
(Confira aqui o nosso post com dicas rápidas e descomplicadas sobre maquiagem em viagem).
Mas algumas coisas para pensar antes de fotografar
Não importa se você viaja com uma câmera ou com o celular: é preciso conhecer o seu equipamento! Teste antes: você terá mais tempo e não vai perder bons registros em suas férias.
No tempo dos filmes era caro fazer testes. Agora, na fotografia digital, não há desculpa para não treinar antes.
Leve um tripé: pode ser pequeno, mas ajuda a garantir o foco em diversas situações. E ainda será um imenso apoio na hora das selfies e é essencial para quem viaja só. Contudo, é bom ter cuidado com os famosos “paus de selfie“: já são proibidos em alguns lugares.
Preste atenção às cores: de suas roupas, dos lugares fotografados, do céu. É muito mais fácil fazer fotografias interessantes explorando este artifício.
Explore com calma o destino visitado: é praticamente impossível fazer uma boa foto em frente à Fontana di Trevi! As melhores fotos de viagem acontecem em lugares que você descobre, ou visita pelo caminho. É bom estar atento!
E para fazer registros mais caprichados de cartões postais muito concorridos vale acordar cedinho, ou ir dormir mais tarde — ninguém disse que garantir boas fotos de viagem é tarefa fácil, não é mesmo?!
Outra característica que ajuda na captação de imagens é ter paciência. Aguarde as pessoas passarem, a nuvem sair da frente do sol, o vento diminuir. Isso não é perda de tempo, e o resultado compensa.
Quando for fotografar uma paisagem, ou mesmo grandes edifícios, confira o que dá melhor resultado: o lugar sozinho, ou uma pessoa ou objeto para dar a escala do tema fotografado. É muito mais fácil fazer dois cliques do que pensar que vai precisar voltar, sabe-se lá quando…
O bom fotógrafo está sempre de olho nos detalhes, no entorno. E esteja com a sua câmera sempre a postos! Nunca se sabe quando vai aparecer algo que você adoraria captar para levar o registro com você para sempre.
E isso nos leva a mais três dicas essenciais:
- se estiver com uma câmera, tenha sempre cartão de memória e baterias extras! Com o celular, tenha sempre uma fonte de alimentação. Não tem nada mais frustrante do que querer fotografar e não ter como;
- salve as suas fotos de viagem! Seja em câmera ou celular tenha sempre, ao menos, um backup. Nós sempre fazemos ao menos dois. Quantas vezes já ouviu de seus amigos que perderam TODOS os registros ao ter o celular roubado, ou por alguém ter apagado sem querer o cartão de memória da câmera;
- escolha entre os dois formatos: ou a foto é horizontal ou é vertical. Não queira inovar! Na diagonal, só vai parecer que a imagem está torta…
E uma última regra para não esquecer jamais: respeite os outros, a natureza, o patrimônio e as regras. Poucas coisas são mais deselegantes e desagradáveis do que um ogro no papel de turista!
Se você curte as nossas fotos de viagem, acompanhe nosso Instagram.
Publicamos uma matéria bem interessante sobre o Dia Mundial da Fotografia, comemorado em 19 de agosto.
Até uma próxima!