Você sabia que no período das Descobertas Portugal se tornou uma potência tão importante que, entre outras coisas, fez com que o estilo das construções daquele período ficasse conhecido como Arquitetura Manuelina?
E é justamente nesse período tão ligado à História do Brasil que foram construídos alguns dos monumentos portugueses mais importantes.
Quer saber por que e quais são? leia até o final.
A Era das Descobertas
Teve início no reinado de D. João I, tendo como figura principal o infante D. Henrique. Sua primeira conquista ultramarina foi Ceuta, em 1415, abrindo caminho para o que viria a ser uma verdadeira epopeia.
Financiados pela Ordem de Cristo, herdeira dos templários em Portugal, conquistariam riqueza e reconhecimento internacional.
D. Manuel I: o reinado que entrou para a nossa História
Em 1495 D. Manuel I foi coroado após a morte de seu primo, D. João II, e deu continuidade ao desenvolvimento dos monopólios comerciais, apoiando as navegações.
Um dos resultados da empreitada foi o Descobrimento do Brasil!
Mas as terras no Novo Mundo só despertariam o interesse português posteriormente, quando o comércio com o Oriente já não fosse mais satisfatório.
A princípio as riquezas alcançadas com a rota para as Índias receberam total atenção do governo de D. Manuel I, o qual se tornou o mais poderoso e rico rei de Portugal até então.
E, foi assim que em seu governo o país foi tomado por uma espécie de euforia construtiva que deu às edificações de então características particulares e únicas.
Os projetos, ainda em estilo Gótico, mas já com alguma influência Renascentista, desenvolveram-se em uma época propícia da economia portuguesa.
Exemplos de Arquitetura Manuelina que você não pode deixar de conhecer:
É por isso que hoje podemos contemplar monumentos tão lindos quanto interessantes, onde se destacam as cordas, símbolos intimamente ligados à era das Navegações, com uma exuberância de formas que deram a Portugal suas mais belas construções. São elas:
- Mosteiro dos Jerónimos;
- Torre de Belém
- as capelas inacabadas do Mosteiro da Batalha;
- a igreja do Convento de Cristo, em Tomar ;
- o claustro do Mosteiro de Alcobaça.
É bom deixar registrado que existem outras dezenas de construções manuelinas espalhadas pelo país, e também em Cabo Verde, na Índia e no Marrocos. As 5 obras que escolhemos são as nossas preferidas.
Um resumo do que você encontrará nas construções citadas
Em primeiro lugar, mesmo que não seja fã de Arte ou Arquitetura, o Manuelino é deslumbrante: uma profusão de detalhes, a imensidão dos espaços e a beleza de obras feitas tanto como demonstração de poder e riqueza, quanto para celebrar os feitos de toda uma Era.
Em Lisboa
É impossível conhecer Lisboa sem ter estado no Mosteiro dos Jerónimos e sem entrar na Torre de Belém.
O primeiro é o resultado da riqueza gerada naquela Era Dourada de Portugal, e o segundo marca o ponto de partida das expedições para o Novo Mundo.
Além da simbologia, são duas obras belíssimas e de grande apuro estético. E estão de frente ao rio Tejo, em um dos lugares mais aprazíveis da capital portuguesa.
Preste atenção aos detalhes!
É interessante contar que a obra foi financiada por parte do imposto chamado a “Vintena da Pimenta”. Tratava-se da cobrança de uma pequena porcentagem de todo o comércio com as especiarias que vinham da África e do Oriente.
Se apenas uma porcentagem do imposto possibilitou esta magnífica obra, dá para ter uma ideia da riqueza que o país alcançou — e porque só passou a dar importância ao Brasil quando os volumes de negócios começaram a despencar…
Em Batalha
No Conselho de Leiria, ao norte de Lisboa, fica esta construção iniciada em 1385, para marcar a consolidação da Dinastia de Avis.
É um monumento tão bonito que vale uma ida a Portugal!
A parte que mais impressiona, sobretudo em dias de céu azul, é o Panteão de D. Duarte — também conhecido por Capelas Imperfeitas. Mas preferimos chamá-las de Capelas Inacabadas.
Há um trabalho tão esmerado de rendilhado nas pedras de suas colunas que chega a emocionar.
Em Tomar
O estilo artístico que antecedeu ao estilo Gótico foi o Românico — intimamente ligado ao período das Cruzadas.
Após a extinção da Ordem dos Cavaleiros Templários eles passaram a ser perseguidos e partiram para Portugal, onde fundaram a Ordem da Cruz de Cristo.
Seus membros eram experientes e influentes e escolheram como sede o Convento de Cristo, em Tomar.
A construção inicial é uma capela octogonal, conhecida como Charola.
Em Alcobaça
O Mosteiro Real de Santa Maria de Alcobaça fica na região central de Portugal e é a primeira construção gótica do país, com início em 1178.
Além do claustro, belíssimo, não deixe de prestar atenção aos dois sarcófagos que estão dentro da igreja: ali estão os restos mortais de D. Pedro I de Portugal, conhecido como “o Cruel“, ou “o Justo” e de sua amada, D. Inês de Castro.
Ela foi assassinada e a história dos dois é um dos relatos mais apaixonados, e violentos, da história portuguesa.
Os sarcófagos de Pedro e Inês estão frente a frente: para que no dia do Juízo, ao acordarem para a nova vida, a primeira coisa que vejam seja um ao outro.
É de arrepiar!
Não temos Gótico ou Arquitetura Manuelina no Brasil, mas…
O Gótico é um estilo artístico que tem os exemplos desde os anos 1200, até meados do século XVI, de uma maneira tardia.
E vale ressaltar ainda que no Brasil este estilo arquitetônico influenciou a construção de prédios neo-manuelinos (tardios) no final do século XIX e início do XX, como o Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro e o de Salvador, e o Centro Português, em Santos.
Portanto, você não terá conhecido Portugal de fato se não conhecer as principais obras da Arquitetura Manuelina no país.
Para ter muitas dicas de História, Arte e Arquitetura em Portugal, no Brasil e em mais 30 países em que estivemos, é só ficar de olho nas publicações aqui em nosso blog e em nosso Instagram!
Conte com a nossa ajuda profissional
Se você tem interesse em explorar a Arquitetura Manuelina e suas obras-primas durante sua próxima viagem, conte com a nossa ajuda profissional! Na Boutique de Viagem Gallas & Disperati, sabemos que esse estilo arquitetônico é melhor aproveitado com informações de quem realmente conhece a história e os detalhes das construções.
Oferecemos roteiros personalizados que o levarão a descobrir as mais impressionantes expressões da Arquitetura Manuelina, desde o magnífico Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa até o deslumbrante Convento de Cristo em Tomar. Cada parada será uma oportunidade de vivenciar a rica herança cultural de Portugal.
Entre em contato conosco e comece a planejar sua jornada por Portugal. Estamos ansiosos para ajudá-lo a descobrir a beleza e a história por trás desse incrível estilo arquitetônico!