Já afirmamos anteriormente que uma viagem a Lübeck é altamente recomendável para quem aprecia história, arte, gastronomia e muita tradição.
Alfredo já escreveu, em seu post sobre Lübeck, sobre as principais atrações desta linda cidade medieval, que não deve ser esquecida em um roteiro de viagem pelo norte da Alemanha.
Hoje, vou compartilhar uma lenda bastante famosa na região, que reforça ainda mais os motivos para programar sua visita a Lübeck.
O diabo e a Marienkirche
A Marienkirche, ou Igreja de Santa Maria, foi construída entre 1277 e 1351 como um símbolo do poder e da prosperidade de Lübeck. Considerada o melhor exemplo do estilo Gótico de Alvenaria na região do Mar Báltico, pertence à Igreja Evangélica-Luterana da Alemanha do Norte.
A construção da igreja trouxe para a cidade a influência do Gótico francês; no entanto, ao contrário das catedrais de Reims e Colônia, que empregam pedras, a Marienkirche foi edificada com alvenaria de tijolos cozidos.
A igreja apresenta três arcadas construídas em alvenaria, sendo a central e maior, com 39 metros de altura, considerada a mais alta do mundo nesta técnica construtiva. Ao todo, possui nove capelas laterais e, na fachada oeste, exibe duas torres majestosas de 125 metros de altura.
(A imagem que ilustra a parte superior deste post é uma vista do teto da igreja — a pintura lembra um delicado bordado.)
A Guerra e a Restauração
Na noite do Domingo de Ramos, em 28 de março de 1942, a Marienkirche foi duramente atingida por um ataque aéreo da RAF. A Catedral de Lübeck, a Petrikirche e cerca de um quinto do centro histórico da cidade também sofreram danos. Infelizmente, muitas obras da Idade Média foram destruídas e queimadas no interior das igrejas.
Antes do fim da guerra, a Marienkirche foi protegida por uma cobertura de emergência e, em 1947, começaram sua restauração, que levou doze anos. Hoje, a igreja está em plena forma!
O Diabo Mora ao Lado
Uma curiosidade apreciada por turistas e visitantes em Lübeck é a lenda do diabo que ajudou na construção da Marienkirche, acreditando que uma taverna seria instalada ali. Decepcionado e revoltado com a realidade, ele ameaçou destruir a obra jogando uma imensa pedra da torre ao chão. Para apaziguá-lo, prometeram construir uma taverna em frente à igreja, o que foi atendido.
Hoje, o diabo está sentado em uma pedra na fachada sul da igreja, em frente ao Ratsweinkeller — a Taverna da Câmara Municipal de Lübeck.
A escultura em bronze é do artista plástico Rolf Goeler (1927-2006) e retrata um diabo simpático e amigável, ligando a igreja ao cotidiano das pessoas. Ele não é ameaçador e, assim como a igreja, faz parte da vida diária da cidade. É uma boa lembrança de que cabe a cada um de nós escolher o melhor caminho.
O Que Mais Ver em uma Viagem a Lübeck?
A cidade é linda e repleta de atrativos interessantes. Confira informações complementares nos seguintes posts:
- Lübeck: uma cidade medieval, hanseática das sete torres e do marzipan;
- Norte da Alemanha: roteiro por 7 cidades adoráveis. Lübeck é uma delas, confira quais são as outras;
- Marzipan de Lübeck: um motivo delicioso para visitar a cidade;
- Conheça Lübeck, a cidade natal de Thomas Mann.
Gostou? Volte mais vezes, acompanhe o nosso blog e nosso Instagram.
Precisando de ajuda para a sua próxima viagem? Descubra como a Boutique de Viagem pode transformar sua próxima viagem em uma experiência única e inesquecível. Entre em contato conosco!