Uma viagem de trem pode ser a melhor opção para se conhecer diversos destinos na Europa, e vamos contar aqui tudo que você precisa saber para que a sua seja perfeita. Confira!
Em primeiro lugar, saiba que com planejamento você irá conseguir descontos bastante vantajosos: então se organize, para poder comprar as passagens com antecedência!
Quando uma viagem de trem vale a pena
- Ideal para viajantes que não levam muita bagagem;
- em trajetos menores, como viagens bate-volta;
- quando você quer descansar ou trabalhar no trajeto: dispondo de mais espaço e conforto;
- para poder apreciar a paisagem: campos floridos, natureza, vales e outros;
- quase sempre é possível economizar (na maioria das vezes sai muito mais em conta do que alugar um carro);
- Para evitar as chateações e perda de tempo em aeroportos.
Garanta todas as vantagens seguindo essas dicas
Já dissemos no começo que organização é primordial para o sucesso de sua viagem de trem. Por isso saiba que a primeira coisa a considerar é comprar as passagens com antecedência.
Dessa forma irá garantir preços menores e a possibilidade de escolher os seus assentos.
É preciso ao menos dois meses de antecedência para alcançar os maiores descontos: mas depende da companhia. Às vezes é possível comprar tickets com três meses de antecedência e mesmo quatro. Se informe!
E é bom estar atento às regras de cancelamento; e também se é possível pontuar em seu programa de milhagem. Sempre compensa!
O que levar em sua viagem de trem
Isso vai depender do trajeto, e de seu tipo de viajante. Mas, a regra geral é: leve só o que consegue carregar com facilidade!
O máximo a considerar é uma mala de mão e uma mala de roupas por pessoa. Você precisa ser capaz de subir com elas no trem e de colocá-las nos maleiros. Em alguns trens eles ficam na parte superior dos assentos, então não exagere no peso da mala!
E se estiver com crianças diminua as malas e tenha uma mão livre. Elas vão precisar de sua ajuda para entrar e sair dos trens.
É preciso saber também que nem todos os trens tem bagagem liberada: em alguns só é possível acomodar junto aos assentos a mala de mão.
E nem todos os vagões tem maleiros! Certifique-se de que terá espaço para as suas malas quando emitir seus bilhetes, para não correr o risco de ser multado! Ou de precisar largar as suas malas em outro vagão: a Europa é mais segura que o Brasil, mas não é bom bobear…
Outra coisa: sempre obedeça a seu vagão e lugar. E tenha a mão o seu bilhete, e seu passaporte. Em trajetos mais longos é possível que sejam conferidos mais de uma vez, sobretudo ao passar a fronteira de um país para outro.
E saiba também
É preciso estar bem atento, sobretudo em trens intercity: muitas vezes será preciso validar o seu ticket antes do embarque. Se informe e tenha a certeza de fazer o procedimento corretamente:
- encontrar as máquinas de validação na plataforma antes de entrar em seu vagão. Se não fizer isso poderá ser multado: e os valores são altos!
Em alguns trens é preciso pagar uma taxa extra para embarcar com bagagens maiores (esquis, bicicletas e afins): isso garante que terá lugar para levá-las e sai muito mais em conta quando o direito é comprado com antecedência, podendo até ser gratuito. Portanto, não deixe para resolver isso na última hora…
E considere também que: se não estiver embarcando ou desembarcando nos destinos iniciais ou finais do trajeto do trem poderá ter pouquíssimo tempo para entrar ou sair. Fique esperto!
Os trens europeus quase nunca atrasam — e tudo é informado tanto dentro do trem quanto em cada plataforma das escalas do trajeto. Preste atenção ao número de seu trem e siga as orientações. É fácil!
Esteja pronto e seja rápido: observe onde seu vagão irá parar e fique a postos para entrar, ou esteja próximo a saída, para descer sem demora.
Europeus tem pouquíssima paciência com turistas atrapalhados, e você não vai querer ser um deles.
E quando não vale a pena viajar de trem
- Em primeiro lugar: se você viaja com muita bagagem, ou malas muito pesadas.
- para pais ou famílias com muitas crianças: com certeza, será melhor alugar um carro grande;
- se você não consegue cumprir horários: trens não esperam.
E mais algumas informações para que a sua viagem de trem seja perfeita
Em algumas companhias existe a possibilidade de viajar no que é conhecido como “quiet zone“. São usados por executivos que querem trabalhar e pessoas que preferem tranquilidade.
Não escolha essa opção de não consegue falar baixo, se irá ficar conversando pelo celular ou se estiver com crianças.
Para quem viaja de executiva, ou first class, é possível reservar cabines em alguns trajetos. Servem para 4 pessoas e são ideais para famílias.
Na classe econômica também existem assentos para 4 pessoas, com uma mesa central.
Se for viajar em casal o ideal é escolher duas poltronas, lado a lado ou as simpáticas opções de corredor, com uma poltrona de frente para a outra, com uma mesa de apoio ao centro.
Também há poltronas para quem viaja só.
Alimentação em viagens de trem
Quase todos os trens contam com serviço de alimentação no trajeto. Em algumas ocasiões há um vagão com restaurante, ou lanchonete: você pode comer lá ou comprar e levar para o seu lugar.
Se preferir economizar: o melhor é levar o seu próprio lanche. Na maioria das estações de trem têm lugares que vendem ao menos cafés, bebidas e sanduíches.
Lembre-se: é preciso que tudo seja facilmente carregável para dentro do seu vagão. Nada de exageros!
Em trajetos mais longos, ou nas categorias mais confortáveis, há serviço de bordo: alguns com opções bastante boas e até pratos quentes! Se informe antes.
Comprar ou não um Passe de trem
Essa é a última condição para você resolver: existem passes para viagens de trem individuais e familiares. Diversas companhias emitem esses passes: confira se compensa para o seu caso e se está de acordo com o seu planejamento.
No nosso caso, nunca valeu a pena. Mas pode ser uma boa para:
- mochileiros que farão várias viagens dentro da Europa;
- famílias com crianças;
- turistas que não querem se preocupar em escolher e emitir os tíquetes de cada ramo da viagem.
De qualquer maneira, cheque antes de comprar se o passe de trem dá direito a viajar aos destinos escolhidos por você.
Agora está pronto para programar a sua viagem de trem!
Ou, se preferir, nos podemos fazer tudo para você!
A Gallas & Disperati é também uma Boutique de Viagem e cuidamos de todos os detalhes de sua viagem, na medida de suas necessidades e expectativas.
Até lá nos acompanhe em nosso Instagram e fique de olho aqui no blog, esperamos rever você em breve.