Planejar uma viagem a Berlim é coisa séria: é preciso ter informações consistentes para conseguir escolher quais lugares ver e quais atrações conhecer.
Isso porque a capital da Alemanha é muito grande, cheia de história e bastante rica culturalmente.
Por isso já fizemos publicações aqui no blog contando aspectos menos óbvios de lá e também compartilhamos os seguintes posts:
- Berlim: arquitetura no auge do neoclássico;
- Portão de Brandenburgo: o principal cartão postal de Berlim.
Mas como filmes e séries tem o poder de mostrar diferentes cenários e ainda contar sobre o modo de viver de cada destino preparamos uma lista com títulos para fazer uma agradável viagem a Berlim.
Viagem a Berlim com os seguintes filmes e séries
Em nosso post Filmes para viajar a Alemanha abrimos com estórias que se passam na capital alemã:
Filmes
1. Adeus Lenin, de 2003, dirigido por Wolfgang Becker
Levou Daniel Brühl ao estrelato e Katrin Sass deu um show.
O filme começa com a queda do muro de Berlim e se desenrola com o filho que tenta proteger a mãe doente e radicalmente comunista de um choque. E as agruras que ele enfrenta para evitar que ela perceba que tudo está mudando rapidamente.
É um filme inteligente e divertido que mostra as diferenças entre a vida nas duas Alemanhas e explica o porque da rápida consolidação de um único país: muito mais forte.
2. Corra, Lola Corra, de 1998, dirigido por Tom Tykwer
Importante por ser o filme que abriu as portas do mundo para o então novo cinema alemão, possível após a unificação do país. Mostra vários cartões postais berlineneses.
3. A vida dos Outros, de 2006, dirigido por Florian Henckel von Donnersmarck
Uma volta ao passado, mostrando como agia a Stasi e como a vida das pessoas que viviam na Alemanha Oriental era controlada pelo estado.
4. Altos Negócios, de 2020, dirigido por Cúneyt Kaya
Um filme leve e inteligente baseado em uma história real: uma espécie de lobo de Wall Street com um jovem alemão no papel principal.
Os atores são muito carismáticos: excelente diversão!
5. A Onda, de 2008, dirigida por Dennis Gansel
Mais uma história real, baseada em um best seller alemão.
Um professor em um colégio em uma pequena cidade nos arredores de Berlim começa uma tarefa extracurricular e acaba perdendo o controle de seus alunos: eles iniciam uma facção fascista que aterroriza a comunidade.
Imperdível para quem tem filhos adolescentes. Todos os atores são ótimos e A Onda levou vários prémios.
6. Desnorteados, de 2015, dirigido por Nacho Velilla
É uma comédia espanhola, o título original é Perdiendo el Norte. O filme é protagonizada por Yon González e Blanca Suáres. O elenco é ótimo e você poderá ver uma ainda desconhecida Úrsula Corberó — a Tokyo, de La Casa de Papel.
O filme mostra alguns jovens espanhois com formação universitária que deixam Madri — onde não conseguem emprego — e embarcam com o sonho de encontrar melhores oportunidades em Berlim.
Ali a primeira barreira é a língua, a outra é a diferença de clima da ensolarada Espanha para o norte da Alemanha. Mas, há muito mais que eles precisam aprender. Vale para ver as diferenças culturais de cada povo.
Séries
7. Cães de Berlim, de 2018
Já escrevi em nosso post Séries para viajar: valem o investimento do seu tempo que Cães de Berlim é uma dsa melhores séries policiais da Netflix.
Com um ritmo frenético escancara a diversidade cultural da capital da Alemanha, mostrando parte de suas mazelas, o mundo do futebol e das apostas ilegais.
Os dois personagens principais são inesquecíveis: o ator Fahri Yardim e Felix Kramer, que também trabalhou na série adolescente Dark.
Os dois são em tudo diferentes e obrigados a trabalhar juntos para resolver o assassinato de um astro do futebol. Sigo torcendo para chegar logo a prometida segunda temporada.
Só não espere ver os cartões postais berlinenses em Cães de Berlim: grande parte da trama se passa no bairro turco de Kreuzberg.
Aliás: sabia que há mais de 1 milhão de turcos em Berlim?
E mais uma coisa para prestar atenção: a mãe neonazista de um dos personagens principais é papel da estrela Katrin Sass, de Adeus Lenin.
8. Nada Ortodoxa, de 2019
Também já listamos no post Séries para viajar: valem o investimento do seu tempo. Nada Ortodoxa foi indicada para dezenas de prêmios a única temporada é tocante: inspirada na história real de Deborah Feldman.
Para preservar a sua vida pessoal alguns fatos foram ajustados, mantendo a essência dos acontecimentos.
A série começa em Nova York e a jovem protagonista foge para Berlim, a procura de sua mãe. Um programão que ainda mostra lindos lugares na capital alemã.
9. A Penúltima Palavra, de 2020
Para quem gosta de humor negro, lembra bastante a premiada série americana Sete Palmos (Six Feet Under, foi ao ar entre 2001 e 2005).
Começa com a repentina morte do marido da protagonista que surta, passa a ver o fantasma e começa a trabalhar como oradora em velórios. Um tema estranho, mas a produção é divertida.
E aqui vale mais um comentário: no original a série se chama Das Letzte Wort, que quer dizer: a última palavra. Sou só eu, ou alguém mais fica sem entender porque os títulos em português são quase sempre diferentes dos originais?
Bônus:
O Caso Collini, de 2019
Filmaço disponível na Netflix e que é imperdível: mostra cartões postais da capital da Alemanha com um enredo que nos deixa quase sem piscar.
O italiano Franco Nero faz o Collini, e sua interpretação é sensacional. É possível sentir as suas emoções pelo seu olhar. Elyas M’Barek faz o jovem advogado de defesa em seu primeiro caso: o assassinato premeditado de um respeitado empresário, com o qual tem ligações quase familiares.
A direção é de Marco Kreuzpaintner e é baseado em uma história verídica, é um programaço!
E agora deixo você a sós para digerir todas as informações e pensar em uma próxima viagem a Berlim. Eu já estou sonhando com a nossa!
Vai viajar para a Alemanha? Saiba que a Gallas & Disperati é também uma Boutique de Viagem e oferecemos desde a assessoria completa até um serviço de consultoria, na medida de suas necessidades e expectativas.
Precisando de ajuda com seus próximos roteiros é só entrar em contato conosco.
Espero você de volta por aqui em nosso blog e também no Instagram!