Dia 19 de junho é o Dia do Cinema Nacional e aproveitamos a data para compartilhar uma lista com uma escolha de 8 ótimos títulos para quem quer conhecer, ou rever, alguns dos melhores destinos neste nosso imenso Brasil.
Leia, assista e compartilhe. Assim nos ajuda a chegarmos mais longe.
8 ótimos títulos do Cinema Nacional que todos deveriam assistir
1. O Quatrilho
Este filme fez história: foi o segundo título nacional a concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1996. Antes dele apenas O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte, havia conseguido tal reconhecimento, no ano de1962.
O Quatrilho não levou o prêmio e, depois dele apenas dois outros filmes conseguiram concorrer ao sonhado Oscar: O que é isso, companheiro?, de 1998, e Central do Brasil, de 1999.
Lançado em 1995 a direção de O Quatrilho é de Fábio Barreto e o roteiro foi baseado no livro de José Clemente Pozenato. As personagens principais ficaram a cargo de Patricia Pilar e Glória Pires. A estória se passa no Rio Grande do Sul e narra a vida de dois casais de jovens recém casados de famílias italianas.
O casarão que serviu de cenário principal fica no Caminho de Pedra, em Bento Gonçalves — na belíssima região do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul.
2. O Filme da Minha Vida
É também na Serra Gaúcha que se passa este título, de 2017. O personagem principal é do carismático Johnny Massaro e a direção de Selton Mello. O elenco conta ainda com o francês Vincent Cassel, Bruna Linzmeyer e uma pontinha do ótimo Rolando Boldrin.
O cenário são as bonitas paisagens do Rio Grande do Sul.
3. O Auto da Compadecida
Já virou um clássico do cinema nacional. Lançado no ano 2000 foi dirigido pelo sempre bom Guel Arraes, com o roteiro baseado na obra de Ariano Suassuna.
Se já assistiu, vale rever, se ainda não viu: veja!
Foi todo filmado em Cabaceiras, cidade a 166 km de João Pessoa que acabou conhecida como a Roliúde Brasileira.
O elenco é sensacional: nos papéis principais estão Matheus Nachtergale e Selton Mello. Entre tantos outros destacamos os coadjuvantes Marco Nanini e Lima Duarte. Maurício Gonçalves aparece como Jesus; Luís Melo faz o Diabo e a fantástica Fernanda Montenegro é a doce Nossa Senhora da Compadecida.
Em Cabaceiras, na Paraíba, foram filmados dezenas de filmes, entre os quais indicamos também Cinema, Aspirinas e Urubus.
4. Lisbela e o Prisioneiro
Mais um filme dirigido por Guel Arraes com Selton Mello — um dos atores nacionais que Alfredo e eu mais gostamos.
Lançado em 2003 e estória se passa no estado de Pernambuco e cada um dos atores brilhou em seus papéis: Selton faz o prisioneiro; Bruno Garcia o jovem que já esteve no Rio de Janeiro; Marco Nanini está perfeito como o vilão; Débora Falabella faz a mocinha romântica e André Mattos o chefe de polícia e pai da doce Lisbela.
Vale a pena prestar atenção também a ótima trilha sonora.
5. Deus é Brasileiro
Este título entrou em exibição em 2003 e foi dirigido por Cacá Diegues, com roteiro adaptado em obra de João Ubaldo Ribeiro.
Antônio Fagundes faz Deus, que decidiu tirar umas férias e está em busca de alguém para substituí-lo por alguns dias. O escolhido é o personagem de Wagner Moura e a dupla aparece nos mais bonitos cenários de Alagoas, Tocantins, Rio de Janeiro e Pernambuco.
Hugo Carvana e Paloma Duarte também estão na trama. Alguns destinos que aparecem com mais detaque: a Foz do Rio São Francisco e o Parque Nacional do Jalapão.
6. A suprema felicidade
Imperdível para quem é fã da obra de Arnaldo Jabor, que dirigiu o filme, lançado em 2010. A estória mostra aquele Rio de Janeiro mítico, que já não existe mais, começando a narrativa na época pós-guerra.
No elenco estão Marco Nanini, Dan Stulbach e João Miguel.
7. Sangue Azul
Esté é, com certeza, o menos conhecido dos títulos deste nosso post sobre o Cinema Nacional. Lançado em 2014 e dirigido por Lírio Ferreira traz no papel principal Daniel Oliveira.
Toda a trama se passa em Fernando de Noronha — e a paradisíaca ilha é um cenário e tanto.
No elenco estão também Sandra Corveloni, Matheus Nachtergale e Milhem Cortaz.
8. Ensaio sobre a cegueira
Não é uma produção nacional, mas o diretor é Fernando Meirelles.
A obra é baseada no livro homônimo de José Saramago e no elenco estão figuras hollywoodianas como Juliane Moore, Mark Ruffalo e a brasileira Alice Braga.
Parte da trama foi filmada na cidade de São Paulo, onde é possível ver o Vale do Anhangabaú, a Ponte Estaiada e o Teatro Municipal.
Indo além do cinema nacional: curte filmes, séries e destinos de viagem pelo mundo?
Então saiba que por aqui, em nosso blog, sempre publicamos listas caprichadas misturando estes temas. Não deixe de conferir:
- Filmes para viajar;
- Filmes e séries para viajar;
- Topa viajar para Paris com estas 5 ótimas séries?
- Filmes para viajar para Paris;
- Séries para viajar;
- Filmes e viagens;
- A Espanha nos filmes de Almodóvar;
- Filmes holandeses;
- Filmes para viajar a Alemanha;
- Viaje para Copenhague com a ótima série Borgen.
Vai viajar para algum destino de viagem?
Se você está planejando explorar os diversos destinos nacionais, sua próxima viagem pode ser cheia de surpresas encantadoras! Na Boutique de Viagem Gallas & Disperati, estamos prontos para ajudar a tornar sua experiência memorável.
Oferecemos roteiros personalizados que destacam as melhores atrações e experiências culturais em cada canto do Brasil. Entre em contato conosco e vamos garantir que suas viagens nacionais sejam repletas de descobertas inesquecíveis.
Para ficar por dentro de tudo que passa em nosso radar é só nos acompanhar por aqui ou no instagram @gallasdisperati.
Esperamos rever você mais vezes!