Contrate a Boutique de Viagem

Cinema Nacional: conheça alguns dos melhores destinos no Brasil com esta lista de filmes

cinema nacional

Dia 19 de junho é o Dia do Cinema Nacional e aproveitamos a data para compartilhar uma lista com uma escolha de 8 ótimos títulos para quem quer conhecer, ou rever, alguns dos melhores destinos neste nosso imenso Brasil.

Leia, assista e compartilhe. Assim nos ajuda a chegarmos mais longe.

8 ótimos títulos do Cinema Nacional que todos deveriam assistir

1. O Quatrilho

Este filme fez história: foi o segundo título nacional a concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1996. Antes dele apenas O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte, havia conseguido tal reconhecimento, no ano de1962.

O Quatrilho não levou o prêmio e, depois dele apenas dois outros filmes conseguiram concorrer ao sonhado Oscar: O que é isso, companheiro?, de 1998, e Central do Brasil, de 1999.

Lançado em 1995 a direção de O Quatrilho é de Fábio Barreto e o roteiro foi baseado no livro de José Clemente Pozenato. As personagens principais ficaram a cargo de Patricia Pilar e Glória Pires. A estória se passa no Rio Grande do Sul e narra a vida de dois casais de jovens recém casados de famílias italianas.

O casarão que serviu de cenário principal fica no Caminho de Pedra, em Bento Gonçalves — na belíssima região do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul.

cinema nacional e o cenário de O Quatrilho
O casarão que serviu de cenário principal para o filme O Quatrilho

2. O Filme da Minha Vida

É também na Serra Gaúcha que se passa este título, de 2017. O personagem principal é do carismático Johnny Massaro e a direção de Selton Mello. O elenco conta ainda com o francês Vincent Cassel, Bruna Linzmeyer e uma pontinha do ótimo Rolando Boldrin.

O cenário são as bonitas paisagens do Rio Grande do Sul.

3. O Auto da Compadecida

Já virou um clássico do cinema nacional. Lançado no ano 2000 foi dirigido pelo sempre bom Guel Arraes, com o roteiro baseado na obra de Ariano Suassuna.

Se já assistiu, vale rever, se ainda não viu: veja!

Foi todo filmado em Cabaceiras, cidade a 166 km de João Pessoa que acabou conhecida como a Roliúde Brasileira.

O elenco é sensacional: nos papéis principais estão Matheus Nachtergale e Selton Mello. Entre tantos outros destacamos os coadjuvantes Marco Nanini e Lima Duarte. Maurício Gonçalves aparece como Jesus; Luís Melo faz o Diabo e a fantástica Fernanda Montenegro é a doce Nossa Senhora da Compadecida.

Em Cabaceiras, na Paraíba, foram filmados dezenas de filmes, entre os quais indicamos também Cinema, Aspirinas e Urubus.

Roliúde, em Cabaceiras, onde já foram filmados varios filmes do cinema nacional
Filmagem em Cabaceiras, foto de Lucas Vasconcelos, em Unsplash

4. Lisbela e o Prisioneiro

Mais um filme dirigido por Guel Arraes com Selton Mello — um dos atores nacionais que Alfredo e eu mais gostamos.

Lançado em 2003 e estória se passa no estado de Pernambuco e cada um dos atores brilhou em seus papéis: Selton faz o prisioneiro; Bruno Garcia o jovem que já esteve no Rio de Janeiro; Marco Nanini está perfeito como o vilão; Débora Falabella faz a mocinha romântica e André Mattos o chefe de polícia e pai da doce Lisbela.

Vale a pena prestar atenção também a ótima trilha sonora.

5. Deus é Brasileiro

Este título entrou em exibição em 2003 e foi dirigido por Cacá Diegues, com roteiro adaptado em obra de João Ubaldo Ribeiro.

Antônio Fagundes faz Deus, que decidiu tirar umas férias e está em busca de alguém para substituí-lo por alguns dias. O escolhido é o personagem de Wagner Moura e a dupla aparece nos mais bonitos cenários de Alagoas, Tocantins, Rio de Janeiro e Pernambuco.

Hugo Carvana e Paloma Duarte também estão na trama. Alguns destinos que aparecem com mais detaque: a Foz do Rio São Francisco e o Parque Nacional do Jalapão.

6. A suprema felicidade

Imperdível para quem é fã da obra de Arnaldo Jabor, que dirigiu o filme, lançado em 2010. A estória mostra aquele Rio de Janeiro mítico, que já não existe mais, começando a narrativa na época pós-guerra.

No elenco estão Marco Nanini, Dan Stulbach e João Miguel.

7. Sangue Azul

Esté é, com certeza, o menos conhecido dos títulos deste nosso post sobre o Cinema Nacional. Lançado em 2014 e dirigido por Lírio Ferreira traz no papel principal Daniel Oliveira.

Toda a trama se passa em Fernando de Noronha — e a paradisíaca ilha é um cenário e tanto.

No elenco estão também Sandra Corveloni, Matheus Nachtergale e Milhem Cortaz.

cinema nacional e fotografia marinha de tubarão
Tubarão que encontrei em um dos mergulhos em Noronha. A imagem da parte superior do post é uma vista da ilha fotografada do mar

8. Ensaio sobre a cegueira

Não é uma produção nacional, mas o diretor é Fernando Meirelles.

A obra é baseada no livro homônimo de José Saramago e no elenco estão figuras hollywoodianas como Juliane Moore, Mark Ruffalo e a brasileira Alice Braga.

Parte da trama foi filmada na cidade de São Paulo, onde é possível ver o Vale do Anhangabaú, a Ponte Estaiada e o Teatro Municipal.

cinema nacional em gramado
Detalhe do Palácio dos Festivais. Sede da mais importante premiação do Cinema Nacional: o Festival de Gramado e seu Kikito

Indo além do cinema nacional: curte filmes, séries e destinos de viagem pelo mundo?

Então saiba que por aqui, em nosso blog, sempre publicamos listas caprichadas misturando estes temas. Não deixe de conferir:

Vai viajar para algum destino de viagem?

Se você está planejando explorar os diversos destinos nacionais, sua próxima viagem pode ser cheia de surpresas encantadoras! Na Boutique de Viagem Gallas & Disperati, estamos prontos para ajudar a tornar sua experiência memorável.

Oferecemos roteiros personalizados que destacam as melhores atrações e experiências culturais em cada canto do Brasil. Entre em contato conosco e vamos garantir que suas viagens nacionais sejam repletas de descobertas inesquecíveis.

Para ficar por dentro de tudo que passa em nosso radar é só nos acompanhar por aqui ou no instagram @gallasdisperati.

Esperamos rever você mais vezes!