Estocolmo é a dinâmica capital da Suécia, um dos cinco Países Nórdicos e com IDH — Índice de Desenvolvimento Humano — ranqueando entre os mais altos do planeta.
A região da Escandinávia é conhecida pelo alto padrão de vida da população, pela cultura, as tradições que remontam a Era dos Vikings e pela valorização de uma decoração discreta e aconchegante.
Saiba a seguir qual é a melhor época para visitar o destino, quais são os locais imperdíveis e conheça o melhor de Estocolmo: muito mais do que só o nome de um dos personagens da série La Casa de Papel.
A confusão entre País Nórdico e Escadinavo
A Suécia faz parte dos dois grupos, embora não sejam sinônimos. Para entender quais são as diferenças confira:
- Países Nórdicos: saiba quais são e suas principais atrações.
- Escandinávia: 3 países, 3 coroas e 3 destinos apaixonantes.
Quando visitar o país
Aqui vem aquela resposta clássica: depende!
Para circular por Estocolmo com bom tempo o melhor é no verão, quando é alta temporada no país. É a época mais interessante para quem quer ampliar a viagem e visitar também as outras duas capitais escandinavas: Copenhagen e Oslo. Ou, para quem tem ainda mais tempo, esticar até Helsinki, a capital finlandesa.
Para aqueles que sonham em conhecer a Lapônia ou pretendem ver a Aurora Boreal, então será preciso enfrentar o forte inverno nórdico.
Um bom ponto de partida neste caso é a cidade de Tromso. De lá é possível visitar fazendas de renas, fazer um safári fotográfico em busca de baleias ou sair em busca das luzes esverdeadas do norte.
Onde fica Estocolmo?
Já firmamos acima que Estocolmo é a capital da Suécia, mas é bom completar que o país fica na Península Escandinava e que o destino foi construído sobre 14 ilhas, a beira do Mar Báltico.
Resumo vapt-vupt da Suécia
Terceiro maior país dos 28 que compõe a União Europeia a Suécia tem uma população de pouco mais de 10 milhões de habitantes, dos quais mais de 1,5 milhão vivem na capital e maior cidade do país, Estocolmo.
Formalmente é o Reino da Suécia, uma monarquia constitucional com governo de sistema parlamentar. Com isso a família real ocupa cargos apenas representativos. O rei é Carl Gustaf XVI, casado com Silvia — a rainha nascida em Heidelberg e filha de mãe brasileira que passou a infância e parte da juventude no Brasil.
E aqui vale contar uma curiosidade. Quando jovens Silvia e Alfredo, meu marido também filho de pai alemão, viviam no mesmo bairro. Como os dois têm a mesma faixa etária circulavam de bicicleta na mesma turma de amigos pelas ruas de Moema.
Mais tarde Silvia foi estudar fora, conheceu o então príncipe da Suécia e tornou-se rainha.
E Alfredo ficou com mais esta história para contar.
Quanto dinheiro levar para Estocolmo
A resposta é fácil: zero!
A cidade se orgulha de ser cashless e nos sete dias em que estivemos por lá vimos confirmação desta afirmação em todas as partes. Sem cartões — sejam eles de crédito ou débito — você não compra nem um cafézinho em Estocolmo.
Não adianta levar coroas: não são aceitas em muitos estabelecimentos como lojas, hotéis, mercados, museus, transporte público etc.
Como circular em Estocolmo
Só considere duas opções: de transporte público, ou a pé. Andar de táxi na cidade é caríssimo, algo que os locais reservam apenas para emergências ou alguma atividade pontual.
Inclusive, ao chegar lá, você possivelmente será avisado pelo pessoal da sua hospedagem que é preciso tomar cuidado com os táxi. Eles recomendam NUNCA pegar um táxi acenando na rua e só usar a empresa oficial da cidade. Para ter acesso ao serviço é preciso agendar e os valores são mesmo muito altos.
O preço das corridas do aeroporto e centro da cidade são tabelados.
Transporte público
Pode ser por ônibus, trem ou pelas barcas.
Sim! Não se esqueça de que Estocolmo é uma cidade construída sobre um arquipélago, então não dá para dizer que conheceu a cidade se não circulou em alguma das barcas — e não se limite a fazer apenas um city tour aquático.
Dependendo de onde estiver, a barca será a melhor maneira de chegar em seu destino seguinte. Aproveite as vistas e faça muitas fotos!
(Se acha que pode melhorar os seus registros fotográficos durante seus dias pelo mundo não deixe de ler a matéria que preparamos Fotos de Viagem: com dicas essenciais para garantir ótimos clicks).
O que ver em Estocolmo
A cidade é muito interessante então reserve, no mínimo, quatro dias inteiros para conhecê-la. Nós ficamos sete.
Começando pela charmosa cidade antiga, conhecida como Gamla Stan. A área é ocupada desde o século XII e atualmente ali estão lojas, restaurantes, hotéis cafés e alguns prédios de moradia.
Não deixe de ver a Stortorget, a praça mais famosa da capital sueca. No verão está sempre lotada e vale fazer reserva para comer por ali, ou ter paciência e aguardar em algumas filas.
Que tal um passeio de barco pelo arquipélago? São várias as opções a escolher. Uma das preferidas dos turistas que visitam Estocolmo é o cruzeiro pelas pontes da cidade. Saiba que são quase 60!
Confira os principais museus para conhecer na cidade
Mesmo para quem afirma não gostar de museus recomendamos visitar o Vasamuseet, em português Museu do Vasa. Ele é único no mundo: um prédio elegante e amplo construído para que os visitantes possam ver o imenso Vasa, um barco de guerra construído no século XVII.
O Vasa afundou logo após ter sido lançado ao mar e foi recuperado praticamente inteiro: mais de 90% da estrutura original estava preservada.
O navio é imenso, ricamente decorado e a visita consiste em vê-lo por diferentes angulos em diferentes andares.
Impossível não aproveitar a visita. Você pode ampliar a visita para ver o Museu Viking, que fica bem próximo, ou ver o Museu dos Naufrágios (junto em um mesmo ticket do Vasamuseet).
Além deste, que é principal e mais concorrido museu de Estocolmo, reserve tempo para conhecer também outras duas instituições fantásticas:
- Museu Nacional de Belas Artes.
- Fotografiska Stockholm.
Outras opções são:
- Palácio Real;
- Museu Nórdico;
- Museu Viking;
- Museu dos Prêmios Nobel;
- Museu Abba: sim, o simpático grupo famoso por suas canções melodiosas e dançantes era sueco.
Deixando mais dias disponíveis em seu planejamento de viagens terá tempo para conhecer também o Artipelag, um museu dedicado às Artes Contemporâneas. Ele foi construído em uma das ilhaas do arquipélago de Estocolmo e distapouco mais de 30 minutos da cidade.
E considere visitar a residência da Familia Real Sueca: Drottningholm.
Para conhecer melhor a cultura do país sugerimos um bate e volta até Sigtuna, a cidade mais antiga da Suécia.
O fato é que Estocolmo é tão bacana que vamos deixar para completar as informações com outros posts— fique de olho e nos acompanhe.
E antes de finalizar…
Curtiu o nosso guia rápido para Estocolmo? Então você pode se interessar pelas seguintes publicações:
- Copenhagen e as atrações imperdíveis na capital da Dinamarca.
- Viaje para Copenhague com a ótima série Borgen.
- Países Bálticos: um resumo imperdível sobre estes três destinos surpreendentes.
- Qual a origem do termo Síndrome de Estocolmo?
- Oslo: conheça o melhor da capital da Noruega
Quer ficar por dentro de todas as novidades do nosso site e blog? Nos acompanhe em nosso perfil do Instagram @gallasdisperati.
Precisa de ajuda com a sua próxima viagem?
Se você está pensando em explorar a Suécia ou qualquer outro destino pelo mundo, prepare-se para vivenciar uma aventura repleta de cultura, beleza e experiências memoráveis. Desde as paisagens deslumbrantes de Estocolmo, ou uma visita a Gotemburgo, até as tradições únicas que aguardam por você, a Suécia é um lugar fascinante que merece ser descoberto.
Na Boutique de Viagem GD, estamos prontos para auxiliar você no planejamento da viagem perfeita, oferecendo roteiros personalizados que atendem às suas expectativas e interesses. Cuidaremos de todos os detalhes, desde a escolha das melhores opções de hospedagem até a seleção de atividades autênticas, garantindo que você aproveite ao máximo sua jornada.
Entre em contato conosco e comece a planejar sua próxima grande aventura, seja na Suécia ou em qualquer outro destino ao redor do mundo.
Até mais!