Um resumo sobre a evolução da capital da Alemanha com a apresentação da trajetória da arquitetura em Berlim no período Neoclássico. Saiba quais são os principais exemplos que você não deve deixar de conhecer em uma visita à cidade.
Berlim é uma cidade de quase 1000 anos que, apesar de destruída pelos bombardeios aéreos da 2ª Guerra Mundial, apresenta muitos dos seus testemunhos arquitetônicos bem restaurados e cuidados. Dentre estes destacam-se suas belas construções Neoclássicas.
Primórdios da cidade
Em 1237 foi fundada a cidade de Cölln an der Spree — no Rio Spree, enquanto as primeiras notícias de Berlin datam de 1244.
Um breve explicação sobre o Neoclássico
Este estilo artístico é considerado o anti-Barroco: opondo-se aos exageros tanto na arte e arquitetura, quanto dos monarcas absolutistas.
A volta à estética das obras Clássicas, dos antigos gregos e romanos, e a associação dos governos ao novo estilo artístico é a ligação com o Iluminismo.
(Para entender melhor o que era o Classicismo e o Barroco leia os nossos posts; também publicamos um explicando melhor sobre o Neoclássico).
Berlim Arquitetura: principais exemplos do Neoclássico
Brandenburger Tor — Portal de Brandeburgo 1791
O Brandenburger Tor, por ter sido o testemunho dos mais trágicos e relevantes eventos da História da Alemanha, tornou-se o monumento símbolo da cidade.
Neue Wache — Nova Casa da Guarda 1818
Construída em 1818 na Avenida Unter den Linden, por ordem do imperador Friedrich Wilhem III, abrigava a guarda do Palácio Imperial, situado defronte.
Schauspielhaus — Casa de Espetáculos 1821
Situada na Gendarmenmarkt — uma das mais bonitas e aprazíveis praças berlinenses — está a mais importante casa de espetáculos da cidade: a atual Konzerthaus Berlin.
Altes Museum — Museu Antigo 1830
A imagem de abertura na parte superior deste post apresenta o Altes Museum, o primeiro museu construído no Lustgarten, o Jardim da Alegria, iniciando com esta construção a implantação da Ilha dos Museus.
Alte Nationalgalerie — Antiga Galeria Nacional 1861
O edifício Neoclássico que abriga a Alte Nationalgalerie, tem como partido arquitetônico e estético os templos gregos, notadamente o Parthenon de Atenas.
Guerra e Restauro
Durante a 2ª Guerra o edifício também foi muito danificado, perdendo parte do seu acervo. Reabriu parcialmente em 1949 e plenamente apenas em 1955.
Entre 1998 a 2001 foram realizadas grandes reformas para abrigar novamente as obras de arte de Berlim Oriental e Ocidental unificadas.
Der Lustgarten — O Jardim da Alegria
A grande praça Lustgarten, implantada na Ilha do Rio Spree, tem origem na reurbanização da Horta Imperial — uma grande área equivalente a dois quarteirões de 100×100 m, alí existente desde 1573.
Em breve vamos publicar um post contando tudo sobre este local.
Berlim Arquitetura Neoclássica: uma consideração
Agora que você já está apresentado aos principais exemplos da arquitetura Neoclássica em Berlim aproveito para ressaltar que estas construções são um testemunho material de um dos períodos mais gloriosos na formação da Alemanha.
Se quiser saber mais sobre o Neoclássico, com exemplos pela Europa, Estados Unidos e no Brasil recomendamos o nosso livro: Do Reino Unido ao Império — seis anos decisivos.
Ou então, para ter uma ideia da cidade, é só conferir a lista top que preparamos no post com filmes e séries para uma viagem a Berlim.
E para conferir informações sobre outros destinos pela Alemanha ou nos outros mais de 30 países em que estivemos é só nos acompanhar aqui no blog ou seguir o nosso perfil no Instagram.
Caso precise de ajuda profissional e experiente, a Boutique de Viagem está pronta para transformar sua próxima viagem em uma experiência única e inesquecível. Entre em contato conosco!