Sempre que me perguntam qual é a capital da Holanda, eu respondo: depende!
Depende do que quem pergunta quer REALMENTE saber:
- sendo qual é a capital do país? Neste caso a resposta é Amsterdam, a capital do Reino dos Países Baixos.
- Se for qual é a capital da província Holanda do Norte? Então a resposta é a cidade de Haarlem.
- Mas, e se for qual é a capital da Holanda do Sul? A capital desta província é Den Haag, em português grafado como Haia.
A verdade é que nos acostumamos a chamar os Países Baixos de Holanda. Nós até já escrevemos aqui explicando que não são sinônimos.
Agora vamos contar mais sobre as três capitais envolvidas na confusão. Acompanhe e não erre mais 😉
Amsterdam, a capital oficial do país
Amsterdam foi fundada no século XIII, como uma vila de pescadores e foi construída sobre dezenas de pequenas ilhas, em um sistema de pilares — são milhares deles em toda a cidade!
Ela é tanto a capital como a cidade mais populosa dos Países Baixos. Fica na província da Holanda do Norte e é um dos mais procurados destinos na Europa, recebendo anualmente milhares de turistas.
É tão interessante que preparamos uma lista de curiosidades sobre Amsterdam:
- a primeira delas é que Amsterdam é capital do país apenas desde 1983, quando fizeram uma revisão na constituição neerlandesa. Antes disso a capital era Haia;
- na cidade existem mais canais do que em Veneza e mais pontes do que em Paris;
- é um importante centro financeiro europeu;
- existem 38 mercados de flores e antiquários espalhados por Amsterdam;
- nos canais estão mais de 2500 casas-barco;
- a capital do país é uma cidade com mais bicicletas que habitantes: sempre olhe por onde anda.
Não vá a uma coffe shop se quiser um café…
Outra confusão que muitos fazem: coffee shop e coffiehuis tampouco são a mesma coisa. Na primeira você irá encontrar derivados de cannabis: são legais, pagam impostos. O ilegal por lá, é comprar mais do que a quantidade liberada para cada usuário, ou comprar fora dos lugares licenciados. São mais de 300 coffee shops em Amsterdam.
Coffiehuis são as cafeterias onde vai encontrar cafés, chocolates e companhia.
Haarlem, o centro comercial das tulipas
Haarlem fica a apenas 15 minutos viajando de trem de Amsterdam. É a capital da Holanda do Norte, uma das doze províncias do país.
Se, como nós, gosta da pintura da Era de Ouro dos neerlandeses, não deixe de conferir o Museu Frans Hals — dedicado ao artista e outros mestres do período. É uma das principais atrações de Haarlem.
Uma boa opção de hospedagem para quem quer economizar, é também um bom ponto de partida para visitar o Keukenhof — mais conhecido como Jardim da Europa.
Se estiver por lá na primavera não deixe de incluir o parque em seu programa de viagem: são milhares de flores!
Haia, mais do que só a capital da Holanda do Sul
Foi a capital do país de 1588 até 1983. Atualmente, além de capital de uma das 12 províncias do país, é também a sede do governo, dos tribunais e da monarquia.
O mais importante museu da cidade é o Mauritshuis. Está instalado em frente ao complexo do Binnenhof e foi construído por João Maurício de Nassau, para servir-lhe de moradia depois dos anos em que viveu no Brasil.
A vida de João Maurício de Nassau é notável: além de ter sido governador em Recife no período dos holandeses no nordeste brasileiro atuou em diversos países e foi um personagem à frente de seu tempo. Em nosso livro sobre o Brasil Holandês dedicamos todo um capítulo à sua grande figura.
Entre outras obras-primas no Mauritshuis está o quadro “Moça com brinco de pérola“, de Johannes Vermeer.
Para ter uma boa ideia de Amsterdam no século XVII recomendamos assistir ao filme Girl with a pearl earring, de 2003. Baseado em fatos reais é uma ficção e traz o carismático Colin Fith no papel de Vermeer e a linda Scarlett Johansson no papel principal.
E uma informação relevante: Haia, ou Den Haag, é uma cidade tão verde que tem mais árvores do que habitantes.
E agora que já sabe qual é a resposta certa para a pergunta qual é a capital da Holanda…
Contamos mais algumas informações interessantes sobre o país e os neerlandeses:
- em média, são os mais altos da Europa: a altura média dos homens é de 1,83 m e das mulheres 1,71 m;
- o aeroporto Shiphol fica a 4 metros abaixo do nível do mar!
- em algumas estradas que cruzam o país você poderá avistar navios navegando a uma altura maior do que a que você transita: é realmente interessante;
- é deles o hino mais antigo do mundo: Het Wilhelmus. Foi composto em meados do século XVI em homenagem a William de Orange, um dos personagens principais apresentado em nosso livro O Brasil Holandês, a Família Nassau, Moedas e Medalhas.
E o motivo do laranja ser a cor oficial do país
A origem está no mesmo personagem William de Orange, também conhecido como o Taciturno. Nascido em Dillenburg, na Alemanha, foi conde de Nassau e herdou o principado de Orange, no sul da França.
Vem deste principado a cor adotada para as festividades e as camisas dos uniformes dos esportistas, embora a bandeira dos Países Baixos tenha apenas as cores branca, vermelha e azul.
No Dia do Rei, o feriado nacional mais esperado do ano, a cidade de Amsterdam e todo o país ficam tingidos do vibrante laranja: mais um motivo para incluir o destino em sua viagem durante a primavera europeia.
Curtiu o conteúdo do post de hoje? Quer saber mais sobre o país e conhecer a história da formação dos Países Baixos? Bateu aquela curiosidade de entender o motivo da invasão do nordeste brasileiro e saber mais sobre o Brasil Holandês?
Se gosta de filmes europeus preparamos uma lista caprichada de títulos neerlandeses.
E se vai viajar aos Países Baixos…
Explorar os Países Baixos é uma experiência repleta de cultura, história e paisagens deslumbrantes. Desde os célebres canais de Amsterdam até as encantadoras cidades de Utrecht e Haarlem, cada destino oferece algo único.
Se você está pronto para descobrir o melhor que este país tem a oferecer, a Boutique de Viagem Gallas & Disperati ajuda os nossos clientes a criar roteiros personalizados que destacam as delícias locais e as principais atrações.
Entre em contato e transforme sua viagem em uma experiência memorável!
Ficamos no aguardo de uma próxima visita aqui no blog ou em nosso Instagram.