Contrate a Boutique de Viagem

História de São Paulo: conheça a interessante e tumultuada trajetória da maior cidade do país

historia-sao-paulo-horizonte

A História de São Paulo é riquíssima em acontecimentos interessantes e que já indicavam a vocação da cidade tornar-se a maior do país.

Sabia que foi em São Paulo que foi encontrado o primeiro ouro no Brasil? E que foi também aqui que cunharam as primeiras moedas da Colônia?

Esses e outros acontecimentos fazem parte da História de São Paulo. Abaixo apresentamos um resumo descomplicado sobre o tema.

horizonte-historia-sao-paulo

Fundação: há 467 anos

A São Paulo de Piratininga nasceu minúscula: no dia 25 de janeiro de 1554 uma cabana de taipa começou a ser construída para catequização de índios. O embrião do Pateo do Collegio.

O local havia sido indicado pelo padre Manuel da Nóbrega. Escolheu a parte plana de uma colina, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí. No dia 25 iniciaram os trabalhos e rezaram a primeira missa.

Estavam presentes 13 jesuítas:

  1. Manuel de Paiva;
  2. Gregório Serrão;
  3. Afonso Brás, o responsável pela construção;
  4. Diogo Jácome, trabalhou como médico-cirurgião;
  5. Pero Correa;
  6. Manuel de Chaves;
  7. Vicente Rodrigues;
  8. Gaspar Lourenço;
  9. Leonardo do Vale
  10. Lourenço Brás;
  11. João Gonçalves;
  12. Antonio Blasquez;
  13. José de Anchieta.

A maioria dos nomes foram esquecidos pelo tempo, apenas Afonso Brás e Diogo Jácome nomeiam importantes ruas de um mesmo bairro na zona sul da capital paulista.

Permaneceram na memória coletiva apenas a importância dos padres Nóbrega e Anchieta, fortemente apoiados por dois outros relevantes personagens da História de São Paulo: João Ramalho e o cacique Tibiriçá.

A Companhia de Jesus

Como já explicamos em nossos posts o que é o Barroco e para entender o Barroco é fácil entender a criação da Companhia de Jesus como uma das mais importantes armas da Contrarreforma.

Os jesuítas eram, portanto, verdadeiros soldados de Cristo.

Chegaram ao Brasil em 1549 para catequizar os indígenas e foram ampliando a sua atuação. Ao longo do tempo fundaram uma rede de colégios por todo o litoral e desenvolveram a catequese indígena. Chegaram a dominar o sistema educacional na Colônia, criando um impasse com os governos europeus.

O poder alcançado pelos padres jesuítas no século XVIII foi o que levou o Marques de Pombal a expulsá-los de Portugal e de todas as terras de Ultramar, no ano de 1760.

Antes disso, em 1640, conflitos entre os membros da Companhia de Jesus e o governo já haviam resultado no episódio conhecido como “a botada fora dos padres“, quando foram obrigados a deixar as terras paulistas por 13 anos.

Alguns fatos curiosos da História de São Paulo

O número 13

Sabia que a bandeira da cidade de São Paulo tem 13 listras em homenagem aos 13 jesuítas que estavam presentes na fundação do Pateo do Collegio?

O evento faz parte do poema Nossa Bandeira:

Bandeira da minha terra

bandeira das treze listras

são treze lanças de guerra

cercando o chão dos paulistas!

Guilherme de Almeida

O pior caminho mundo

Diferente da maioria das demais cidades espalhadas pelo Brasil nas primeiras décadas da colonização, a vila de São Paulo de Piratininga foi fundada no então chamado sertão — longe do litoral.

Para chegar até aqui era preciso encarar o que Anchieta descreveu como o pior caminho do mundo: uma serra íngreme, uma trilha aberta pelos índios em meio a mata onde era preciso vencer 700 metros de altitude. Parte do caminho precisava ser feito de joelhos!

Isolamento e suas consequências

A imensa dificuldade de acesso ao planalto fez com que, por muito tempo, a cidade ficasse isolada do restante da Colônia. Parte de seus habitantes perceberam que era mais prático fazer contrabando pelo interior, do que enfrentar os caminhos oficiais.

Acabaram sendo famosos pela insubordinação e insubmissão, como pode ser comprovado em várias passagens ao longo da história de São Paulo.

A mais divertida é quando enganaram a coroa de Portugal trocando um carregamento de o ouro por bolinhas de chumbo…

O primeiro ouro encontrado no país

Muito antes de ser encontrado ouro na região de Minas Gerais o metal já havia sido encontrado em São Paulo, perto do Pico do Jaraguá. Com ele foram cunhadas as primeiras moedas aqui no Brasil.

Independência e Música?

D. Pedro I estava na cidade e reza a lenda que Proclamou a Independência do Brasil às margens do Ipiranga, em 7 de setembro de 1822. Sabemos que não foi exatamente assim…

Mas, data e o local estão corretos, com certeza.

O fato interessante é que foi nesta data, após a Proclamação, que o jovem imperador compôs o Hino da Independência. Ainda na noite de 7 de setembro apresentou a melodia, ao piano, acompanhado por um coro de senhoras paulistas.

Dinheiro para financiar a Revolução de 1932

Que São Paulo é o maior e principal centro finaceiro da América do Sul muita gente já sabe, mas poucos ouviram que na Revolução de 1932 o Tesouro do Estado de São Paulo mandou imprimir cédulas como bônus pró-constituição, para financiar a campanha contra o governo.

Mesmo tendo sido derrotados pelas tropas federais os tais bônus acabaram sendo honrados, a fim de evitar a derrocada da indústria paulista, e consequente desestabilização da economia brasileira.

Uma das cidades mais populosas do planeta, e um dos maiores PIBs do mundo

Vivem na cidade mais de 12 milhões de pessoas e o estado é o responsável pelo 10° PIB do mundo.

Também vale contar que, em média, se come por aqui 1 milhão de pizzas ao dia.

Parece muito? É mesmo! Só perdemos para a cidade de Nova York.

Para conhecer a interessante história de São Paulo

Bateu aquela curiosidade e quer conhecer com mais detalhes a trajetória da maior cidade brasileira?

Para saber mais acesse o link para o nosso livro: A Casa da Moeda de São Paulo, a primeira do Brasil. Nele contamos em 300 páginas 400 anos da História de SP: de 1532 até 1932.

O livro é bastante atrativo, conta os pormenores dos eventos citados acima e muitos outros, além de trazer diversas imagens de época e atuais e ficar lindo na decoração.

Por aqui e em nosso Instagram @gallasdisperati sempre misturamos destinos incríveis, história descomplicada, arte e cultura geral.

Aguardamos você por aqui outras vezes!