Para quem está programando, ou sonhando, com uma viagem para Fernando de Noronha separamos as nossas melhores dicas sobre a ilha paradisíaca.
Pois nem sempre é fácil dirimir todas as nossas dúvidas antes de chegar a um novo destino, não é mesmo?
E, por ser Noronha uma ilha distante de tudo, localizada na costa do estado de Pernambuco, é preciso uma boa dose de organização e conhecimento prévio para evitar qualquer contratempo.
Não se preocupe: aqui você vai encontrar tudo que precisa para aproveitar o melhor de lá: é so conferir.
Onde fica Fernando de Noronha?
Sim, pode parecer básico, mas não são todos que sabem o arquipélago de Fernando de Noronha pertence ao estado de Pernambuco.
O curioso é que a ilha fica mais distante de Recife do que de Natal, a capital do Rio Grande do Norte. São mais de 540 km contra 360 km.
Para saber mais sobre o local sugerimos ler dois posts bem interessantes:
- Viagem para Pernambuco: destinos incríveis para você conhecer;
- Melhores passeios em Fernando de Noronha;
- Quem foi Fernando De Noronha (contando curiosidades sobre a história e o personagem que deu seu nome a ilha).
Como chegar?
Embora seja possível chegar por embarcação, a maneira mais prática e menos cara é de avião. Há voos diretos de Recife, Natal, ocasionalmente de São Paulo. Mas, como isso muda de tempos em tempos, é sempre melhor conferir com uma boa agência de viagens a melhor maneira de chegar até lá.
Mais sobre a ilha: quão pequena é Fernando de Noronha
A Ilha é pequena, são apenas 26 km².
Para ter uma ideia comparativa a Ilha Bela, no litoral norte de São Paulo, tem uma área de 347 km². Ela é, portanto, 13 vezes maior do que Noronha.
E mesmo a Ilha Grande, na Costa Verde no litoral do Rio de Janeiro, é 7 vezes maior do que Fernando de Noronha, com 193 km². Nem pense que, sendo tão pequena, o destino conte com poucos atrativos.
Pelo contrário!
Vale comentar também que locomover-se por lá é bastante tranquilo. Você pode caminhar, contar com o apoio dos transfers organizados pelas operadoras dos passeios, alugar um carro ou buggy ou circular com os táxis — saiba que funcionam muito bem.
Viagem para Fernando de Noronha: dicas essenciais
Quanto custa viajar para Fernando de Noronha
Aqui não vamos dar uma estimativa, pois o valor da viagem depende tanto da hospedagem escolhida quanto dos restaurantes frequentados. E, ainda, sobre a escolha dos passeios — que podem ser feitos em grupos ou privados.
Mas, o fato é que é um destino caro. E é fácil entender o porquê.
Tudo fica longe de Fernando de Noronha e só chega até lá de barco ou avião: o que acaba inflacionando toda a viagem.
Então é bom se preparar e programar com cuidado a sua estada. Para facilitar a sua organização publicamos algumas matérias:
Onde ficar em Fernando de Noronha
Bom, depende do seu perfil de viajante. Como sempre fazemos por aqui o que compartilhamos é o que conhecemos, estivemos hospedados na Pousada Triboju, instalação do tipo boutique despojada e elegante com um serviço nota 10.
Em nosso Instagram @gallasdisperati mostramos mais imagens que fizemos na Triboju e mostramos o nosso lindo bungalow, amplo e confortável, com uma varanda para o jardim e uma super hidro.
O café da manhã é atencioso e servido de acordo com as preferências de cada hóspede. E a Triboju também tem um restaurante — ideal para almoçar logo após a chegada na ilha ou para jantar, naquele dia em que estiver mais cansado.
Conheça também o Nannai Noronha, onde você pode hospedar-se, almoçar ou jantar.
Quantos dias ficar em Noronha
Vai depender do quanto você quer conhecer do Arquipélago de Fernando de Noronha — mas sugerimos não ficar menos do que quatro diárias. Apesar de a ilha ser pequena há muito o que aproveitar e diversas atrações imperdíveis.
Melhores passeios em Fernando de Noronha
São tantos os passeios disponíveis pela ilha que achamos melhor colocar no ar um post contando tudo sobre o assunto: clique e saiba mais sobre os melhores passeios em Noronha.
Mesmo que opte por circular pela ilha por sua conta sugerimos fazer, ao menos, o Ilha Tour. Garantimos que você não irá se arrepender.
Quando ir a Fernando de Noronha
Na verdade vale ir em qualquer época do ano. Nós estivemos na ilha alguns dias antes do início do inverno — as temperaturas são altas (entre 27 e 32 °C) e a vantagem é que junho é mês de baixa temporada — portanto, menos cara.
A seguir um resumo das vantagens e desvantagens de cada mês em Noronha:
- janeiro: alta temporada, ilha lotada e preços muito elevados;
- fevereiro: ventos mais fortes, ideais para quem ama onda e surf. Os preços seguem bem altos;
- março: Começa a chover e alguns dias são nublados, os preços começam a cair;
- abril: é o mês em que, por média, mais chove em Noronha;
- maio: segue chovendo e os preços já estão bem menores;
- junho: baixa temporada e o mar fica bem calmo. Os preços estão mais camaradas;
- julho: as condições de temperatura são as mesmas de junho, mas os preços sobem com as férias escolares;
- agosto: um ótimo mês para visitar Noronha: mar segue calmo, chove pouco e as hospedagens voltam a ficar menos caras;
- setembro: mesmas condições de temperatura de agosto mas os preços voltam a subir. É o ín[icio da temporada de verão;
- outubro: os preços seguem subindo, mas as condições são ótimas;
- novembro: uma boa época para quem curte o verão, uma boa chance antes do início da altíssima temporada em Noronha;
- dezembro: o mar volta a ter ondas fortes e a ilha fica bastante cheia. Os preços já estão nas alturas.
O que não deixar de levar em sua mala de viagem
Além do básico em um destino de praia não deixe de colocar em sua mala:
- repelente: por lá há um mosquitinho chamado maruim que atazana a vida dos turistas;
- snorkel: para ver o mar, ideal mesmo para quem não tem prática. As águas são tão claras que nem é preciso mergulhar ou ir até o fundo para ver alguns peixes;
- sapatilha náutica: lembre-se que Noronha é uma ilha vulcânica, então há pedras irregulares por todas as partes. Assim poderá circular com tranquilidade ela praia e nos barcos e estará mais protegido.
Taxas em Noronha
Para uma viagem para Fernando de Noronha é preciso pagar duas taxas ambientais:
Nossa sugestão é já pagar tudo antecipadamente, alguns dias antes de chegar ao destino, para evitar perda de tempo após o desembarque no Aeroporto.
É possível acrescentar também uma taxa de R$ 10,00/pessoa para ter o PASSE VERDE com seu atestado de vacinação da Covid-19.
Clicando nos links acima você já será redirecionado para as páginas oficiais. É só preencher: fácil e prático.
Vale ressaltar: todos devem pagar a TPA, calculada de acordo com o número de dias que cada um estará na Ilha. A outra taxa, referente ao ingresso ao Parque Nacional, é única — crianças e maiores de 60 anos são isentos, mas devem preencher o documento para garantir a isenção.
Cuidado com a “euforonha”
Pois é! Descobri esta palavra logo após a nossa chegada à Pousada Triboju.
Pela primeira vez, em mais de 20 anos viajando pelo mundo cerca de 300 cidades, esqueci as nossas malas no transfer!
E só me dei conta quando, já indo para o nosso bungalow após o coquetel de boas vindas, fui avisada pela recepção que o pessoal do receptivo havia voltado para nos trazer as nossas malas…
Foi aí que me explicaram o que é a euforonha, aquela sensação de deslumbramento que acomete os visitantes logo após desembarcarem em Noronha.
Se ligue para não fazer como eu…
Tudo pronto para a sua viagem para Fernando de Noronha?
Tomara que sim!
Se você está planejando uma viagem para Fernando de Noronha, está prestes a explorar um dos locais mais extraordinários do Brasil, com suas paisagens deslumbrantes e rica vida marinha! Na Boutique de Viagem GD, estamos prontos para ajudá-lo a descobrir as melhores opções de passeios na ilha com nossos parceiros éticos e confiáveis.
Cuidaremos de cada detalhe da sua viagem, desde sugerir a melhor opção de hospedagem até garantir que você esteja com o seguro viagem adequado, proporcionando a tranquilidade necessária para que você possa se concentrar em desfrutar cada momento.
Entre em contato conosco e deixe-nos planejar sua experiência em Fernando de Noronha, transformando suas aventuras em memórias inesquecíveis.
Volte sempre para mais dicas e inspirações sobre os melhores destinos pelo Brasil e pelo mundo.
Até mais!