Contrate a Boutique de Viagem

Vale dos Vinhedos: conheça a linda Toscana Brasileira

garrafas no vale dos vinhedos

O Vale dos Vinhedos é uma das duas regiões que formam a Serra Gaúcha, um dos destinos nacionais mais interessantes para quem aprecia belas paisagens, ótimos vinhos e boa mesa.

Impossível não encantar-se com a região e já voltar para casa planejando uma nova visita.

Aqui vamos compartilhar informações básicas para que você conheça e aproveite o melhor do Vale dos Vinhedos: leia até o final e saiba mais.

rolhas da Cave de Pedra, Vale dos Vinhedos
No Vale dos Vinhedos, mesmo na decoração, você irá encontrar lembranças do apaixonante mundo do vinho

Onde fica o Vale dos Vinhedos

Fica no nordeste do Rio Grande do Sul, na região da Serra Gaúcha, a 120 km da capital do estado, Porto Alegre.

Ocupa uma área de 82 km² dividida em três cidades: Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi.

Imigração italiana e a origem da região

Na década de 70 do século XIX chegaram ao Brasil as primeiras levas de imigrantes italianos: famílias que fugiam da crise e da falta de opção da Europa e que buscavam um lugar para recomeçar a vida.

A grande maioria dos italianos ficou em São Paulo, mas muitos foram ao Rio Grande do Sul, onde o clima mais ameno e as paisagens com colinas lembravam a sua terra natal. Este é um dos motivos do Vale dos Vinhedos ser conhecido como a Toscana brasileira.

Os italianos, assim como outros povos que migraram para o Brasil no final do Segundo Império e primeiros anos da República, não receberam o prometido apoio do governo nacional, que havia criado um programa de incentivo para trazer mão de obra europeia em troca de terras.

O problema é que quando as primeiras levas desembarcaram, não encontratam moradias para abrigar as suas famílias.

Alguns viveram por meses em barracas improvisadas. Como não havia possibilidade de voltar atrás enfrentaram as adversidades e construíram suas primeiras casas com a madeira abundante das araucárias da região. O conforto só veio mais tarde, quando já estavam mais estabelecidos e já haviam olarias. Muitas das primeiras construções foram erigidas com pedras da região.

casarão nos Caminhos de Pedras, Vale dos Vinhedos
Um dos casarões que fotografamos nos Caminhos de Pedras, Vale dos Vinhedos

Caminhos de Pedra

Parte deste passado ainda pode ser visto ainda hoje: vários exemplos da arquitetura colonial italiana seguem de pé e bem preservados. Alguns viraram restaurantes, outros casas de café ou confeitarias, e há ainda pequenos museus.

Chega a emocionar visitar estas construções, sendo oriundi (como eu) ou não.

Estando na Serra Gaúcha uma das mais interessantes regiões a se conhecer é justamente os Caminhos de Pedra: uma rota histórica com 12 km, em Bento Gonçalves.

A rota é bucólica, e apesar das construções serem espaçadas umas das outras há muito para ser visto.

Por isso, para ver tudo com calma e no seu ritmo, nada de excursões por ali: a melhor maneira de visitar os Caminhos de Pedra é de carro.

Os parreirais e as vinícolas do Vale dos Vinhedos

Segundo o site oficial da região são mais de 30 produtores de vinho que elaboram cerca de 12 milhões de garrafas, atraindo 450 mil visitantes a casa ano.

Marcas grandes e conhecidas em todo o país como a Valduga e a Miolo convivem com marcas menores, algumas das quais premiadas. Nós adoramos a Cave do Sol e a Cave de Pedra, e recomendamos incluí-las em seu roteiro pela região.

Há! E ainda tem a área onde se produz espumante, na pequena cidade de Pinto Bandeira.

Os vales e as colinas de toda a região são tomados por parreirais, e as cores da paisagem variam com as estações do ano; nossas fotos de lá são do outono.

É interessante aprender também como as folhas dos parreirais mudam de acordo com o tipo da uva — maiores ou menores, com conformação semelhante, mas características diferentes.

O que não muda é a família das uvas, para produzir vinhos finos é sempre usada variações da família vitis vinífera.

videiras no Vale dos Vinhedos com construção ao fundo
Plantação de uvas no Vale dos Vinhedos, com construção ao fundo

Suco de uva x vinho fino

Uma informação que nem todos sabem é que a diferença entre o suco de uva e o vinho fino não se restringe a conter ou não álcool.

As uvas ideais para produzir suco de uva são as mesmas indicadas para serem consumidas in natura, da família vitis labrusca.

Já as uvas para a produção de vinhos tintos são da família vitis vinífera: com bagos menores e casca mais grossa.

prova de espumante vale dos vinhedos
Prova de espumante, na charmosa Cave do Sol — uma das vinícolas boutique do Vale dos Vinhedos

Enogastronomia

O Vale dos Vinhedos convida ao enoturismo, e oferece ótima gastronomia. Além das visitas às muitas vinícolas não deixe de experimentar as muitas opções de restaurantes, bares, cafés e docerias da região.

A grande maioria guarda muito da cultura de seus antepassados, e a maioria dos lugares oferece receitas italianas.

Mas saiba já que você irá se surpreender com a qualidade dos pratos oferecidos, a gentileza e hospitalidade das pessoas e com os ambientes, que unem a manutenção dos costumes locais com um toque de contemporaneidade.

Que tal conhecer a região?

Que tal ficar em um hotel muito confortável, com um café da manhã fantástico e um restaurante muito bom?

Se você está pensando em explorar o Vale dos Vinhedos, prepare-se para viver uma experiência única repleta de sabores, paisagens deslumbrantes e a rica cultura do vinho! Na Boutique de Viagem GD, somos especialistas em criar roteiros personalizados que destacam o melhor que essa encantadora região tem a oferecer.

Desde visitas a vinícolas renomadas até degustações de vinhos e jantares em restaurantes aconchegantes, estamos prontos para ajudá-lo a planejar uma viagem inesquecível pelo Vale dos Vinhedos e outras atrações no Rio Grande do Sul.

Entre em contato conosco e comece a formatar sua jornada pelos prazeres da enogastronomia!

Volte sempre para mais dicas e inspirações sobre destinos incríveis no Brasil e pelo mundo. É só acompanhar as novidades aqui no blog e em nosso Instagram @gallasdisperati.

Aguardamos a sua próxima visita.