Contrate a Boutique de Viagem

Uruguai: conheça o segundo menor país da América do Sul

Uruguai e seu doce de leite

O nome oficial do Uruguai é República Oriental del Uruguay, o segundo menor país da América do Sul, maior apenas que o Suriname.

A sua cidade mais antiga é a pitoresca Colônia do Sacramento, fundada pelos portugueses em 1680.

A área total do país é de 176.215 km², onde vivem menos de 3,5 milhões de habitantes — e mais de 12 milhões de vacas!

Sim, o Uruguai é um país com forte agropecuária, há grandes áreas de plantações e seu rebanho é imenso, de mais de 4 cabeças por habitante. Também são ótimos produtores de vinhos e de queijos.

Por isso em uma viagem pelo país você não deve deixar de provar alguns dos pratos com carne, o ótimo doce de leite e, claro, um bom tinto de uva tannat — é a variedade mais plantada no Uruguai.

A seguir saiba mais sobre este simpático país sul-americano e confira algumas dicas para aproveitar mais e melhor este destino.

Um breve resumo histórico

Apesar de a cidade mais antiga do país tenha sido fundada pelos portugueses o Uruguai teve colonização espanhola e forte imigração de diversos países europeus.

E, embora seja muito menor que os seus vizinhos gigantes — Brasil e Argentina são, respectivamente, o quinto e o oitavo maiores países do mundo — o Uruguai é reconhecido por suas políticas públicas, pela boa qualidade de vida de sua população, por uma economia que atualmente segue sem sobressaltos e por serem de vanguarda em assuntos sociais.

Aliás, você sabia que o Uruguai foi o primeiro país a legalizar o divórcio, ainda em 1907?

Programa básico no Uruguai: provas de vinhos. Aqui eu estava na El Legado, em Carmelo

Principais destinos turísticos no Uruguai

O país é dividido em 19 departamentos, os quais apresentamos em ordem alfabética:

  1. Artigas
  2. Canelones
  3. Cerro Largo
  4. Colônia — a capital desta departamento é a cidade mais antiga do país: Colônia do Sacramento
  5. Durazno
  6. Flores
  7. Florida
  8. Lavalleja
  9. Maldonado, cuja capital é a badalada Punta del Este
  10. Montevideo, que tem o mesmo nome da capital do país, Montevidéu
  11. Paysandú
  12. Rio Negro
  13. Rivera
  14. Rocha
  15. Salto
  16. San José
  17. Soriano
  18. Tacuarembó
  19. Treinta y três

Para se ter uma boa ideia do país sugerimos considerar em seu programa de viagens ao Uruguai os seguintes destinos:

Mas, antes de apresentar cada um deles, compartilhamos algumas informações básicas.

Como chegar ao Uruguai

Há voos diretos do Brasil para Montevideo e, na alta temporada, é possível também voar diretamente para Punta del Este.

Outra opção é voar até Buenos Aires e de lá atravessar de barco o Rio da Prata até Colônia do Sacramento, onde poderá alugar um carro para conhecer os principais pontos turísticos do Uruguai.

Independentemente de levar mais tempo, é possível ainda atravessar a fronteira pelo estado do Rio Grande do Sul. Mas, como o Brasil é um país de proporções continentais, saiba que de Porto Alegre até a fronteira são quase 900 km…

A praia do Rio da Prata, na cidade de Colônia do Sacramento

Documentos necessários e outras informações básicas de viagem

Como os demais países do Mercosul não há necessidade de passaporte para brasileiros entrarem no Uruguai: por lei a nossa carteira de identidade (RG) é aceita.

Maaaas, a carteira de identidade precisa ter no máximo dez anos, estar em boas condições e a foto precisa ser atualizada. E, na volta, ainda precisará preencher um formulário para entregar na entrada no Brasil.

Então, para evitar qualquer chateação, nós sempre sugerimos que qualquer viajante só saia do país com o seu passaporte. Pois ele é um documento oficial internacional. Basta que seu passaporte esteja dentro da validade, óbvio…

O mínimo que irá conseguir com isso é um carimbo no passaporte, o que sempre facilita a entrada em países da Europa ou Estados Unidos. Já é um motivo para viajar com o seu, concorda?

E, se for dirigir, leve também a sua CNH, Carteira Nacional de Habilitação. Caso tenha a versão internacional — PID, Permissão Internacional para Dirigir — também é bom levá-la consigo.

Tampouco convém viajar sem um bom Seguro de Viagem.

Para não errar e não esquecer documentos importantes basta conferir o post que preparamos com um check list de documentos para viajar de avião: ele é um dos mais acessados aqui do Blog.

Conheça estas três cidades no Uruguai

Montevidéu: a capital do país está longe de estar entre meus destinos preferidos na América do Sul. Não dá para comparar com Buenos Aires ou Santiago do Chile, por exemplo.

É muito menor, mas tem o seu charme. Dois dias por lá são suficientes.

Colônia do Sacramento: é a mais antiga cidade uruguaia e tem uma historia conturbada, afinal foi fundada pelos portugueses e passou anos mudando de mão nos tempos coloniais, na constante briga entre as duas coroas ibéricas. Para saber mais leia o post completo que publicamos sobre este destino.

Carmelo: é a região pioneira no enoturismo uruguaio, onde está a chamada Ruta del Vino. Carmelo concentra um grande número de vinícolas e alguns excelentes produtores de queijos, como a antiga Narbona — onde nos hospedamos, e que será tema de uma matéria a ser publicada em breve aqui no blog. Por isso, por vezes, é chamada como a Toscana Uruguaia.

Se quiser saber mais sobre o Enoturismo, confira o post que preparamos.

E, para quem curte praia e badalação, o hotspot uruguaio é com certeza Punta del Este (em breve faremos um post sobre a região aqui no blog).

Leite, iogurte, doce de leite: algumas das delícias a serem provadas em uma viagem pelo Uruguai. Os da Narbona (aqui e na imagem da parte superior do post) estão entre os melhores do país!

Precisa de ajuda para formatar o seu roteiro para o Uruguai?

Não tem tempo para organizar as suas viagens e quer aproveitar ao máximo cada destino? Contrate alguém para cuidar de tudo por você. Existem diversas empresas que fazem este trabalho — nós somos uma delas!

Somos especialistas em formatar roteiros de viagem personalizados. Entre em contato conosco: a Gallas & Disperati é também uma Boutique de Viagem e oferecemos desde serviços de consultoria até cuidar de tudo para você, sob medida para as suas necessidades e expectativas.

Podemos, inclusive, emitir passagens, fazer reservas e planejar cada uma das atividades e experiências. Além disso, você conhecerá lugares menos óbvios e aproveitará muito mais suas próximas viagens.

Para ver mais sobre o Uruguai é só nos acompanhar em nosso Instagram GallasDisperati. E leia também o post Melhores destinos na América do Sul: uma lista com 6 cidades TOP para você conhecer.

Esperamos rever você em breve aqui no blog.