Frozen é um dos maiores sucessos recentes da Disney e muitos de nós, crianças, jovens e adultos, nos perguntamos se existe de fato a bucólica Arendelle. A resposta correta é mais ou menos.
O fato é que a cidade onde está localizado o reino de Elza e Anna é baseada em diversos lugares em um mesmo país: a linda Noruega, um País Nórdico.
Que tal conhecer os destinos que inspiraram a animação conosco?
Em primeiro lugar, uma polêmica
Muitos afirmam ser Hallstatt, nos alpes austríacos, o vilarejo que inspirou a Arendelle de Frozen. E este é um dos motivos pelo qual o destino está recebendo cada vez mais turistas.
É verdade que Hallstatt vive lotada, aliás, muito lotada.
Mas pense comigo: Hallstatt fica na Áustria e, mesmo que ali neve durante o inverno, esta longe de atingir temperaturas tão baixas quanto no norte da Noruega.
Em Halltadt tampouco há renas, fiordes, aurora boreal ou trolls vivendo na floresta. E a Áustria não é um país nórdico.
Tudo isto faz parte do mundo escandinavo, e foi mesmo a Noruega a inspiração para o Frozen, Uma Aventura Congelante e sua sequencia Frozen, o Reino do Gelo.
Nada de Áustria ou sua idílica Hallstatt… Melhor fazer como a música tema de Frozen: lei it go (deixa para lá). Vamos deixar para tratar do assunto em um outro post…
É possível visitar Arendelle?
Infelizmente não existe de fato a cidade Arendelle, muito menos o reino de Elza e Anna. Mas é possível visitar diversas lugares que serviram de inspiração para compor a cidade encantadora da série Frozen.
Origem do nome
No sul da Noruega existe uma cidade chamada Arendal. É uma pequena cidade portuária no sul do país, existe desde o século 14 e já foi das mais importantes da Noruega.
Talvez seja por isso que foi escolhida para base da criação do nome do reino congelado da produção Disney. Hoje vivem lá mais de 40.000 pessoas.
O castelo das irmãs Elza e Anna
A conformação do castelo da animação foi claramente inspirada na Fortaleza Akershuis — uma das principais atrações de Oslo, a capital norueguesa.
No entanto, o interior do palácio real da Disney foi baseado em uma outra importante construção do país: a residência real de Stiftsgarden, em Trondheim. Esta construção é a maior estrutura de madeira de toda a Escandinávia.
Trondheim é a terceira maior cidade da Noruega e foi fundada em 997 pelo rei Olavo I — em norueguês Olavo é Olav, que se pronuncia Olaf, justamente o nome do boneco de neve criado por Elza.
Arendelle e sua implantação junto a um fiord
Se não sabe exatamente o que são os fiordes recomendamos ler a matéria que escrevemos explicando o que é um fiorde — são mais de 1200 na Noruega, recortando toda a costa.
E é claro que a imaginária Arendelle fica em um deles. A implantação fictícia foi fortemente influenciada pelos vilarejos que existem de fato ao longo do Naerofjord, considerado o mais bonito dos fiordes e também um dos mais estreitos, com paredões de pedra que ultrapassam 1700 metros de altura.
O Naerofjord é tão bonito que é protegido pela UNESCO, foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade. Ele é um braço do Sognerfjord — conhecido como “o rei dos fiordes”, e também o maior e mais profundo dos fiordes da noruega. São mais de 200 km de extensão!
Ao longo do caminho, percorrido em cruzeiros de grandes barcos totalmente elétricos, vê-se diversas pequenas cidades coloridas. Para ter a sensação de que está prestes a desembarcar na linda Arendelle sugerimos fazer o passeio de barco até as cidades de Flam e Myrdall. Ao passar o dia por ali faça também o passeio de trem, o cenário é estonteante.
As cores de Arendelle, a cidade fictícia de Frozen
As cores vivas das casinhas de Arendelle são claramente inspiradas em Bryggen, como é conhecida a parte mais antiga da cidade histórica de Bergen. São construções antigas, bem preservadas, pintadas com cores fortes como mostarda e canela.
Localizada junto aos cais de Bergen Bryggen é o cartão postal da cidade, e sua área mais animada — é ali onde estão lojas, restaurantes e alguns hotéis (a imagem da parte superior do post é de lá, uma foto clicada do barco).
Bergen foi a capital da Noruega na Idade Média e é um dos destinos mais interessantes no país. Localizado na costa oeste é também a porta de entrada para os fiordes — Bergen é um destino que não se deve ignorar em uma visita a este país nórdico.
Trolls e cia
Como já afirmamos acima os trolls fazem parte do folclore dos países nórdicos — alías, vale ressaltar aqui que nórdico não é sinônimo de escandinavo. Entenda a diferença conferindo os seguintes posts:
Na cultura norueguesa os trolls vivem na floresta, e é por isso que foram eles quem acolheu o então pequeno Kristoff e sua rena Sven na estória Disney.
Para quem viaja com crianças uma boa opção pode ser visitar o Hunderfossen Park, que fica a uns 200 km ao norte de Oslo. É um parque de diversões com brinquedos, animais e no fim da tarde acontece uma invasão de trolls!
Tromso
E, para finalizar, saiba que Tromso é o lugar ideal para quem quer ver as fazendas de renas ou partir em busca das luzes esverdeadas da Aurora Boreal.
Fica no norte do páis e é um importante polo turístico norueguês, além de ser sede de uma importante universidade.
Curtiu saber mais sobre a inspiração para Frozen?
Acreditamos que sim!
Se curte filmes e destinos recomendamos dar uma olhada na lista a seguir: já publicamos muita informação interessante sobre o assunto:
- Filmes e séries para viajar: curta as nossas listas caprichadas
- Séries para viajar: valem o investimento do seu tempo
- Filmes e viagens: locações que serviram de cenário para outros destinos
- Filmes para viajar: uma seleção com 20 opções incríveis
- Clássicos da literatura: descubra novos cenários para suas viagens
- Viaje para Copenhague com a ótima série Borgen
- A espanha nos filmes de Almodóvar
- Cinema Nacional: conheça alguns dos melhores destinos no Brasil com esta lista de filmes
- Filmes para viajar a Alemanha: mais uma lista TOP
- Filmes holandeses: conheça os países Baixos com ótimos títulos
- Topa viajar para Paris com estas 5 ótimas séries?
- La Casa de Papel: cidades dos codinomes dos personagens
- Filmes para viajar a Paris: que tal um pulinho na capital francesa?
Curte as animações Disney, então leia:
- Castelo de Chillon: o monumento ais visitado da Suíça é também a inspiração para o castelo do príncipe Éric, de A pequena sereia.
- Princesas Disney: conheça mais de dez destinos que inspiraram castelos e vilas.
Vai viajar e precisa de ajuda com a sua programação
Se você está em busca de destinos para viajar, prepare-se para descobrir lugares incríveis que irão enriquecer suas experiências! Seja para relaxar em praias paradisíacas, explorar cidades históricas ou se aventurar em meio à natureza, há um mundo de possibilidades esperando por você.
Na Boutique de Viagem GD, transformamos seus sonhos de viagem realidade. Oferecemos roteiros personalizados que atendem às suas preferências e interesses, garantindo que cada destino escolhido seja perfeito para você. Cuidaremos de todos os detalhes, desde a seleção das melhores opções de hospedagem até a programação de atividades inesquecíveis.
Entre em contato conosco e comece a planejar sua próxima aventura!
Esperamos rever você novamente por aqui e em nosso Instagram @gallasdisperati.
Até!