Em nossos dias em Bergen ficamos surpresos com a quantidade de turistas que reserva apenas um dia para ver esta que é a segunda cidade mais importante da Noruega e já parte em direção para os fiordes — onde imagino que gastem, no máximo, mais um dia (!).
Não faça isso quando chegar a sua vez: Bergen é uma cidade charmosa, com muita história e merece mais do seu tempo para que a conheça minimamente.
Confira a seguir o que não perder por lá!
A antiga capital do país
Bergen foi fundada em 1070 e foi a capital do país até 1300. Uma das brincadeiras que os locais fazem é dizer que os reis medievais trocaram a capital de Bergen para Oslo porque estavam cansados de tanta chuva: de fato, Bergen é a cidade em que mais chove na Europa!
Desenvolveu-se em torno do comércio dos pescados da região e segue sendo a segunda maior cidade da Noruega, onde vivem apenas 270 mil habitantes. Atualmente é também um importante polo petrolífero.
Bryggen, Patrimônio da Humanidade
As construções coloridas parecem mesmo cenário de filme, e são testemunhas dos tempos medievais — em que Bergen era uma das mais importantes cidades da Liga Hanseática.
Hoje os casarões não servem mais de galpões das mercadorias locais, mantiveram as fachadas e renovaram o interior: hotéis, lojas, bares, restaurantes e galerias ocupam as antiquíssimas construções junto ao porto.
A poucos passos dali está o Fisketorget, o mercado de peixes. Pequeno e em área aberta são dezenas de barracas onde você encontra peixes e frutos do mar frescos, defumados e preparados na hora: uma escolha gostosa, saudável e com bom preços.
Ali além dos caranguejos gigantes (vivos) e de muitas outras opções é vendido também carne de baleia, de rena e até de urso. Experimente a gastronomia local, faz parte de conhecer de fato a cidade de Bergen.
Arte e Cultura local
A cidade de Bergen conta com museus de arte de qualidade, como o KODE e o a Kunsthall, o Museu de Arte Contemporânea. E você ainda pode conhecer entre algumas dezenas de opções menores, como o Museu Hanseático e o Aquário.
Dos tempos mais antigos vale citar a fortaleza Bergenhus, a Torre Rosenkrantz e o Hakon’s Hall.
E vale contar também que o artista Bansky morou em Bergen por alguns anos pouco antes de se tornar famoso, e de ter as obras avaliadas na casa dos milhões de dólares.
Vamos aos fiordes?
O lugar certo para começar a jornada é em Bergen, a cidade que é tida como o coração dos fiordes.
Confira a seguir dois posts que publicamos sobre o assunto:
A hospedagem perfeita
Para quem está procurando uma opção de hospedagem diferenciada indicamos o fantástico Hotel Bergen Boers. Está muito bem localizado, em uma praça em frente ao Fishmarket, o Mercado de Peixes, e fica a poucos passos dos principais museus da cidade e do bairro onde estão os restaurantes.
Ocupa o antigo prédio da Bolsa de Valores de Bergen e é um dos hotéis mais estilosos em que já estivemos. As vistas dos quartos são lindas, mesmo quando chove, e você pode reservar uma experiência gastronômica no restaurante BARE, detentor de uma estrela Michelin.
Não deixe de jantar ou almoçar no sofisticado Frescohallen: fica no antigo salão da bolsa de valores, com afrescos de Axel Revold, feitos em 1923 — e perfeitamente renovados.
O restaurante é conhecido como a “catedral do mar”, mas há muitas opções para alérgicos a peixes e crustáceos, como eu.
O Bergen Boers tem uma equipe simpática, atenciosa e zero afetada, um bar subterrâneo descontraído e outro mais elegante, no segundo andar.
Em breve vamos contar mais sobre a nossa experiência de hospedagem: entrou para a nossa lsita de lugares favoritos no mundo.
Mais sobre Bergen?
Comece a conhecer a cidade com uma visita ao escritório de Turismo local, fica bem do lado do Mercado de Peixes. Ali você terá acesso a TODAS as informações sobre o destino e as opções de passeios pelos fiordes — e eles podem fazer agendamentos para vocês.
Nos dias em que estivemos lá usamos o BERGEN CARD: vale muito a pena!
E sobre pagamentos: a sociedade norueguesa já é praticamente cashless. Em nossos dias pela Noruega nós nem chegamos a trocar dólares ou euros pela moeda local. Fizemos todos os pagamentos com cartão.
Precisa de ajuda para organizar o seu roteiro de viagem?
Se você está pensando em explorar Bergen ou qualquer outro destino na Escandinávia e nos Países Nórdicos, prepare-se para uma aventura repleta de paisagens deslumbrantes e cultura rica.
Na Boutique de Viagem GD, podemos ajudá-lo a planejar a viagem dos seus sonhos, oferecendo roteiros personalizados e cuidando de todos os detalhes, desde a escolha das melhores acomodações até a seleção de experiências autênticas.
Além disso, oferecemos a opção de emitir seu seguro viagem conosco, garantindo que sua viagem seja segura e tranquila.
Entre em contato e comece a planejar sua próxima aventura na Escandinávia e os Países Nórdicos.
Para saber mais sobre o destino, a Noruega e os Países Nórdicos
Curtiu Bergen? Saiba que o norte da Europa guarda outros tesouros a serem conhecidos e visitados. Leia as seguintes publicações:
- Escandinávia: 3 países, 3 coroas e 3 destinos apaixonantes
- Noruega: o país dos fiordes é um grande destino de viagem
- Afinal, o que é um fiorde?
- Estocolmo: um guia rápido com o melhor da capital sueca
- Países nórdicos: saiba quais são e suas principais atrações
- Copenhagen e as atrações imperdíveis na capital da Dinamarca
- Viaje para Copenhague com a ótima série Borgen
- Países Bálticos: um resumo imperdível sobre estes três destinos surpreendentes
- Qual a origem do termo Síndrome de Estocolmo?
Quer ficar por dentro de todas as novidades do nosso site e blog? Nos acompanhe em nosso perfil do Instagram @gallasdisperati.