Quem já não sonhou em fazer turismo no Pantanal? Aqui apresentamos um resumo essencial sobre região e explicamos o que esperar de uma viagem para lá.
Está, com certeza, entre os melhores destinos no Brasil para se conhecer.
Vamos?
Pantanal: onde fica e outras informações básicas
Segundo a Embrapa o Pantanal brasileiro ocupa uma área de 138.183 km². Para que fique mais clara a imensa dimensão deste bioma saiba que em a região é maior que muitos países, entre eles:
- a Inglaterra, que ocupa 130.395 km²;
- a Grécia, com área de 131.990 km².
Localizado bem no centro da América Latina o Pantanal ocupa também áreas no Paraguai e na Bolívia.
No Brasil, a maior parte do Pantanal está no estado do Mato Grosso do Sul (65%), e o restante fica no Mato Grosso (35%). Há portanto duas macro-regiões: o Pantanal-norte e o Pantanal-sul.
Foi ao Pantanal-sul que viajamos e onde fizemos as imagens que ilustram este post.
Ecoturismo no Pantanal
Famoso como destino de viajantes que se interessam pelo turismo ecológico o Pantanal é mesmo um lugar incrível, de grande beleza e importância natural.
É um dos 9 biomas do nosso país: Caatinga, Campo, Cerrado, Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Mata de Araucária, Mata de Cocais, Pantanal e Zonas litorâneas.
Ali vivem mais de 650 tipos de aves e 262 espécies de peixes. É uma das maiores extensões alagadas contínuas do mundo, habitada por uma fauna rica e diversa, incluindo a onça-pintada — felino que chega a pesar até 150 kg.
Um lugar e tanto para quem gosta de ecoturismo, certo?
Mas, você sabe ao certo o que é isso? Calma, nos explicamos:
Turismo ecológico: o que é?
De uma maneira geral podemos entender o ecoturismo como um segmento do turismo focado em explorar o patrimônio cultural e natural de forma sustentável.
São atividades que incentivam a conservação e a preservação trabalhando a conscientização daqueles que visitam este tipo de destino. Afinal, como sempre repetimos por aqui: só se ama o que se conhece.
Desta forma há uma integração maior entre visitantes e destinos, possível graças a educação ambiental — um ramo que vem crescendo nos últimos anos aqui no Brasil, mas ainda precisa de muito mais investimento.
Respeito, acima de tudo!
Quando se trata de ecoturismo muitos já pensam em interagir com os animais — e aí é preciso, antes de qualquer coisa, ter respeito.
E aqui deixamos o nosso apelo: não apoie empresas e entidades que explorem qualquer tipo de bicho. Já está mais do que provado que os animais sofrem maus tratos e este tipo de atividade deverias ser muito mais controlada.
Sim, é o máximo ver um animal em seu habitat — mas é preciso respeito. Com eles, com as entidades sérias que desenvolvem um bom trabalho, com o meio ambiente.
No Pantanal conhecemos duas organizações que desenvolvem um trabalho importante há muitos anos: o Instituto Arara Azul e a Associação Onçafari.
São dois projetos tão sérios que merecem cada um um post contando mais sobre a sua atuação e nossa experiência com eles. Clique nos links e conheça cada um deles: ambos merecem sera apoiados.
Quando ir ao Pantanal
Embora seja possível visitar o Pantanal em qualquer época do ano, é alta temporada nos meses em que as terras estão menos alagadas — entre junho e outubro. No entanto, é bom ter enconta que está é, justamente, a alta temporada nesta região.
E você já sabe: alta temporada é igual a preços mais altos e mais turistas interessados em conhecer o destino.
É bom contar também que há o período das queimadas — historicamente o pior mês é o de agosto, mas eles podem ocorrer em todo período de secas.
Neste ano de 2024 elas estão custando a serem controladas, castigando áreas imensas e matando muitos animais.
Turismo no Pantanal: o que fazer por lá
A primeira coisa é encantar-se com a paisagem e procurar conhecer melhor sobre a cultura pantaneira. Depois escolher as atividades de acordo com o a região escolhida, seu tempo de estadia e o perfil de cada viajante.
Algumas das atividades possíveis:
- pesca;
- cavalgadas;
- safáris fotográficos;
- passeios de canoa e de barco;
- trilhas, caminhadas;
- conhecer projetos de valorização das tradições locais;
- visitar e apoiar instituições sérias que realmente se empenhem na manutenção do bioma, de sua flora e, clato, da fauna do Pantanal. Nós conhecemos o Onçafari e Instituto Arara Azul.
Onde ficar no Pantanal
Aí depende do seu interesse e do que você pretende conhecer. Sendo uma área tão grande, como já explicamos antes, é bom saber que o complexo do Pantanal é dividido em 11 regiões, apresentadas a seguir em ordem alfabética:
- Abobral;
- Aquidauana;
- Barão de Melgaço;
- Cáceres;
- Miranda;
- Nabileque;
- Nhecolândia;
- Paiaguás;
- Paraguai;
- Poconé;
- Porto Murtinho.
Nós nos hospedamos na pousada Caiman, Pantanal em Miranda, onde já tivemos dezenas de clientes — que sempre amam a experiência. É um refúgio ecológico com 53 mil hectares que tem como missão conservar a fauna, flora e a cultura do Pantanal.
Tudo pronto para fazer turismo no Pantanal?
Na Boutique de Viagem GD, estamos prontos para indicar as melhores opções de passeios, sempre com parceiros éticos e confiáveis. Cuidaremos de todos os detalhes da sua viagem, desde sugestões de hospedagem em lodges confortáveis até a organização de atividades que permitem a você explorar a flora e a fauna locais de forma segura e agradável.
Entre em contato conosco e deixe-nos planejar a sua aventura no Pantanal, transformando essa experiência em memórias inesquecíveis.
Procurando outros destinos no Brasil?
Confira os lugares sobre os quis já publicamos matérias aqui no blog:
- Melhores Destinos no Brasil
- Viagem para Pernambuco
- Rio Grande do Sul
- Viagem para Fernando de Noronha
- Dia dos Namorados no Brasil
- Serra Gaúcha
- Vale dos Vinhedos
- São Miguel das Missões
- O que ver em Manaus
Para acompanhar as nossas viagens e tudo que passa em nosso radar é só nos acompanhar aqui no blog ou em nosso Instagram: gallasdisperati .
Até mais!