Contrate a Boutique de Viagem

Filmes holandeses: conheça os Países Baixos com ótimos títulos

filmes-holandeses

Uma boa maneira de matar a saudades ou saber mais sobre qualquer destino é pelas muitas séries e filmes disponíveis em streaming. Por isso a lista de hoje traz 7 filmes holandeses imperdíveis.

Quem já nos conhece e/ou acompanha o nosso blog já sabe que adoramos o cinema europeu e procuramos assistir produções de diferentes países: uma maneira interessante de conhecer mais sobre a história e cultura de locais em que estivemos, ou sonhamos conhecer.

Ajuste de nomenclatura

Já escrevemos por aqui que Holanda não é sinônimo de Paises Baixos e tentamos deixar clara qual é a melhor resposta para a pergunta: “qual é a capital da Holanda?“.

Sim, seguindo as recomendações deveríamos ter grafado filmes neerlandeses, ao invés de holandeses. Mas o senhor Google tem as suas particularidades…

Então, já pedimos de antemão desculpas por contribuir com a confusão.

De qualquer modo, todos valem a pena ser assistidos. Confira a lista abaixo e, depois, nos conte qual mais gostou (ou se tem alguma recomendação).

Os quatro primeiros são diferentes narrativas sobre os Países Baixos e a Segunda Grande Guerra Mundial. Os últimos dois são baseados em histórias verídicas.

paisagem-filmes-holandeses
Paisagens como a imagem acima são comuns nos filmes aqui listados — impossível não querer saber mais sobre a região. Aqui, a foto é de David Mohseni, e a imagem que ilustra a parte superior do post é de Aaron Burden, ambas em Unsplash.

7 filmes holandeses

A espiã, de Paul Verhoeven (2006)

Uma narrativa bem contruída, e que surpreende no final. No papel principal está Carice van Houten, como uma cantora judia que passa a trabalhar como espiã, mas apaixona-se de verdade por um oficial alemão — interpretado pelo sempre ótimo Sebastian Koch.

Aliás, Koch é protagonista de um dos melhores filmes alemães de todos os tempos: o premiado A Vida dos Outros.

O carismático ator belga Matthias Schoenaerts também está no elenco.

O Banqueiro da Resistência, de Joram Lürsen (2018)

Os dois protagonistas ficaram a cargo de Barry Atsma e Jacob Derwig. O segundo também trabalha em outro título indicado em nossa lista de filmes holandeses: Uma nobre intenção.

A história é verídica, baseada no banqueiro que arriscou a própria vida ao financiar a resistência em Amsterdam. Daqueles programas que nos deixa com sensação de que o mundo ainda tem esperança…

Riphagen, de Pieter Kuijpers (2016)

Bem ao contrário do exemplo anterior este filme conta a história de Dries Riphagen — um criminoso que chantageava e entregava judeus aos nazistas no período da ocupação alemã.

praia em filmes holandeses
Vista de praia captada por Karsten Wurth, em Unsplash

A Batalha Esquecida, de Matthis van Hei Heijningen Jr (2020)

Um filme interessante, bem feito e sensível que foca na vida de três jovens os desdobramentos da batalha que levou à libertação dos Países Baixos das tropas alemãs — já no final do confronto mundial.

Conhecida como a Batalha do rio Escalda, levou a morte de quase 13 mil soldados e civis.

Uma nobre intenção, de Joram Lürsen (2015)

O diretor é o mesmo de O Banqueiro da Resistência e o protagonista é um luthier, papel de Gijs Schotten van Aschat.

Jacob Derwig também está no elenco. Baseado no livro Publieke Werken, de Thomas Rosenboon, o filme conta a história da construção do Victoria Hotel, um dos mais emblemáticos da capital dos Países Baixos.

Antonia: uma sinfonia, de Maria Peters (2018)

A diretora também escreveu um livro e o roteiro, trazendo a luz a personagem Antonia Brico — ela se tornou a primeira mulher a conduzir uma orquestra sinfônica.

Um filme sensível que vale a pena ser assistido.

moinhos, sempre presentes nos filmes holandeses
Os moinhos fazem mesmo parte da paisagem por todo o país — um bom motivo para ótimas fotos! Imagem de Tim Roosjen, em Unsplash.

Anne Frank: minha melhor amiga, de Ben Sombogaart (2021)

Baseado no livro escrito por Alison Leslie Gold sobre as lembranças de Hanna Goslar o filme mostra a infância das duas amigas de infâncias, Anner Frank e Hanna Goslar, de 1942 ao final da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Prepare a caixa de lencinhos: o reencontro das duas no campo de concentração é MUITO triste.

Vale demais assistir e entender mais sobre a ocupação nazista nos Países Baixos.

Bônus: filmes que mostram a Amsterdam da Era Dourada

E como belos cenários e boas histórias, ou estórias, são sempre uma ótima diversão, indicamos também os dois próximos títulos:

Moça com Brinco de Pérola, de Peter Webber (2003)

Uma obra fictícia, mas ainda assim magistral, sobre a pintura do mestre Johanner Vermeer e a suposta criada que teria sido a modelo para o seu quadro mais famoso.

Nos papéis principais Colin Firth como Vermeer e Scarlett Johansson como a jovem que dá nome ao filme.

Amor e Tulipas, de Justin Chadwick (2017)

Quase na mesma época do filme anterior também mostra os antigos canais de Amsterdam e a vida da burguesia da época: com seus amores, aflições, crenças e traições.

Os dois atores principais são ótimos: a sueca Alicia Vikander dá vida a jovem esposa e o simpático ator austríaco Christoph Waltz assume o papel do marido mais velho e rico.

Mais filmes e séries para viajar? Temos muitas indicações!

Imaginando que tenha apreciado os filmes holandeses e o bônus do post de hoje recomendamos outros, escolhidos para quem curte cinema, arte, viagem e destinos:

Acompanhe nosso Instagram @gallasdisperati para novidades e informações sobre viagens e volte sempre ao nosso blog.

E, se bateu aquela curiosidade para saber mais sobre a história dos Países Baixos e o motivo da invasão do nordeste brasileiro no século XVII, conheça o livro que escrevemos narrando toda a história: ele vai além do óbvio e explica até a fundação de Nova York!

Saiba mais sobre O Brasil Holandês, e a Família Nassau.

Vai viajar aos Países Baixos?

Explorar os Países Baixos é uma experiência enriquecedora, repleta de cultura, paisagens deslumbrantes e uma arquitetura fascinante. Se você planeja descobrir tudo o que este país tem a oferecer, como os encantadores canais de Amsterdam e as charmosas cidades de Utrecht e Haarlem, estamos prontos para fazer isso acontecer.

Na Boutique de Viagem oferecemos roteiros personalizados que destacam os principais pontos de interesse, permitindo que você mergulhe plenamente na rica história e na vibrante cultura local.

Entre em contato e transforme sua próxima viagem em uma aventura inesquecível, repleta de experiências autênticas e muitas descobertas!