O Turismo Criativo é uma das tendências do Mercado de Viagens que mais vem crescendo nos últimos anos, entenda os conceitos e saiba como incluir experiências inesquecíveis em seus próximos destinos.
É aplicável a diferentes perfis de viajantes.
(A imagem acima clicamos na Floresta Amazônica, quando fizemos um curso de sobrevivência com alguns indígenas).
A origem do termo
Embora Turismo Criativo seja um termo bem menos usado atualmente do que Experiências de Viagem ele representa a vontade do viajante ver além do óbvio em cada lugar visitado e de aprender mais sobre a comunidade ou cultura locais.
Nada novo por aqui, estamos sempre repetindo que é possível fugir do turismo de massa e aproveitar mais cada cidade. Aliás, é o que sempre buscamos tanto em nossas viagens pessoais quanto as de nossos clientes.
O fato é que o termo nasceu no começo dos anos 2000, quando uma dupla de membros da ATLAS — Association of Tourism an Leisure Education and Research, enviou um primeiro estudo sobre o assunto à Comissão de Turismo Europeia.
Segundo os autores, Crispin Raymond e Greg Richards, Creative Tourism, ou Turismo Criativo, é a participação ativa do viajante na cultura da comunidade visitada, por meio de interações e aprendizados informais nas experiências vividas no destino.
(Em tempo, a ATLAS foi criada em 1991 para desenvolver iniciativas internacionais pelo fortalecimento do turismo no mundo. Nestas mais de três décadas de atuação a ATLAS conta atualmente com membros de 60 países).
Turismo Criativo, hoje
Depois da longa pandemia da COVID-19 o mundo mudou e muita gente está buscando viagens e viajando — é só pegarmos de exemplo o caos da aviação no verão europeu de 2022 para termos uma melhor dimensão desta disposição por voltar a circular pelo mundo.
Mas, será que o turismo de massa é o que grande parte destes viajantes almeja?
Pode ser. Contudo, para uma parcela importante de turistas, a resposta é um claro e sonoro não.
Então, como ajustar os programas de viagem de acordo com as expectativas destes consumidores?
É aí que entra o trabalho de boas agências de viagem, das consultorias personalizadas e de quem produz conteúdo de viagem de qualidade. É hora de suprir esta demanda.
Viagens menos superficiais
Uma boa maneira de resumir o Turismo Criativo é que cada viajante pode aprender mais em cada lugar visitado, ao invés de ter apenas ticado uma cidade de sua lista de lugares para conhecer no mundo.
Se antes era comum conversarmos com pessoas que muitas vezes não tinham certeza onde ficava um monumento visitado, simplesmente porque haviam passado tão rápido por ali, que o tempo havia sido suficiente apenas para registrar o momento em uma fotografia.
Ou, o que julgo pior, turistas que circulam por imensos corredores de museus europeus sem sequer olhar o que está exposto, só porque achavam que sem ver “a obra” mais famosa em exibição não teriam “conhecido de fato” o destino.
É hora de focar em experiências que façam sentido para cada viajante, entender o que é importante para estas pessoas, quais são suas curiosidades e interesses verdadeiros.
O resultado só pode ser melhor, concorda? Porque não é difícil entender que viajar é muito mais do que só ter estado em um destino.
Descomplicando o Turismo Criativo
Quem já conhece o nosso blog sabe que adoramos descomplicar termos e definições — sejam de arte e história, ou nos assuntos referentes aos destinos e viagens. Já fizemos isso em diversos posts.
Então trouxemos uma frase bastante conhecida, para facilitar o entendimento do conceito:
É isso: o turismo criativo é quando o viajante põe a mão na massa, participa da criação de alguma coisa, aprende com a comunidade. E quando essas atividades são mesmo especiais, ficam para sempre na memória.
A nossa relação com o Turismo Criativo
Já contamos sobre como nasceu o nosso perfil nas Redes Sociais e o nosso site: começamos compartilhando no Instagram algumas fotos e informações dos livros que escrevemos e editamos.
Contando o que havíamos visto e aprendido nas pesquisas para cada um dos nossos projetos editoriais acabamos por encontrar toda uma comunidade, que não só gostava de boas imagens, como estava em busca de informações diferenciadas de destinos de viagem.
E percebemos que, por ter tido a oportunidade de trabalhar com tantas pessoas e instituições culturais pela Europa e diversas cidades brasileiras, poderíamos colaborar. E oferecer um material interessante partindo do nosso olhar.
Assim criamos o nosso site e blog, onde compartilhamos informações interessantes, relevantes e diferenciadas para viajantes de todos os tipos.
Boutique de Viagem
A Boutique de Viagem é uma agência focada em atender de forma personalizada e exclusiva, oferecendo soluções sob medida a cada cliente.
Que tal um próximo roteiro de viagens especial?
Se você está em busca de vivenciar mais da cultura local de seus próximos destinos, ou gostaria de se integrar à comunidade da região, aprendendo algo novo, ou tendo a oportunidade de trabalhar por um curto período com alguém que você admira é hora de saber mais sobre turismo criativo e as muitas possibilidades de vivenciar algo exclusivo.
Pode ser participar da vindima de uma propriedade vinícola ou fazer o seu próprio blend, apreender o seu prato preferido com um grande chef ou fazer um curso de maccaron na icônica Cordon Bleu.
Coproduza algo em sua próxima viagem!
Pode ser uma bijuteria, uma peça de cerâmica, um bordado. Ou talvez aprender a fotografar pássaros enquanto entende mais sobre bird watching. Pode ser que prefira colher damascos e fazer a sua própria geleia, ou assar um pão em um forno comunitário.
As possibilidades são imensas. Escolha o que fizer sentido para você.
E entenda: em uma só viagem cabem muitos estilos.
Seja você slow traveler ou não, e mesmo estando em uma viagem de negócios. Cabe nos roteiros de quem ama ecoturismo e daqueles que gostam de destinos de luxo. De quem ama a boa mesa, e valoriza o enoturismo e está em busca de boa gastronomia, e mesmo para viajantes econômicos.
O desafio é encontrar algo com o que você se engaje, aproveite e guarde para sempre na memória.
Precisa da nossa ajuda?
Se está em busca de destinos, ou de informações para as cidades que já escolheu visitar: dê uma busca na lupinha do nosso blog e veja sobre o que já escrevemos. Você também pode navegar pelas categorias e países.
Prefere uma atenção personalizada? Entre em contato conosco! As vezes um rápido bate-papo já é o suficiente para você seguir adiante com o seu planejamento — ou podemos assumir todo a programação e formatar para você um roteiro personalizado.
Para ficar por dentro de tudo em nosso portal de viagens acompanhe o nosso Instagram @GallasDisperati.
E volte mais vezes.