Contrate a Boutique de Viagem

Serra Gaúcha: conheça um dos mais importantes polos turísticos do Brasil

serra gaucha no outono

A Serra Gaúcha está com certeza em qualquer boa lista de melhores destinos para serem conhecidos no Brasil.

Sabia que Gramado é uma dos oito destinos tendência apontados pelo Booking.com após as restrições de mais de dois anos de pandemia?

Pois é! Mas a Serra Gaúcha tem muito mais a ser visto, conhecido e experenciado do que a charmosa cidade de Gramado. E é justamente um resumo do melhor que vimos na região que você irá descobrir aqui.

Araucárias: presentes na paisagem de toda a Serra Gaúcha

O mais importante destino do estado

O Rio Grande do Sul tem muitas belezas e diversas atrações turísticas, como já descrevemos no post que publicamos sobre o assunto. Mas, é fato que a Serra Gaúcha é mesmo o local mais visitado deste que é o estado mais ao sul do Brasil.

Talvez isto seja motivado pelas belas paisagens, pelo clima europeu, pela ligação cultural com as colônias de imigrantes, ou, mesmo pelo ótima gastronomia e por ser onde são produzidos os vinhos mais afamados do país.

Eu acho que é por um mix de todas as alternativas anteriores, somado à hospitalidade do local, a excelente infraestrutura o outras “cositas más

A Serra Gaúcha e duas importantes macrorregiões

O que conhecemos por Serra Gaúcha é comumente dividido em duas regiões bastante distintas entre si:

E ainda vale contar que passando por ali está a Rota Romântica do RS: um caminho que percorre 14 municípios ao longo de 184 km.

(Não confunda com a Rota Romântica original, na Alemanha: temos um post de lá e também um ebook com um roteiro completo para conhecer o melhor daquela região).

As cidades da Serra Gaúcha

Segundo o site oficial do Atlas sócioeconômico do Rio Grande do Sul a Região Metropolitana da Serra Gaúcha abriga mais de 850 mil habitantes e é composta por 14 municípios, apresentados em ordem alfabética a seguir:

Mas o que chamamos Serra Gaúcha engloba muitas outras cidades:

Gramado, Canela e Nova Petrópolis, que juntas formam a Região Das Hortênsias; Nova Prata; Veranópolis; São Francisco de Paula — ponto incial (ou final) da já citada Rota Romântica da Serra Gaúcha; Cambará do Sul, onde fica o mais famoso dos cânios na região: o Itaimbezinho; São José dos Ausentes, com seu cânion Monte Negro; Vacaria, conhecida pela grande festa gaúcha e algumas outras menores.

Já deu para perceber que há muito a ser conhecido por lá, não é?!

Casarão do tempo da imigração italiana, nos Caminhos de Pedra, município de Bento Gonçalves

Quando ir a Serra Gaúcha

Aqui vai uma resposta que acabo repetindo seguidas vezes aqui no nosso Blog: depende!

Primeiro, depende de quando você tem disponibilidade para ir, depois do que pretende ver por lá.

Se curte frio, vá entre o outono e inverno. Alfredo e eu preferimos o outono, por conta das cores das árvores: os tons terrosos deixam tudo muito mais bonito.

Contudo, caso queira mesmo experimentar temperaturas baixíssimas a melhor época é, sem dúvida, no inverno. Prepare-se: o frio por lá pode ser bastante intenso.

A primavera também é uma época fantástica para ir a Serra Gaúcha: tudo estará florido, e você irá ver verdadeiros paredões de hortênsias azuladas. Um verdadeiro espetáculo da natureza.

No verão é época da vindima, um motivo a mais para conhecer, ou rever, o Vale dos Vinhedos.

Mais um ponto para a Serra Gaúcha como grande polo turístico nacional: vale ir em qualquer estação!

Fachada no ótimo Hotel Casa da Montanha, a nossa casa em Gramado na estada do outono de 2022

Enogastronomia e agroturismo

O grande destaque do Vale dos Vinhedos é, obviamente, seus ótimos vinhos. Por ali e também em outras cidades há uma imensa variedade de opções gastronômicas, que vão desde experiências que recriam o clima dos tempos coloniais até restaurantes de excelência.

Mas não se dede ignorar as possibiliddaes do agroturismo: passear e conhecer as diferentes vinhas; visitar e degustar os ótimos azeites produzidos na região; conhecer alambiques e cervejarias artesanais; colher frutas e acompanhar a produção de doces e geléias e, até mesmo, aprender mais sobre a imensa variedade de cogumelos selvagens que são encontrados em alguns locais da Serra Gaúcha.

Isto sem nem citar os muitos empórios que oferecem produtos de qualidade e alguns lugares que merecem ser visitados por todos, como a Casa da Ovelha, nos Caminhos de Pedra.

O que ver e rever na Serra Gaúcha

Como são muitos destinos dentro deste grande destino que é a Serra Gaúcha optamos por publicar diversos posts sobre o assunto: assim as informações ficam mais organizadas e você encontra o que te interessa. Os tópicos que ainda não estão sublinhados ainda não foram publicados, mas serão. Acompanhe:

Algumas dicas de hospedagem

Nesta viagem passamos alguns dias no Vale dos Vinhedos e mais alguns em Gramado.

No Vale dos Vinhedos nos hospedamos no Spa do Vinho, que pertence a ótima cadeia Marriot. Tem excelente localização, o café da manhã é absolutamente fantástico e eles contam com ótimo serviço e um imenso estacionamento.

Em Gramado ficamos no excelente Casa da Montanha: um dos mais bonitos hotéis da cidade, com localização nota dez e dois restaurantes que você precisa provar. Hospedar-se ali é um luxo e uma experiência inesquecível.

Vista da Laje de Pedra, na Serra do Quilombo — uma das belezas naturais em Canela

Natureza exuberante e destinos para quem curte viagens de aventura

Muitos parques, diversas cachoeiras, muitas trilhas pelos caminhos, cânions de tirar o fôlego: tudo isto combinado a atividades como balonismo, bike trekking, canoagem.

A Serra Gaúcha é perfeita também para quem ama sports e curte apreciar a natureza.

Mas nem só de viagens românticas ou aventureiros vive o destino!

Para quem uma viagem a Serra Gaúcha é recomendado?

Para todos!

Famílias, crianças, grupos diversos, pessoas que viajam com seus pets, turistas seniors. As cidades da região recebem pessoas de todos os tipos, de todas as partes, e cada um destes perfis de viajantes encontra o que ver e fazer, de acordo com os seus interesses.

E aí? Concorda conosco que a Serra Gaúcha merece a sua posição de destaque entre os melhores destinos nacionais?

Pensando na sua próxima viagem?

Se você está planejando uma viagem para a Serra Gaúcha, prepare-se para se encantar com suas paisagens deslumbrantes, vinícolas premiadas e a deliciosa gastronomia da região. Na Boutique de Viagem GD, somos especialistas em roteiros personalizados e estamos prontos para ajudar você a explorar não apenas a Serra Gaúcha, mas também outros destinos incríveis no Rio Grande do Sul e em todo o Brasil.

Seja para uma escapada romântica, um final de semana em família ou uma aventura cultural, garantimos que cada detalhe da sua viagem seja devidamente planejado para proporcionar experiências inesquecíveis. Entre em contato conosco e comece a planejar sua próxima aventura!

Volte sempre para mais dicas e inspirações sobre os melhores destinos no Brasil e no mundo!

Curte os nossos conteúdos e quer ficar por dentro de todas as novidades aqui do Blog? Nos acompanhe em nosso Instagram @gallasdisperati e encontre sempre ótimas informações para viajar mais e melhor.

Até mais!