Contrate a Boutique de Viagem

Dia Mundial da Fotografia: uma data para celebrar a nossa ligação com as imagens

dia mundial da fotografia

O Dia Mundial da Fotografia, World Photography Day é celebrado a cada 19 de agosto, data em que o governo francês adquiriu a patente do daguerreótipo, lá no ano de 1839.

E atualmente, não importa se somos profissionais ou amadores, a verdade é que, cada vez mais, temos a fotografia presente em quase todos os nossos dias. Alguns com mais, outros com menos capricho na captação.

E, sobretudo no que tange às viagens, ainda não encontramos nada que as substitua: as imagens que captamos são a nossa melhor memória dos destinos conhecidos concorda?

Então que tal conhecer um pouquinho sobre a sua história e encontrar algumas dicas para que as suas fotos de viagem fiquem cada vez melhores?

Daguerre o que?

Daguerreótipo foi o primeiro equipamento desenvolvido para captar imagens duradouras. Foi inventado por Louis Daguerre (daí o nome do equipamento) e Nicéphore Niépce, em meados dos anos 1830.

A invenção encantou rapidamente a França e dalí toda a Europa e o governo francês entendeu que deveria comprar a patente do equipamento, tornando-a pública. O evento ocorreu em 19 de agosto de 1939 — motivo pelo qual a data foi escolhida para o Dia Mundial da Fotografia, internacionalmente conhecido como World Photo Day.

Fucionamento e chegada ao Brasil do Daguerreótipo

O equipamento era uma caixa de madeira e dentro era colocado uma placa de cobre, revestida com prata. A lente captava a imagem e esta era fixada, já em formato positivo, por meio de uma reação química: com vapores de iodo que reagiam no revestimento em prata.

O processopara captação de uma só imagem levava quase meia hora e o resultado era bastante bom, desde que a placa fosse imediatamente protegida por um cristal, evitando que o processo químico fosse alterado — o que ocasionaria a perda da imagem.

Muito mais prático que precisar pousar horas, ou dias, para uma pintura. Mas ainda bastante complicado e caro.

Curiosidade histórica

Em nosso post sobre as viagens de D. Pedro II já contamos que ele queria conhecer mais do mundo e adorava novidades. Foi por isso que o primeiro daguerreótipo chegou ao Brasil apenas seis meses após a compra da patente pelo governo francês: e era justamente para o Imperador.

A primeira imagem captada no Brasil foi do Paço Imperial, e segue conservada nos arquivos da Funarte.

Graças ao interesse de D. Pedro II e por sua paixão por viajar temos hoje diversos registros de suas férias pelo exterior e de muitos momentos de sua família no Rio de Janeiro.

dia mundial da fotografia equipamentos
Parte de nosso equipamento fotográfico: é preciso estar sempre preparados para as melhores fotos

Dia Mundial da Fotografia: uma data para percerbermos como as nossas imagens contam muito do que somos

Depois do daguerreótipo os equipamentos fotográficos foram se modernizando ao longo das décadas, até chegarmos à fotografia digital: nunca se fotografou tanto como nos dias de hoje.

Mas quantidade nem sempre é qualidade: como é tão fácil fazer uma foto, com nossos celulares, muitas vezes não nos damos conta de que seria possível, e até necessário, dar mais atenção a estas imagens.

Afinal, as nossas fotos mostram o mundo como vemos, são uma expressão de nossa personalidade e capazes de captar um momento, eternizar um lugar ou registrar uma experiência.

Então, que tal conferir algumas dicas de fotos de viagem?

dia mundial da fotografia gopro
Embora a nossa especialidade sejam as fotos de arquitetura é preciso termos também outras opções de captação de imagens, como no mar

Um pouco sobre a nossa experiência em fotografia

Trabalhamos com fotografia de arquitetura há mais de duas décadas. Até 2019 usamos em nosso trabalho e viagens apenas câmeras Leica — uma das marcas mais antigas e exclusivas de equipamento fotográfico, renomada por sua excelente qualidade.

Nos últimos anos também temos usado e compartilhado as imagens captadas com nossos celulares.

Somando as fotos de nossos projetos culturais e as que clicamos pelas dezenas de países em que estivemos construímos um imenso acervo: são mais de 100 mil fotos em nosso Banco de Imagens.

Nos diferenciamos por estar sempre em busca do menos óbvio, e também pelo nosso olhar. Ter formação em Arte e Arquitetura ajuda a compartilhar ótimos clicks.

E é por isso que deixamos a seguir algumas dicas para que você melhores as SUAS fotos

1. Preste atenção ao eixo da fotografia: respeite o horizontal e o vertical

Então nada de mares e lagos inclinados ou paredes diagonais: estes erros destroem qualquer fotografia.

2. Fotografia é luz

Que fotografia é luz acho que todos sabem, mas mesmo amadores podem melhorar as suas imagens prestando atenção onde estáa luz, e também às sombras. Isto é ainda mais importante em fotografia de viagem: pois muitas vezes são registros de lugares que jamais voltatemos, então é melhor fazer bem feito.

3. Preste atenção ao que aparece no fundo de fotografias pessoais

Vale para qualquer foto de pessoas, mas aqui é sempre viagem. Imagine tirar uma foto linda do seu filho, pegado à uma lata de lixo? Ou caprichar na foto da amada, e não perceber que atrás aparecem as mochilas e sacolas usadas no passeio?

Olhe o entorno e escolha o melhor fundo possível.

dia mundial da fotografia pronta para capturar a imagem
Esteja sempre a postos para fotografar: encontre as melhores posições para obter o melhor ângulo do objeto fotografado

4. Cuidado com o flash!

Aqui vai uma recomendação: se você tem pouca prática e não conhece os príncípios básicos: desligue o seu flash!

Durante o dia e com boa iluminação ele raramente é necessário e só vai deixar as suas fotos esquisitas, e os fotografados com cara de susto. Para paisagens o flash não funciona. E museus é proibido. Em meio à outras pessoas atrapalha bastante.

Resumindo: não use, a não ser que tenha tido aulas básicas de fotografia.

5. Preste atenção ao enquadramento

Nem sempre centralizar o objeto principal é a melhor escolha — saiba que, de fato, quase nunca é. Estude a regra dos terços e vai perceber que as suas imagens ficarão muito mais interessantes.

E agora um desafio: poste as suas melhores imagens de viagem neste Dia Mundial da Fotografia

Todos os anos milhares de pessoas compartilham no dia 19 de agosto as suas melhores fotos — entre na corrente e mostre as suas também.

E vale ainda ficar de olho nas fotografias mais interessantes que você encontrar: preste atenção, estude a luz, o enquadramento.

Esta é uma ótima maneira de entender o que chega a melhores resultados, e repetir.

E antes de terminar deixamos a recomendação de leitura de um post bem interessante: Acessórios para viajar: saiba quais são os essenciais e alguns outros mais.

Para ver algumas de nossas fotos de viagem e para conhecer tudo que passa em nosso radar é só acompanhar o nosso Blog e também o nosso Instagram @gallasdisperati.

Até uma próxima vez.