Cartagena, Colômbia é um dos TOP destinos da América do Sul: fica no Caribe, faz calor o ano todo, o lugar é famoso por uma gastronomia de sabores fortes e as paisagens são belíssimas.
Some a isso sua interessante história e uma cultura local que vale ser vivenciada.
Entenda melhor o destino e confira porque deve incluir Cartagena de Índias, na Colômbia, em sua lista de lugares para conhecer.
Quando ir a Cartagena, na Colômbia?
Aqui vai uma das grandes vantagens deste destino: o clima é praticamente o mesmo em TODO O ANO!
Dos meses mais quentes para os mais frescos as médias de temperaturas máxima e mínima mudam apenas 1 ou 2 graus. Por isso, na maioria dos dias, os termômetros passam dos 30 graus e quase nunca baixam dos 25.
Perfeito para pegar uma praia, não é mesmo?
Mas, antes de apresentarmos Cartagena de Índias vamos contar um pouco mais sobre esta que é a quinta maior cidade colombiana — e um dos dois principais destinos turísticos do país.
Um pequeno resumo histórico
Cartagena foi fundada pelo conquistador espanhol Pedro de Heredia em 1533 — é, portanto, apenas 1 anos mais nova do que São Paulo, minha cidade natal.
Rapidamente se tornou um dos principais portos da Coroa espanhola nas Américas, de onde eram embarcadas todas as riquezas enviadas anualmente para a Europa. Eram de Cartagena que partiam as frotas com direção a Cuba, onde reabasteciam e seguiam para a Espanha.
Aliás, em nosso livro sobre O Brasil Holandês temos um capítulo inteiro dedicado à ocasião que os holandeses tomaram a Frota da Prata dos espanhóis e se capitalizaram para invadir o Brasil em 1630. Mas, isso é outra história e vou voltar ao assunto deste post.
É de se entender que as riquezas ali guardadas chamavam muita atenção e se tornaram objeto de cobiça: por isso Cartagena, na Colômbia, foi alvo de inúmeros ataques de piratas e corsários.
No entanto, como era fortemente protegida, jamais foi tomada por qualquer invasor.
Conto ainda que Cartagena também ocupa lugar de destaque no evento da Proclamação da Independência do país, que teve início em 1810. Em 1811 a antiga cidade portuária se declarou livre da Espanha e suas muralhas novamente a protegeram, durante as tentativas da Reconquista.
Foi por tudo isso que a bela Cartagena de Índias acabou entrando para a história como La Heroica.
Uma curiosidade: a origem do nome
Alguns historiadores afirmam que Cartagena era a cidade de origem de grande parte da tripulação de Pedro de Heredia. Outros preferem acreditar que ganhou o nome pela semelhança da baía com a de Cartagena, na Costa do Sol, no sul da Espanha.
O fato é que outra frota espanhola já havia estado na região, liderada por Rodrigo de Bastidas. Ele era um dos homens que viajou com Colombo no final do século 15 e chamou a região de Golfo de Barú. De alguma forma a região passou a constar de mapas antigos com o nome de baía de Cartagena.
Como chegar em Cartagena, na Colômbia
Dependendo da época do ano há voos diretos partindo de São Paulo: foi assim que chegamos e voltamos de lá, em maio de 2023.
Contudo, é preciso deixar claro que a imensa maioria dos voos faz conexão em Bogotá, Lima ou Cidade do Panamá. Vai depender da companhia aérea escolhida: Avianca, Latam ou Copa Airlines.
Patrimônio da Humanidade: a cidade amuralhada é muito fotogênica!
Desde a década de 80 do século 20 Cartagena de Índias na Colômbia é protegida com o selo de Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO.
E, mesmo já tendo viajado bastante nas últimas duas décadas e de ter estado em mais de 250 cidades pelo mundo, reconheço que é difícil pensar em outras cidades coloniais que tenha um casario tão bem preservado, como acontece com as construções da cidade amuralhada.
Antigas casas em estilo espanhol com suas sacadas se apresentam em cores fortes e sortidas: um espetáculo para os visitantes, sobretudo em dias de céu azul, e na época em que as flores garantem ainda mais harmonia às antigas construções.
Algumas delas seguem sendo moradias, outras foram transformadas em hotéis e pousadas, bares, restaurantes e em muitas lojas. Tudo isto misturado à gigante muralha que envolve todo o antigo centro, acrescidos por torres de igrejas dos séculos 16 e 17, e muitas praças.
Há, e ainda há que frisar que fica junto ao Mar do Caribe…
Dois grandes personagens locais
Um grande nome dos tempos da fundação da cidade é a índia Catalina: foi aprisionada e batizada pelos europeus. Depois, serviu de tradutora para Pedro de Heredia, por quem a história diz ter se apaixonado. Teve a sua vida romanceada e há alguns anos entrou no catálogo da Netflix uma série contando sua estória.
Porém, difícil não lembrar do grande escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez (1927-2014). Embora ele tenha nascido em Arataca, no departamento de Magdalena, foi em Cartagena que passou parte de sua vida.
Ele se dizia apaixonado pela cidade e ela é cenário para a obra O Amor nos tempos do Cólera, publicado em 1985. Um dos clássicos da literatura sul-americana.
Onde ficar e outras dicas essenciais
Como eu já afirmei acima a cidade de Cartagena, Colômbia, é um dos principais destinos turísticos do país. Sendo assim, há uma imensa oferta de opções de estadia.
Para aproveitar ao máximo o ideal é se hospedar dentro da cidade amuralhada. Caso precise de ajuda para encontrar a opção que esteja de acordo com a sua viagem para Colômbia é só entrar em contato conosco: temos uma Boutique de Viagem especializada em atendimento personalizado.
E isto envolve muito mais do que apenas cuidar da emissão das passagens, desenho do roteiro e reserva dos hotéis. Identificamos os gostos de nossos clientes e buscamos realizar os seus sonhos de viagem.
É um trabalho feito medida, partindo da identificação de cada perfil de viajante. Além disso, economizamos o tempo de nossos clientes e oferecemos soluções com o melhor custo-benefício.
Para saber o que ver e fazer em Cartagena de Índias é só ler a matéria que publicamos com uma lista de 20 dicas imperdíveis.
Para dicas e informações de viagem é só nos acompanhar aqui no blog ou em nosso Instagram.
Curtiu o post? Compartilhe com os seus contatos.