Contrate a Boutique de Viagem

Viagem ao Japão: Cultura, Gastronomia e Riquezas na terra do Sol Nascente

viagem ao japao

Resumo básico sobre o Japão

Voltamos verdadeiramente encantados com nossa viagem ao Japão, um país na Ásia Oriental, ocupa uma área de aproximadamente 377.975 km², o que o torna pouco maior que o estado do Maranhão, mas consideravelmente maior que muitos países europeus, como a Alemanha e a Finlândia. Este pequeno arquipélago é um convite para a exploração, e há muito a ser descoberto: são cerca de 6850 ilhas.

Formado por quatro ilhas principais: Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku, que juntas ocupam cerca de 97% do território nacional. O país é cercado por mares, como o Mar do Japão a oeste e o Oceano Pacífico a leste, além de ter vizinhos como a Coreia do Sul e a China.

Destaques

O Japão é a quarta maior economia do mundo, é o primeiro país em expectativa de vida do planeta, resultado de uma combinação de fatores que incluem saúde, dieta e estilo de vida.

No ano de 2024 bateu o recorde de turistas no país: mais de 30 milhões. Apenas a título de comparação, o Brasil, que também alcançou um recorde histórico de visitantes estrangeiros no mesmo período, recebeu pouco menos de 6,7 milhões. E ressaltamos que o território brasileiro é mais de 20 vezes maior que o japonês.

vista de Tokyo com Monte Fuji. destino que não pode faltar em qualquer viagem no Japão
Vista do skyline da moderna capital japonesa, com a Torre de Tokyo e o Monte Fuji ao fundo

Tóquio, a vibrante capital

Tóquio, localizada na ilha de Honshu, é a capital e a maior metrópole do planeta. Reconhecida como a capital da gastronomia, Tóquio abriga o maior número de restaurantes com estrelas Michelin do mundo, oferecendo uma experiência culinária inigualável. A cidade combina cultura, gastronomia e tecnologia, e é um dos principais destinos turísticos do Japão.

Um dos símbolos nacionais do país é o majestoso Monte Fuji, cuja beleza pode ser apreciada de diversos lugares e se tornou um ícone cultural. Além disso, o Japão é rico em templos históricos e santuários, que oferecem uma visão fascinante de suas tradições e espiritualidade. A excelência na instalação de museus, que vão desde arte clássica até tecnologia moderna, também destaca o compromisso japonês com a cultura e a educação.

Em qualquer viagem ao Japão é obrigatória uma estada em Tóquio.

Tradições: estilo de vida japonês

O culto aos tratamentos de corpo e rosto é uma parte fundamental da cultura japonesa. Os onsens, tradições de banhos termais, oferecem não apenas relaxamento, mas também benefícios terapêuticos para a pele e o bem-estar. Marcas renomadas como Shiseido e outras tantas, reconhecidas mundialmente, refletem a dedicação dos japoneses à beleza e à saúde, oferecendo produtos que combinam inovação e ingredientes naturais.

Além disso, os “banhos de floresta”, ou shinrin-yoku, são uma prática que envolve a imersão na natureza e têm ganhado popularidade como forma de cuidar do bem-estar mental e emocional.

Cada uma das oito regiões que formam o país — Hokkaido, Tohoku, Kanto, Chubu, Kansai, Chugoku, Shikoku e Kyushu — traz suas particularidades e belezas, desde as paisagens nevadas do norte até as flores de cerejeira que enfeitam o sul. O turismo tem crescido significativamente, com um número cada vez maior de visitantes interessados em viagens ao Japão, e são muitas as atrações e experiências disponíveis.

Cultura de educação, gentileza e respeito permeiam a vida cotidiana por lá, refletindo-se no atendimento ao cliente e nas interações sociais.

A gastronomia é outra atração imperdível, famosa por sua diversidade, frescor e apresentação — vai muito além do sushi e sashimi, sendo muito mais ampla que o que conhecemos no Brasil por comida japonesa.

Gastronomia japonesa: aprecie sem moderação

A gastronomia é parte importante de qualquer viagem ao Japão, uma celebração de sabores, texturas e apresentações, lembrando a rica herança cultural do país. Ramen, tempura, yakisoba, okonomiyaki, são muitas as opções além dos já citados sushi e sashimi, e não vale deixar o país sem ter feito, ao menos, uma refeição kaiseki, o jantar tradicional em várias etapas, onde é destaque a arte da apresentação e a sazonalidade dos produtos utilizados.

Os chefs japoneses são conhecidos por sua habilidade em extrair umami dos ingredientes, utilizando técnicas tradicionais de preparação que acentuam a qualidade e a frescura de cada elemento.

E, é claro que não podemos nos esquecer dos doces dango, dorayaki, manju e o meu preferido, o delicioso kasutera, enriquecem ainda mais a diversidade da culinária japonesa, enfatizando não apenas os sabores, mas também a apresentação estética. Algumas docerias mais se parecem com delicadas joalherias.

show de tambores, viagem ao Japão
Show de tambores japoneses, uma experiência imperdível em qualquer viagem ao país

Tesouros e acervos

Os templos são símbolo da espiritualidade e da história do Japão, sendo alguns dos mais icônicos o Templo Kinkaku-ji (Pavilhão Dourado) em Quioto, que encanta com sua beleza refletida em um lago, o Templo Senso-ji, o templo mais antigo de Tóquio, localizado no distrito de Asakusa, ou o Fushimi Inari Taisha, também em Quioto, famoso por suas milhares de torii (portais) vermelhos que formam trilhas montanhosas, e um dos mais importantes santuários xintoístas do Japão.

Além dos templos, o país é famosos por seus belíssimos jardins japoneses, e abriga uma coleção requintada de museus que preservam e exibem sua herança artística e cultural. O Museu Nacional de Tóquio, o mais antigo do país, tem um acervo fantástico que inclui artesanato tradicional, samurais e arte moderna, enquanto o Museu de Arte de Kyoto preserva a rica tradição artística da cidade. Os muitos museus pelo país não apenas mostram a excelência do acervo japonês, mas também promovem um diálogo entre o passado e o presente, oferecendo aos visitantes uma oportunidade de ter uma ideia de tudo que o Japão representa.

templo em Miyajima, um lugar menos conhecido em viagens ao Japao
Vista do templo junto ao mar na ilha de Miyajima, um dos destinos mais interessantes em que estivemos

Qual a melhor época para visitar o país?

Ao lado da mágica época das cerejeiras, conhecida como Sakura, o outono é uma temporada especial no Japão, quando as cores do Momiji, as folhas vermelhas e douradas, transformam a paisagem em um espetáculo deslumbrante.

Leia outros outros posts contando sobre as cidades que visitamos em nossas semanas viajando pelo país, e acompanhe tanto o nosso blog quanto o insta @GallasDisperati.

Em sua próxima viagem ao Japão entenda sobre sobre omiyage

Aqui no ocidente estamos acostumados a trazer lembranças de viagem, os mais comuns são chaveiros, imãs de geladeira, camisetas e bonés. No Japão, lembrança de viagem tem uma palavra própria: omiyage.

Comumente traduzida como souvenir, na verdade omiyage é mais do que isso. Faz parte da cultura local e é sempre para outra pessoa que não o viajante, é um carinho para quem gostamos, entes queridos e amigos mais próximos.

Os omiyages são sempre coisas típicas de cada destino visitado, normalmente algo de comer ou beber. Nós trouxemos chocolates com sabores locais (matchá, sakê), muitos chás e também alguns docinhos típicos.

Aliás, uma das maiores tendências de viagem é a chamada souvenera — a era do souvenir. Explicamos mais sobre o assunto em outro post, vale conferir.

Como chegar e quanto tempo ficar?

várias opções de companhias aéreas que oferecem rotas convenientes e confortáveis. A Turkish Airlines, por exemplo, proporciona voos com conexão em Istambul, a Emirates é outra opção, com conexões em Dubai, e a Qatar Airways garante voos com conexão em Doha, foi a nossa escolha, pois queríamos conferir a sua classe executiva QSuíte, uma das mais confortáveis do mercado.

E para que quer saber quanto tempo dispor em uma viagem ao Japão, já adianto que depende dos seus interesses, disponibilidade e, claro, do valor a ser investido. Mas, de uma forma geral, recomendamos estadia de, no mínimo, dez dia por lá. É um destino muito rico e com imensa diversidade de atrações, em cada uma das regiões do país.

Confira o que já publicamos sobre o assunto:

Se você deseja explorar as maravilhas do país, entender qual é a melhor opção de voo, saiba que somos especialistas em roteiros personalizados e podemos cuidar de todos os detalhes de sua próxima viagem.

Nossa Boutique de Viagem GD está pronta para oferecer as melhores opções para você conhecer esse país incrível e fascinante, de acordo com seus interesses. É só entrar em contato conosco!