O outono no Japão é um momento mágico, quando as folhas das árvores se transformam em uma paleta vibrante de vermelhos, laranjas e dourados. É a época conhecida como Momiji.
E, durante essa temporada do ano, os jardins japoneses se tornam lugares ainda mais encantadores, oferecendo vistas deslumbrantes que atraem visitantes de todo o mundo. A combinação da paisagem natural com a estética cuidadosamente equilibrada dos jardins tradicionais resulta em cenários que parecem pinturas vivas. Em nossa viagem ao Japão exploramos alguns dos mais bonitos do país e compartilhamos aqui para que já salve e coloque em sua lista de lugares para conhecer.
1. Jardim Kenroku-en (Kanazawa)
Reverenciado como o mais bonito dos jardins japoneses foi o responsável por incluirmos Kanazawa em nossa programação (antes de sabermos que o destino tinha muito mais a oferecer). O Kenroku-en é um verdadeiro espetáculo durante o outono, com uma rica variedade de árvores, incluindo bordos (aqueles que se tornam totalmente vermelhos), pinheiros e gynkgos (com seu verde que chega até o amarelo puro), a transformação das folhas cria uma explosão de cores.
Kenroku-en é famoso pela grandeza, pela estética sazonal e o passeio pelo jardim é uma delícia, inesquecível circular pelos lagos e aleias, reservar um tempo para se desligar do mundo por alguns instantes em sua casa de chá. com vista para o lindo cenário outonal.
2. A cidade de Kamakura
Kamakura, uma cidade rica em história e natureza, é famosa por seus lindos templos e belos jardins, oferecendo motivo de sobra para colocá-la em seu programa de viagem ao Japão.
São vários os jardins pela cidade, mas, o que mais gostei e é o mais vistoso da cidade, faz parte do templo Hase-dera. É lindo e delicado, com uma variedade de flores, árvores e, claro, elegantes arranjos de pedras. Além disso, a vista para o oceano a partir da parte mais alta do jardim é belíssima.
3. Jardim Shukkei-en (Hiroshima)
Acho que uma visita ao Japão não estaria completa sem uma estada em Hiroshima, a cidade da paz. E foi lá que encontrei um dos mais bonitos jardins que vi no Japão: o Shukkei-en.
Com mais de 4 séculos de História, foi doado à prefeitura da cidade e aberto ao público em 1940. Embora tenha sido parcialmente destruído, já que fica bem no centro de Hiroshima, serviu de refúgio para os feridos após o bombardeio atômico.
Rodeado pela cidade, é um jardim não muito grande e cheio de significado: seu lago tranquilo e as pontes e caminhos de pedras serpenteiam pela área, convidando o visitante a desacelerar e ao relaxamento. É uma atração imperdível na cidade!
4. Um jardim especial em Tóquio
A capital do Japão é uma cidade vibrante, moderna e muito movimentada. É também imensa, mas nada caótica. Há diversos parques e jardins pela cidade, uma das mais elegantes que conhecemos entre as mais de 300 em que já estivemos pelo mundo.
Mas, se for para escolher um único jardim em Tóquio, recomendo uma visita ao Jardim Nacional Shinjuku Gyoen. Foi criado a pedido de um senhor feudal na Era Edo, tornou-se um jardim Imperial no governo Meiji e foi parcialmente destruído na II Guerra Mundial.
Restaurado, foi aberto ao público, e vale demais ser conhecido.
5. Jardins privados
Espalhados pelo país existem muitos jardins privados, por isso, cada viajante terá a oportunidade de descobrir algumas joias em suas jornadas pelo Japão.
Um que nos encantou foi o jardim do hotel Kaneyamaen Bessho Sasa, na província de Yamanashi. É um hotel tradicional e pouco turístico, e foi a nossa escolha para avistar o Monte Fuji — visível do nosso quarto!
Seu jardim bem cuidado com onsen e um riacho junto à propriedade (a imagem na parte superior deste post foi feita lá), é dos lugares mais bonitos onde já estivemos hospedados. Conhecer lugares assim e experienciar um pouco do jeito de relaxar dos japoneses é uma experiência que sempre recomendo — para nós, foi inesquecível.
Agora que já sabe quais são alguns dos mais lindos jardins japoneses
Precisamos contar que o cuidado dos jardineiros é impressionante: parece não haver uma só folha fora do lugar. Tudo muito bem cuidado, limpo. Vimos vários homens e mulheres trabalhando, uniformizados e de luvas, garantindo que cada detalhe seja observado, para manutenção destes espaços tão especiais e queridos pelos cidadãos.
Quer saber mais sobre o Japão? Quais cidades visitar, as atrações imperdíveis e dicas essenciais para programar a sua viagem ao país?
Acompanhe o nosso Instagram @GallasDisperati e confira os outros posts que publicamos em nosso blog:
- Viagem ao Japão: Cultura, Gastronomia e Riquezas na Terra do Sol Nascente;
- Sakura e Momiji: as estações mágicas do Japão
- Melhores épocas para visitar o Japão: um guia para viajantes
- Dicas do Japão: 12 informações essenciais antes de viajar à Terra do Sol Nascente
Esperamos que tenha se encantado em saber mais sobre os jardins japoneses! Para mais informações e inspirações sobre viagens, convidamos você a entrar em contato com a nossa Boutique de Viagem GD. Somos especializados em criar roteiros personalizados, garantindo que cada cliente aproveite o melhor de cada destino.
Junte-se a nós e descubra experiências únicas que farão suas viagens verdadeiramente especiais!