Contrate a Boutique de Viagem

Islândia: conheça a surpreendente Terra do Gelo e do Fogo

islandia, terra do gelo e do fogo

A Islândia é um dos cinco Países Nórdicos, ao lado de Finlândia e dos três escandinavo,s Dinamarca, Noruega e Suécia.

O país é a segunda maior ilha da Europa, atrás apenas da Grã-Bretanha, com cerca de 103 mil km2 — pouco maior em área que o estado de Pernambuco.

A maioria dos turistas viaja para lá em busca da Aurora Boreal, fenômeno natural também conhecido como Luzes do Norte. Mas, nós preferimos conhecer a Islândia no verão, época com muita luz, quando é possível aproveitar mais o dia e a temperatura é mais amena.

Como chegar à Islândia

Não há voo direto do Brasil para a Terra do Gelo e do Fogo. Nós escolhemos voar de Berlin, que fica a 3 horas de distância. Há voos diretos dos Países Bálticos e dos Nórdicos e de muitas outras cidades europeias, disponíveis com diferentes companhias aéreas. Nós voamos com a Icelandair.

A principal porta de entrada para Islândia é o Aeroporto Internacional de Keflavík. Há ainda um aeroporto local em Akureyri, e na temporada de navios é possível desembarcar na Islândia em um cruzeiro.

vapores da islândia
Ao longo do país encontramos alguns locais onde os vapores brotam do solo

Informações básicas sobre o país

Um dos países europeus com melhor qualidade de vida, a Islândia está nas primeiras posições do IDH e do PIB. Lá vivem mais de 350 mil pessoas, e a imensa maioria delas na capital e arredores, sendo um dos menores índices em média de ocupação por habitantes do continente europeu.

Gostam de frisar que na Islândia existem muito mais ovelhas do que pessoas!

Quase 100% da energia vem de fontes renováveis: das usinas hidrelétricas e geotérmicas. Quase 90% da água aquecida é proveniente de fontes geotermais. Portanto, praticamente, não há poluição.

É um país seguro, pacífico, com saúde e educação assegurados para todos, e tem em média um dos maiores salários mínimos do mundo. Para nós, brasileiros, contudo, é um destino caro. Por isso, planeje com antecedência sua viagem, para ter um melhor custo-benefício.

Aliás, falando em dinheiro, a Islândia é um país onde o dinheiro digital circula em TODOS os locais. Passamos 8 dias por lá e fizemos todos os pagamentos com cartão de crédito. A moeda local é a coroa islandesa.

Islândia, a Terra do Gelo

Em inglês o nome do país é Iceland, literalmente, Terra do Gelo. A ilha está localizada pertinho da Groenlândia, e em seu extremo norte passa o Círculo Polar Ártico.

Portanto, é um país onde as temperaturas são baixas durante todo o ano. Em nossos dias na Islândia, em pleno verão europeu, experimentamos temperaturas entre 6 e 14 graus. O clima muda ao longo do dia, por conta das correntes de ar, afinal, é um país insular.

É importante informar que a sensação térmica é significantemente mais baixa por conta do vento, por vezes cortante. Ele se acentua nos meses mais frios, então tenha certeza de colocar em sua mala, mesmo no verão:

No inverno a recomendação é usar um casaco preparado para baixíssimas temperaturas e luvas passam a ser item obrigatório. No centro de Reykjavik há dezenas de lojas que vendem roupas adequadas ao clima local.

Harpa, a linda sala de concertos do Reykjavík

Principais atrações

A Islândia é famosa por sua beleza natural: gêiseres, glaciares, cascatas e cachoeiras, lagos, fiordes, desfiladeiros, falésias e grandes áreas com atividade geotérmica. São mais de 30 vulcões, alguns deles em atividade.

De setembro a abril é a temporada para apreciar a Aurora Boreal. No verão é possível avistar mais de uma dúzia de tipos de cetáceos, e há maior chance de ver o papagaio-do-mar, os simpáticos puffins. Você vai se encantar com as pelúcias e outras representações desta simpática ave disponíveis nas lojas de souvenir e design. Ele é um dos símbolos do país.

E a melhor forma de conhecer a Islândia?

De carro! As estradas são perfeitas e cobrem grande parte do território. Nós viajamos de sul a norte do país pela icônica Ring Road e confesso que fizemos diversas paradas para poder apreciar a beleza da paisagem local. É estonteante, e muda ao longo do percurso.

Destinos para entrar em seu roteiro de viagem para a Islândia

Na minha opinião, os dois primeiros são obrigatórios, mas, os demais precisará escolher o que cabe em sua programação, e de acordo com a época da viagem.

Reykjavík

A capital e a maior cidade islandesa, em sua área metropolitana vive a maioria dos habitantes do país. Seu centro histórico é charmoso e pequeno o suficiente para ser percorrido a pé.

E, preste atenção à gastronomia local: excelentes restaurantes com muitas opções estão espalhados por toda parte. O único senão é que os preços são um tanto salgados, se compararmos com outros destinos europeus.

Para quem quer aproveitar a Blue Lagoon com mais exclusividade e tranquilidade, sugerimos a estada no Sílica

Grindavík e a Lagoa Azul

Uma das mais famosas e procuradas atrações da Islândia, fica a cerca de 1 hora de carro de Reykjavík e bastante perto do Aeroporto Internacional de Keflavík.

É possível passar o dia, mas acho que vale, ao menos, uma pernoite. Apenas dois hotéis estão dentro do complexo da Lagoa Azul: o Sílica, um ótimo 4 estrelas onde você pode banhar-se nas águas quentinhas da Blue Lagoon sem precisar dividi-la com centenas de visitantes; e o The Retreat, que é um 5 estrelas elegante que fica junto ao imenso resort, mas tem acesso separado, garantindo mais conforto aos seus hóspedes.

Outra coisa que vale a pena é jantar no lindo restaurante Lava: com vistas da lagoa, bom serviço e pratos cuidadosamente preparados.

Círculo Dourado

Na região em torno da capital do país, mais ao sul, estão as principais atrações desta região:

Círculo de Diamante

Ideal para ser percorrido no verão, o foco é no avistamento de baleias. As maiores chances são em duas localidades:

As principais atrações naturais são a Godafoss, em islandês, a Cachoeira dos Deuses; e o lago Mývatn, com um vulcão ativo, paisagens belíssimas e uma área com banhos termais.

Outras possibilidades para incluir em seu roteiro de viagem a Islândia

restaurante em Reykjavik
Um dos ótimos restaurantes em que estivemos na Islândia: Monkeys, em Reykjavík

Não deixe de provar

O skyr é uma delícia local: um tipo de laticínio parecido com iogurte mas mais consistente. É rico em proteínas e tem pouca gordura. Faz parte da culinária islandesa desde a Idade Média.

Eu adorei a versão misturada com frutas vermelhas no café da manhã. Mas, gostamos também do skyr em molhos para salada e em uma opção de sopa fria.

Planejando sua viagem a Islândia

Seja para explorar as incríveis cachoeiras, as belezas geotérmicas, ou desfrutar de experiências únicas fora do óbvio, a Islândia promete uma viagem inesquecível para quem busca aventura, tranquilidade e conexão com a natureza.

Se você quer transformar esse sonho em realidade, conte com a Boutique de Viagem Gallas & Disperati. Somos especializados em roteiros personalizados, pensados sob medida para atender às suas preferências — explorando cultura, gastronomia e verdadeiras imersões para conhecer a cultura de cada local visitado; seja a Islândia ou qualquer outro país.

Confira outros posts que publicamos sobre destinos que casam bem e podem fazer parte de seu programa de viagem para a Islândia:

Acompanhe o nosso blog, referência para quem busca viagens especiais e experiências únicas. E não deixe de seguir nosso Instagram @gallasdisperati para ficar por dentro de dicas, inspirações e novidades que vão te ajudar a planejar a sua próxima aventura.

Até uma próxima!