A Ilha de Páscoa é um dos lugares mais enigmáticos e remotos do mundo. Com uma área de aproximadamente 163,7 km², ela é pouco menor que Ilha Bela, no litoral norte de São Paulo. Apesar de fazer parte do Chile, a Ilha de Páscoa está situada na Oceania, a mais de 3.750 km de Santiago e quase 4.250 km da Polinésia Francesa, o que só reforça sua natureza isolada e especial.
O destino mais isolado do planeta é um dos vértices do triângulo da Polinésia, junto com o Havaí, ao norte, e a Nova Zelândia, a oeste. Esta vasta região da Polinésia é imensa, composta por mais de 1.000 ilhas dispersas pelo mar, e também conhecida como as “Ilhas do Mar do Sul”.
(A imagem acima é de Tonariki, a maior plataforma de moais da Ilha de Páscoa, com 15 deles lado a lado).
Ilha de Páscoa ou Rapa Nui?
Depois de ter viajado até lá e ter conversado com os locais, certamente Rapa Nui. Este é o nome pelo qual se reconhecem, que respeita o legado e a História do povo ancestral que ocupa a ilha desde o século IV.
A Ilha de Páscoa é conhecida oficialmente como Rapa Nui pelos seus habitantes nativos, que são parte do povo Rapa Nui. O nome “Rapa Nui” significa “Grande Rapa” na língua local, referindo-se à vasta ilha que é o maior dos arquipélagos da Polinésia e que sua população considerava sagrada.
O nome Ilha de Páscoa, em inglês Easter Island, foi dado quando os primeiros europeus chegaram à região, apenas em 1722, especificamente em um domingo de Páscoa. E com o nome europeu foi incorporada ao Chile, em 1888.
Por tudo isso, é fácil compreender que hoje, a preferência dos habitantes locais é pelo nome Rapa Nui, que representa toda a sua história, cultura e ligação espiritual com a ilha. Ilha de Páscoa permanece como uma referência histórica e turística internacional.
O que ver no destino
Famosa pelos seus misteriosos moais, as gigantescas esculturas de pedra que guardam o segredo de sua antiga civilização, a Ilha de Páscoa também oferece paisagens belíssimas, com vulcões, praias rochosas, cavernas e muita natureza — cercados pelo mar de um azul intenso.
Parte da ilha é reservada para um Parque Nacional, e a região é protegida pela UNESCO.
Além de sua história fascinante, encanta também pela cultura autêntica e um clima de isolamento que convida à reflexão, à aventura e ao contato mais profundo com a natureza e as tradições locais.
Vale conhecer a Ilha de Páscoa?
Sem dúvida!
Se você gosta de destinos únicos, pouco explorados e repletos de mistério, a Ilha de Páscoa certamente merece estar na sua lista de viagens. Se curte natureza, paisagens sensacionais recomendo fortemente assistir ao nascer e ao por do sol junto aos Moai — uma experiência inesquecível.
Anualmente, mais de 100 mil visitantes chegam à ilha para desvendar seus mistérios e admirar suas paisagens impressionantes. Embora seu aeroporto seja de infraestrutura mínima, há uma pista de boa qualidade que recebe voos de grande porte e com frequência. Isso facilita o acesso, tornando o destino mais acessível para quem deseja explorar esse lugar tão especial.
E, para quem sonha visitar as famosas ilhas da Polinésia Francesa, é uma ótima rota, deixando o voo menos cansativo. Explorar a ilha encanta, surpreende e deixa uma marca profunda em quem a visita.
Um destino para ser visitado em qualquer estação do ano
Como a Ilha de Páscoa tem clima subtropical, as temperaturas são amenas durante o ano todo, e o bom clima permite viagens em diferentes épocas, embora o período de maior fluxo de turistas seja no verão do hemisfério sul, de dezembro a fevereiro.
Publicaremos em breve uma matéria contando mais sobre o povo Rapanui, sua cultura, e as principais atrações. Acompanhe e descubra a magia de um dos destinos mais enigmáticos e exclusivos do mundo!
Rodeada por águas cristalinas e cercada de segredos milenares, uma viagem para a Ilha de Páscoa oferece uma experiência única de conexão com uma cultura ancestral, cenas de tirar o fôlego dos moais e paisagens que parecem saídas de um sonho.
E, como uma agência de viagens especializada em roteiros personalizados, a nossa Boutique de Viagem GD irá ajudar você a planejar uma jornada inesquecível neste paraíso enigmático no coração da Polinésia. É só entrar em contato conosco, por aqui ou em nosso Insta @GallasDisperati.
Precisando de ideias para a sua próxima viagem? Confira o post Destinos pelo mundo: um alfabeto de destinos para você conhecer.
Até mais!