Pensando em uma primeira viagem para a Colômbia? Ou sonhando em voltar neste, que é o 25° maior país do mundo? De qualquer forma está no local correto: leia o post que preparamos e descubra mais sobre o destino, preparando-se para aproveitar dias especiais por lá.
A Colômbia é mais um dos países sul-americanos e nosso vizinho. Faz fronteira também com Venezuela, Brasil, Equador, Panamá e Peru. Tem uma população de mais de 50 milhões de habitantes, dos quais mais de 20% vivem na capital do país, Bogotá.
Documentos necessários para uma viagem para Colômbia
A primeira coisa a saber é que é preciso estar vacinado contra febre amarela, e ter consigo o CIVP — Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, emitido pela ANVISA. É preciso ter tomado a vacina, ao menos, dez dias antes da data do embarque — por isso, não deixe para a última hora, pois é um dos requisitos de entrada no país.
Outro requisito é ter preenchido e Check-Mig: uma espécie de check in digital que antecede a sua chegada ao país. É preciso que seja feito antes do embarque: antes de se dirigir ao aeroporto coloque os seus dados e da sua viagem, recebendo em seguida um email com a comprovação.
Brasileiros podem viajar com RG ou passaporte. Mas, lembre-se: o passaporte precisa estar válido, com vencimento até seis meses após a data de retorno da viagem. E o RG precisa ter sido emitido há menos de dez anos. CNH e documentos de classe, como OAB e CREA, não são aceitos internacionalmente.
Se for alugar um carro não deixe de levar a sua CNH. E, mesmo sendo válida nos países do MERCOSUL, sugerimos ter também a PID, que é a Permissão Internacional para Dirigir.
Para evitar qualquer problema recomendamos que confira o post completo que preparamos sobre documentos para viajar de avião. Nele há um check list descomplicado e imperdível.
Alguns números e curiosidades sobre a Colômbia
- É o 25° maior país do mundo.
- A terceira maior população da América Latina.
- Tem a segunda maior comunidade de língua espanhola, perdendo apenas para o México (cuja população é mais do que o dobro da da Colômbia, em 2023).
- É o terceiro maior produtor de café; o primeiro é o Brasil, há mais de 150 anos, e o segundo é o Vietnam.
- O país é também um dos maiores produtores de frutas e hortaliças. As frutas tropicais tem um sabor diferenciado e são ideais para refrescar, nos dias de calor.
- É o segundo maior exportador de flores do planeta: as rosas colombianas são desejadas em todos os países — os maiores compradores são os russos.
- É um país com imensa diversidade. A Colômbia é dividida em 6 regiões distintas: Amazônia, Andina, Caribe, Insular, Orinoco e Pacífico. O país é dividido em 32 departamentos.
Três Principais destinos na Colômbia
Bogotá, a capital do país
É uma cidade que fica a 2.625 metros de altitude — o que é bem tolerado pela maioria dos visitantes, mas já suficiente para que alguns sofram com o mal de altitude. É a terceira capital mais alta do mundo, atrás apenas de Quito, no Equador, localizada a 2.850 m e a Sucre na Bolívia, a 2.750 m (La Paz, a sede do governo boliviano, fica a 3.700 m).
Movimentada e com grande oferta gastronômica guarda também uma área histórica. Não deixe de visitar a Praça Bolívar, o interessantíssimo Museu Botero e o Museu do Ouro.
Fica na região Andina do país e Bogotá é também a capital do departamento de Cundinamarca.
Cartagena de Índias, o destino mais buscado pelos brasileiros
É uma das cidades coloniais mais bem preservadas da América do Sul. Foi construída pelos espanhóis junto ao Mar do Caribe, e jamais foi tomada — este o motivo de ser conhecida como “la Heróica”.
Herdou o seu nome de uma cidade no sul da Espanha: Cartagena. Pedro de Herédia achou a região parecida com a baía de Cartago. E, como os espanhóis acreditavam ter chegado ao Oriente, a nomearam Cartagena de Índias — quando de sua fundação, em 1533.
Em breve teremos no ar posts contando a nossa experiência, com tudo o que você precisa saber sobre o destino.
San Andrés, famosa por ser a ilha mais barata do Caribe
Um lugar paradisíaco com natureza de beleza ímpar: mas não tão bem estruturado turisticamente quanto Bogotá e Cartagena.
Ainda não há hotéis de luxo ou serviço premium em San Andrés. Estando isso claro é só aproveitar as belezas naturais e curtir esta ilha que está muito mais próxima da Nicarágua, Honduras e Jamaica do que da costa colombiana.
Fica na região Insular do país, junto à duas outras ilhas: Providência e Santa Catalina. Há quase um século há um disputa territorial entre a Colômbia e a Nicarágua pela posse do território.
Outras cidades turísticas na Colômbia
- Medellín
- Santa Marta
- Barranquilla
Contudo, considere que as duas últimas cidades citadas acima têm uma estrutura turística muito menos preparada que Bogotá, Cartagena.
Ficou com vontade de fazer uma viagem para a Colômbia?
Pode ser uma ótima ideia!
Para saber mais sobre cada região, os sobre os principais destinos turísticos do país, melhores opções de hospedagem e experiências é só entrar em contato conosco.
Somos uma Boutique de Viagem focada em atender às demandas, expectativas e necessidades de cada cliente, sempre respeitando o perfil de cada viajante.
E, caso esteja apenas procurando inspiração, publicamos uma lista com um alfabeto de destinos pelo mundo. Acompanhe o nosso Instagram GallasDisperati e dê uma busca aqui no blog. Já são mais de 200 posts e muita informação.
Que você tenha uma ótima próxima viagem.