Este post é para quem está interessado em o que ver em Manaus. Nós adoramos viajar para o exterior, mas sempre acreditamos que é fundamental conhecer o máximo possível deste lindo e imenso Brasil.
Embora Alfredo já conhecesse a capital do estado do Amazonas de outras oportunidades, eu viajei a Manaus pela primeira vez quando fomos fazer fotos para o nosso livro sobre o Neoclássico, destacando os edifícios construídos durante o auge da borracha, a belle époque manauara.
Após mais de cinco horas de voo direto, chegamos ao nosso destino, com temperaturas cerca de quinze graus mais altas do que as registradas no inverno de São Paulo. A cidade é quente e úmida, tornando Manaus um ótimo destino para as férias escolares em julho, ideal para quem deseja escapar das baixas temperaturas do sul e sudeste.
Prédios Históricos em Manaus
Para quem busca informações sobre o que ver em Manaus, é indispensável visitar as principais construções históricas, todas muito bem preservadas e abertas à visitação pública. Aqui estão algumas recomendações:
- Teatro Amazonas: A joia da arquitetura local e um símbolo da belle époque manauara.
- Palácio de Justiça Amazonense: Localizado nas proximidades do encantador Teatro Amazonas.
- Palácio Rio Negro: Originalmente construído para um barão da borracha, hoje abriga um centro cultural.
- Palacete Provincial: Uma das construções mais antigas da cidade, refletindo a rica história de Manaus.
A Floresta Amazônica
Para quem vai a Manaus, além das construções impressionantes, é essencial conhecer a Floresta Amazônica. A cidade oferece várias opções de passeios e aventuras na selva.
Nós optamos por duas experiências imperdíveis: primeiro, navegamos até o Encontro das Águas, onde os rios Negro e Solimões parecem não se misturar. Almoçamos em um restaurante flutuante e fizemos um passeio na floresta inundada, que é uma das experiências mais encantadoras que já vivemos.
Além disso, participamos de um curso de sobrevivência na selva, culminando em um almoço em uma aldeia indígena. Para aproveitar ao máximo, recomendamos ficar pelo menos quatro dias, especialmente se você deseja se hospedar em um jungle lodge, onde será necessário reservar mais alguns dias.
Leia o post que publicamos sobre o Parque Nacional de Anavilhanas e entenda como esta experiência é incrível.
Conheça a Arquitetura Neoclássica
Para saber mais sobre o estilo neoclássico e explorar exemplos da arquitetura amazonense, além da história da belle époque em Manaus e seu ciclo da borracha, não deixe de conferir nosso livro “Do Reino Unido ao Império“, que aborda esse fascinante período.
Importante
Antes de viajar, lembre-se de tomar a vacina contra a febre amarela. Só tem validade se for tomada com um mínimo de dez dias antes do embarque!
Planeje Sua Visita com a Gallas & Disperati
Se você busca apoio para encontrar a melhor hospedagem ou ajuda para formatar seus roteiros de viagem, entre em contato conosco. A Gallas & Disperati é uma Boutique de Viagem que oferece desde consultoria completa até serviços personalizados, adequando cada projeto às suas necessidades e expectativas.
Se você está buscando informações e dicas sobre viagens, siga-nos também no Instagram, onde compartilhamos imagens encantadoras e novidades sobre nossos destinos!
Estamos aqui para te ajudar a descobrir tudo o que Manaus e a Amazônia têm a oferecer. Até a próxima viagem!