A tendência de turismo chamada “souvenera” representa uma mudança significativa em como viajamos. Em vez de acumular quinquilharias, essa abordagem celebra a arte de trazer para casa a verdadeira essência de cada destino. É sobre vivenciar novas culturas e experiências que nos conectam, enquanto contribuímos para o bem-estar tanto da economia de cada destino, quanto valorizamos as comunidades locais.
Leve para Casa a Essência dos Destinos que Visita
Imagine-se degustando um autêntico chá verde ou matchá do Japão, com seu sabor fresco e revitalizante. Ou talvez você prefira um rico café da Colômbia, que embriaga os sentidos e nos transporta diretamente para as suas plantações.
E que tal levar um pedaço da Itália, trazendo na bagagem a massa fresca e deliciosos funghis locais? Ou ainda, um vinho da Borgonha, ou de Mendoza, refletindo o terroir extraordinário e a dedicação dos viticultores da região?
Ao adotar a “souvenera“, não só enriquecemos nossas experiências de viagem, mas também ajudamos a combater o overturismo, promovendo um turismo mais sustentável que beneficia as comunidades que nos recebem. Cada produto local que escolhemos é um apoio à cultura e à economia do lugar, ajudando a preservar sua autenticidade.
E ainda faz com que possamos reviver momentos especiais já vividos, quando estamos de volta à nossa rotina.
Familiarize-se com o termo:
O termo souvenera é uma mistura dos termos “souvenir” e “era” e, embora não seja um termo amplamente reconhecido ou formalmente estabelecido em dicionários, é uma palavra que vem sendo utilizada em contextos que discutem a evolução do que os viajantes trazem de lembrança de viagem e como eles refletem a cultura local, memórias e experiências de cada jornada.
Tem a ver com conexão: representações das experiências vividas pelos viajantes e vínculos estabelecidos com destinos visitados.
Há muitos anos escolhemos prestar atenção e fazer a nossa parte no sentido de garantir um turismo responsável. Isso se reflete nas escolhas dos locais em que temos nos hospedado — ou indicado aos clientes que também tem essa preocupação. A seguir destacamos três exemplos nacionais que constatamos importar-se verdadeiramente com as comunidades locais:
- a fazenda Caiman, no Pantanal;
- o Anavilhanas Jungle Lodge, na Amazônia;
- o Titilaka, no Lago Titikaka.
Em cada um desses lugares fomos apresentados a pessoas comuns que tiveram suas vidas modificadas por estes empreendimentos e que hoje prestam um serviço de qualidade, e garantem experiências incríveis aos viajantes.
Souvenera, e o Novo Luxo
Hoje, o verdadeiro luxo está em viver experiências profundas e significativas, em vez de ostentações. Ao nos conectarmos com a cultura local e contribuirmos para a economia da comunidade, criamos memórias que ressoam em nossos corações.
Embarque na souvernera e faça a diferença em suas próximas viagens!
Souvenera: Algumas sugestões de destinos e o que trazer de souvenir
Me eduquei ao longo dos anos para não ser uma pessoa consumista, prefiro comprar menos, valorizando a qualidade — assim temos objetos, roupas e itens que nos acompanham há muitos anos. Por isso resolvi deixar essa lista, com algumas coisas que trouxemos de alguns destinos, e que seguimos gostando, usando e aproveitando:
- tapetes do Marrocos: não são caros e são muito decorativos. Como preferimos tapetes mais robustos no piso da casa, optamos por pendurar como painéis as nossas peças marroquinas.
- malhas de lã de alpaca do Peru: na primeira das três vezes que fomos ao país nos apaixonamos pela textura, maciez e qualidade dos produtos feitos com lã de alpaca. Aliás, nos apaixonamos pelos animais também! Algumas das peças que trouxemos já tem mais de dez anos, e seguimos usando. A dica é: não compre as mais baratas, pois muitas vezes contém outros materiais que não a alpaca. Invista em qualidade e durabilidade.
- vinhos das melhores regiões vinícolas: é algo que sempre trazemos em nossa mala, normalmente já vamos com uma mala dentro da outra para ter espaço de sobra no retorno. Preste atenção apenas ao seu limite de bagagem, e ao limite de garrafas a serem trazidas por pessoa. Pela nossa legislação são 12 litros (cerca de 15 garrafas).
- chocolate da Bélgica e da Suíça: aliás, trago chocolate de toda viagem! É um dos meus vícios e são ótimos mimos para trazer para as pessoas queridas.
- queijos: outra delícia que sempre trazemos. O preferido da vida? O queijo da Serra da Estrela. Só é preciso estar atento para que estejam selados e de acordo com as normas do que podemos trazer na bagagem de cada país.
- cosméticos do Japão: eu adoro produtos de beleza e sempre procuro marcas locais, além de claro, buscar maquiagem e cosméticos das marcas mais badaladas. No Japão foi incrível conhecer lançamentos e marcas locais que não chegam ao Brasil — produtos com tecnologia de ponta e muita qualidade.
- peças de design da Escandinávia: são famosos por isso e tem muita coisa bacana e diferente para decoração e para a mesa posta.
- livros: por aqui curtimos os de arquitetura, artes, e às vezes compramos também algum livro com receitas locais ou sobre a História do país. São sempre um ótimo presente.
Aliás, no Japão, existe até uma palavra para “lembrança de viagem”, é omiyage. Comumente traduzida como souvenir, na verdade faz parte da cultura do país. Um omiyage é sempre trazido para alguém: um parente ou amigo. E geralmente é algo de comer, sempre relacionado com o destino visitado.
E o que você traz de souvenir das suas viagens?
É claro que o que trazemos de viagem tem a ver com o que gostamos, com nosso momento pessoal, com o orçamento da viagem. A ideia da chamara souvenera é trazer algo que faça sentido para você — algo que vai durar, e vai fazer você reviver momentos felizes no futuro.
Gostou do assunto? Convidamos você a seguir acompanhando nosso blog e o Insta @GallasDisperati, porque em nossas próximas publicações vamos explorar ainda mais algumas tendências de turismo que estão moldando a forma como viajamos. Desde o #SilentTravel, que propõe momentos de silêncio e contemplação, até o #JOMO (Joy of Missing Out), que nos convida a relaxar e desfrutar do presente.
Vamos discutir também a busca pela beleza proporcionada por fenômenos da natureza – como vulcões, gêiseres, auroras boreais, migrações de animais e os exuberantes momentos das estações, como a sakura e o momiji no Japão.
Convidamos você a se juntar a nós nessa jornada de descobertas!
Na nossa Boutique de Viagem GD, oferecemos tudo isso aos nossos novos clientes, com roteiros personalizados e criativos, atualizados com as mais recentes tendências do mercado e sempre alinhados ao que combina com você.
Saiba mais sobre nós
Com nossa vasta experiência – já exploramos mais de 300 cidades pelo mundo e organizamos centenas de viagens para os nossos clientes – temos a expertise necessária para garantir que cada viagem seja uma verdadeira celebração do que há de melhor em cada destino.
Vamos juntos explorar o mundo de uma maneira mais consciente e enriquecedora, fazendo com que cada viagem seja uma verdadeira celebração do que há de melhor em cada destino!
Afinal, cada viagem é uma oportunidade de aprendizado e crescimento!