Porto de Galinhas é um dos principais destinos de viagem no estado de Pernambuco, famoso pela cultura e riqueza histórica, sem mencionar os muitos cenários de tirar o fôlego. Saiba aqui o que fazer na região e curta as melhores experiências no litoral sul pernambucano.
Porto de Galinhas fica no município de Ipojuca, a menos de 60 km de Recife e a cerca de 1 hora de carro em dias de trânsito normal — como em qualquer lugar, em vésperas de feriados prolongados e férias a viagem pode levar mais tempo.
Ali existem opções de hospedagens para todos os perfis de viajantes e para todos os bolsos: então já coloque já em sua lista de lugares para conhecer este que está entre os queridinhos nos destinos nacionais.
E agora vamos ao que fazer em Porto de Galinhas.
Aproveite as praias da região
A Vila de Porto de Galinhas
É pequenininha e a rua principal é apenas pietonal, ideal para a circulação de turistas. Ali estão diversos bares e restaurantes, muitas lojinhas e também um feirinha de artesanato.
A Praia da Vila é das mais populares, dali saem passeios de jangada e de buggy. Caso prefira lugares mais tranquilos será preciso visitar uma das muitas praias da região — e esta é justamente a graça do local: conhecer o entorno. Vamos as três praias mais bonitas:
Muro Alto
É onde estão resorts e condomínios de luxo, uma praia mais reservada e tida entre as mais bonitas do país. Águas calmas e mornas em um lugar paradisíaco.
O nome vem das falésias que separam a área da praia do espaço onde estão os hotéis e da imensa formação de coral em linha reta que parece mesmo um muro alto.
Ali fica o Nannai Resort & Spa, um dos lugares mais fantásticos em que nos hospedamos e reconhecido diversas vezes entre as melhores opções de hotelaria exclusiva do Brasil. Não deixe de conferir o post que escrevemos sobre lá. Com mais de 20 anos de atuação inauguraram há pouco uma segunda unidade em Fernando de Noronha: o Nannai Solar dos Ventos.
Praia do Cupe
É uma das maiores praias do município de Ipojuca e há uma área de águas tranquilas, protegida pelos corais, e outra com algumas ondas, ideais para quem gosta de surf.
Nas piscinas naturais você vai poder ver os peixinhos sem nem precisar nadar, eles circulam tranquilamente entre os banhistas desde a altura dos joelhos — pode ser uma ótima oportunidade para fazer boas fotos.
A Praia do Cupe conta com boa estrutura para apoio dos turistas: conhecemos um restaurante que tem algumas jacuzzis para a área de atendimento vip. Para os pequenos há uma pequena piscina. Tudo isso em uma varanda coberta e bem ventilada. E, claro, de frente para o mar!
Em tempo: o nome da praia tem uma origem divertida. O guia Daniel Soares nos contou que havia na região um senhor de posses que tinha um carro coupé (lê-se cupê). Os locais começaram a falar que era a praia do carro cupe (lê-se cúpe). O nome pegou e virou a Praia do Cupe.
Maracaípe
Aqui sim é uma praia exclusiva para os amantes de esportes radicais e do surf — anualmente são disputados campeonatos de surf nesta praia. O interessante é que ali há a junção do mar com o rio, e o mangue é área de preservação ambiental.
Foi em Maracaípe que fizemos um passeio interessantíssimo para ver os cavalos marinhos que vivem naquele local.
Há algum tempo teve inicio o Projeto Hippocampus, sediado em Ipojuca há 21 anos. O mote deles é realista: “Algumas pessoas acham ele lindo, outras estranho. Nós achamos que ele tem que continuar existindo”.
Querendo apoiar este projeto que cuida tanto da preservação destes animais tão frágeis e que capacita a população local, fomentando um turismo sustentável, vale conhecer mais sobre o Instituto Hippocampus. Eles estão à frente de alguns bons projetos sociais.
Passeios imperdíveis: o que fazer em Porto de Galinhas e arredores
Imaginando uma estada de uma semana sugerimos alguns passeios que julgamos essenciais para conhecer bem o destino:
1. City tour a Recife
Para quem ainda não conhece a capital Pernabucana um city tour a Recife é imperdível: a cidade é das mais interessantes do nosso país e você ainda vai conhecer a pitoresca e histórica Olinda em um único dia.
Recife foi fundada em 1537 e parte de sua configuração ainda respeita o traçado dos tempos de João Maurício de Nassau, um dos mais importantes personagens de nossa História. Conheça algumas das belíssimas igrejas barrocas, o bonito Marco Zero e tantas outras atrações nestas duas cidades-irmãs.
2. Passeio de ponta a ponta
É um passeio de buggy, com início na praia de Muro Alto e que termina em Maracaípe. Você vai parar na Vila de Porto de Galinhas e passar pelas mais bonitas praias do município de Ipojuca e pode organizar o seu tempo para fazer um passeio de jangada pelo mangue — onde irá ver os cavalos marinhos em seu habitat natural.
3. Praia de Carneiros
Outra praia que está entre as mais procuradas do litoral do nordeste, famosa por sua capelinha junto ao mar. Fica no município vizinho à Ipojuca, Tamandaré.
Em Carneiros é possível fazer ou não um passeio de catamarã, de lancha ou apenas curtir a praia — e ir a pé até a Capela de São Benedito.
O principal ponto de apoio é o restaurante Bora Bora e a dica é: chegue cedo e reserve o seu lugar, pois está sempre lotado.
4. Praias do Cabo de Santo Agostinho
É a região que fica entre o Recife e Porto de Galinhas, onde está a famosa Praia de Calhetas. O passeio é feito em Buggy, com paradas nos mirantes do Paraíso e da Sogra.
5. Piscinas de Maragogi
Bom, daí será preciso dar um pulinho em Alagoas, a pouco mais de 1,5 hora de carro de Porto de Galinhas. Vale demais conhecer as piscinas naturais, que estão em uma APA — Área de Preservação Ambiental.
Atente-se aos horários das marés, são eles que determinam os horários de saída e chegada dos passeios. E também às luas, pois as marés variam bastante durante suas diferentes quatro fases.
Escolher passeios privados ou em grupo?
Assim como para escolha da estadia os deslocamentos e passeios dependem diretamente do seu orçamento e perfil de viajante.
Não se esqueça de colocar em sua mala
Não esqueça de levar filtro solar e protetor a prova d’água para o seu celular. Câmeras subaquáticas serão bem vindas e muito usadas nas piscinas naturais e junto às formações de corais, e sapatos de mergulho vão ajudar a proteger os seus pés.
Caso não tenha as queridinhas GoPro não se incomode: nos catamarãs sempre irão embarcados fotógrafos e os preços não são abusivos. Também é possível contratar serviço fotográfico nas praias do Cupe, em Porto de Galinhas e em alguns lugares de apoio, como o simpático Pontal de Maragogi.
Eu acho que vale a pena levar ao menos snorkel — é possível alugá-los nas embarcações mas, para quem fica mais tempo, é melhor comprar um modelo básico.
Agora que já sabe o que fazer em Porto de Galinhas e região…
Que tal programar a sua viagem para lá? Conte conosco para providenciar cada detalhe por você.
Somos também uma Boutique de Viagem especializada em atender de forma personalizada e sob medida a cada um de nossos clientes.
Isso vale para este destino ou qualquer outro que você deseje conhecer: o nosso trabalho é realizar os seus sonhos e aumentar a sua bagagem cultural.
Volte mais vezes por aqui e nos acompanhe em nosso Instagram @gallasdisperati.
Esperamos você.