Dia 7 de janeiro é o Dia do Leitor, uma data com origem no Jornal O Povo, fundado em 7 de janeiro de 1928 no Ceará pelo jornalista Demócrito Rocha.
Ainda sobre o tema no Brasil se comemora também o Dia Mundial do Livro, em 23 de abril, e o Dia Nacional do Livro, em 29 de outubro. Pena que, de maneira geral, leia-se tão pouco em nosso país.
Saiba se você é, ou não, considerado um leitor
Anualmente é realizada a pesquisa Retratos da Leitura do Brasil e os dados dos últimos anos são bastante tristes.
Antes de comentarmos o motivo do problema vir crescendo e sobre as vantagens de quem adquire o hábito da leitura devemos começar por uma pergunta simples:
- o que a pesquisa considera como leitor?
Bom, um leitor é quem leu, pelo menos em parte, um livro nos últimos três meses. Ora, é pouquíssimo: para ser considerado leitor nem é preciso ler um livro inteiro em três meses!
Mas, mesmo assim, a cada ano as pesquisas indicam que a parcela de leitores diminui no Brasil.
A culpa é a falta de tempo
De acordo com a mesma pesquisa a maioria dos entrevistados que não lêem apontam como motivo a falta de tempo. Perguntados onde gastam o tempo livre esse pessoal se dividiu entre assistir televisão (aberta ou streaming), trocar mensagens pelo WhatsApp e gastar o tempo nas Redes Sociais.
Cerca de um terço assumiu não gostar de ler, e pronto.
Livros, leitura e o futuro
Após a pandemia alguns aproveitaram para retomar, ou começar, alguma leitura, mas, muitos antigos leitores trocaram a atividade por gastar seu tempo na internet.
Seria então uma causa pedida? Parece que não!
Pois, nos últimos anos, subiu a parcela de leitores mirins sobretudo entre crianças de 5 a 10 anos. Oba, há sim esperança de tornarem-se leitores na vida adulta.
É mesmo importante ler?
Claro! Ler ajuda a escrever melhor, aumenta o nosso vocabulário e, por consequência, a capacidade de comunicação.
Algo vital no mundo hiper conectado em que todos vivemos.
Ler ocupa o tempo e mantém a cabeça ocupada, traz conhecimento e desperta interesses — foi justamente pensando nisso que já publicamos aqui em nosso blog o seguinte post:
Não gosta de ler? Dá para mudar isso!
Se esse é o seu caso, entenda que é possível desenvolver o gosto pela leitura. Talvez só não tenha encontrado qual é o estilo de leitura que combina com você.
Romance, ficção, biografias, autoajuda, terror, drama… tem para TODOS os gostos.
Veja se prefere os livros impressos — é o meu caso — ou se curte as versões digitais: dá para ler em seu celular, tablet, kindle, laptop. Só não vale não ler!
Aproveite ao menos um título a cada três meses. Afinal, tempo todos nós temos as mesmas 24 horas do dia. Use bem as suas.
Dia do Leitor: que tal começar a ler um novo livro?
Se ainda não é um leitor, de acordo com a pesquisa citada anteriormente, aproveite a data para começar a ler hoje.
Para quem gosta e quer saber mais sobre a Arte no Brasil recomendamos os seguintes livros:
- O Barroco no reinado de D. João V;
- Do Reino Unido ao Império: nosso livro sobre o estilo Neoclássico;
- Art Déco.
Curte história ou quer entender um pouco mais sobre os fatos mais importantes, e interessantes do passado? Sugerimos conferir:
- O Brasil Holandês: a história da formação dos Países Baixos, da invasão do nordeste brasileiro no século XVII e o panorama da fundação de Nova York;
- Casa da Moeda de São Paulo: 400 anos da história da maior cidade brasileira, onde foi encontrado o primeiro ouro do país e cunhadas as primeiras moedas;
- Medalhas contam detalhes da História do Brasil: só conhecendo o passado somos capazes de não repetir os mesmos erros.
Boas leituras e até uma próxima, por aqui ou em nosso Instagram.